domingo, novembro 28, 2010

Libertando o Rio de Janeiro.




Delegado Ronaldo Oliveira,à esquerda (Departamento Geral de Polícia da Capital - DGPC) - Fonte G1




Fonte:  G1.
   Após vários dias de ataques e confrontos entre as Forças de Segurança e os marginais, já se pode dizer que a vitória, ao menos, parcial, foi conquistada pelo Estado. A onda de ataques no Rio de Janeiro começou no Domingo, dia 21 de Novembro, quando criminosos armados com fuzis abordaram veículos na Linha Vermelha, uma das vias expressas mais movimentadas da Cidade, dando continuidade aos atos terroristas nos dias posteriores. 
Delegado Rodrigo Oliveira (subchefe da Polícia Civil)
        
   O Governo do Rio, entendendo a gravidade da situação e em virtude do competente trabalho realizado pela Secretaria de Inteligência da Polícia Civil, apurando com antecedência as informações dos ataques, convocou o apoio das Forças armadas para fazer um trabalho de logística, que de imediato, dispuseram-se a ajudar, bem como as policias Federal e Rodoviária Federal. Com isso, de acordo com um planejamento previamente estipulado, efetuaram uma operação na Vila Cruzeiro com um fator surpresa, vindo a pegar os traficantes desprevenidos, com a entrada de tanques da Marinha, não dando tempo nem oportunidade de se “organizarem” para um combate direto, vindo às Forças de Segurança dominarem em algumas horas, um território que antes era dominado pelo tráfico há muitos anos.
Fonte: G1.
                                      
   Após o êxito dessa ocupação, os marginais, sem reação, evadiram-se do local deslocando-se para o Complexo do Alemão através do Morro que separa as duas comunidades. Feito isso, a população não só da Vila Cruzeiro, mas também, do Rio de Janeiro como um todo, viu pela primeira vez uma megaoperação efetiva de combate e ocupação em massa dos locais mencionados, e como reconhecimento pelo excelente trabalho dos agentes, aplaudiu e abraçou a causa junto ao Governo do Estado e as Forças de Segurança.
Drogas e armas apreendidas que chegaram à
Core (Foto: Lívia Torres/G1)



   Com o término da recuperação do território da Vila Cruzeiro, as operações foram dirigidas imediatamente ao morro do Complexo do Alemão com o objetivo de dominar a área, porém, por ser um local muito extenso com cerca de 400 mil habitantes e com um volume de bandidos de mais ou menos 600 “homens”, precisou-se ter muita tranqüilidade e inteligência para montar toda estratégia antes de dar início à operação.

Piscina da casa de traficante  foi  "Liberada" para as crianças após a ocupação. Fonte da foto: G1.

Feito isso, com todo o entorno do Complexo do Alemão cercado por policiais e integrantes das forças armadas, deu-se início através da ordem de rendição dada aos traficantes pelo Comande Geral da Polícia Militar, Mario Sérgio, a uma fase de espera para que os delinqüentes, que prefiro chamá-los de vagabundos, se entregassem à polícia sem que houvesse um confronto armado, mas como todos imaginavam, não foi aceito pelos meliantes, dando início a horas de apreensão e espera por uma operação de invasão, a qual veio ocorrer por volta das 8h da manhã de Domingo (28), com uma ocupação sem muita resistência e de rápida incursão dos agentes, dominando mais um território antes ocupado por bandidos de alta periculosidade. 
Zeu, um dos assassinos do jornalista Tim Lopes se mijou ao ser surpreendido pelos policiais. (Fonte da imagem: G1)

   Com o fim destas duas grandes invasões, o que está sendo feita é uma varredura por todos os locais, onde já foram apreendidas(números exemplificativos, mas baseados em fontes da imprensa)mais de 40 toneladas de entorpecentes, assim como grande quantidade de armas, fardamento, cerca  de 10 mil munições, material explosivo, mais de 200 motos recuperadas, carros, resumindo, um incomensurável baque no considerado Bunker dos traficantes do Estado.. O que tem de ser dito e reconhecido é o competente trabalho do Governador Sérgio Cabral, O Secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, e principalmente, a cada homem que estava envolvido de alguma forma com a meta a ser alcançada. Outra situação inusitada foi um quadro com a foto do cantor Justin Bieber, localizado dentro de uma mansão de um traficante do Morro do Alemão.
Painel do cantor Justin Bieber estava pintado em um dos quartos
da mansão do traficante. (Fonte da foto: G1)

   Algo nunca antes visto deve ser exaltado e tirado como exemplo para vários lugares, que foi a integração das policias Civil Militar, Federal e as Forças Armadas, formando assim, as Forças de Segurança, uma união jamais vista anteriormente, podendo ser observados policias das especializadas ( DCOD, DRF, DRFA, DRFC, DRE), junto à Federais, militares das forças armadas, Delgados, Coreneis , sem nenhum tipo de vaidade, junsto pelo Rio . A população do Rio de Janeiro agora passa a dar mais respeito e reconhecimento a esses homens que se desdobraram de todas as maneiras para propor a paz a todos nós nesses dias de combate, várias crianças e outros moradores enviaram cartas de agradecimento aos policias.
 

Caminhão lotado de maconha é tirado do Conjunto de Favelas do Alemão (Foto: Carolina Iskandarian/G1)


                                                             

   O que desejo nesse momento é que seja dado o devido valor aos policiais do Estado do Rio, propondo a eles condições de trabalho descentes, dando-lhes mais tranqüilidade e eficiência na hora de agir. Sei que há muito a ser feito daqui por diante e que isso foi apenas o começo de muita coisa que tem por vir, mas quero aqui, deixar meu sentimento de orgulho por ser carioca e morador da Cidade do Rio de Janeiro e por ter pessoas tão competentes na área de Segurança Pública, como o Secretário José Mariano Beltrame e os melhores Delegados de polícia do Brasil, tais como Marcus Vinícius, Rodrigo Oliveira, Ronaldo Oliveira, Allan Luxardo, Felipe Ettore, Rafael Willis, dentre vários outros. Conheçam alguns dos homens que comandam as operações no Rio:
 

quarta-feira, novembro 24, 2010

Os motivos da onda de violência no Rio de Janeiro.


   Como todos sabem, instalou-se no Rio de Janeiro nos últimos dias, uma tentativa por parte dos criminosos de implantar uma onda de terror no Estado.  Muitas pessoas de outros estados, perguntam no Twitter, o que está havendo no RJ, com isso, tentarei explicar.

                                                  
    Tudo isso se deve ao grande prejuízo e perda de força que os traficantes vêm tendo devido à instalação das Unidades de Polícia Pacificadora, da qual falei em uma das postagens anteriores, fazendo com que estes marginais fiquem desestruturados e não tenham mais domínios sobre regiões antes por eles ocupadas.  Sem dúvida, é uma situação delicada, que requer bastante atenção por parte das autoridades competentes para tal, uma vez que ao mesmo tempo em que tem de combater essa onda de violência, não pode abrir mão da integridade física da população, inclusive dos policiais designados para as operações.
                                                
   Muitos têm dito que o Governo deveria aceitar o reforço das forças armadas e da Segurança Nacional, pode até ser um bom caminho, mas desde que bem planejado em um curto período de tempo, até porque em nada adianta colocarem essas forças nas ruas por duas semanas e depois que se retirarem tudo voltar ao status quo anterior. Todos esses ataques, na verdade,  se bem analisados, refletem um avanço, pois não estariam acontecendo caso os delinquentes não estivessem se sentindo encurralados, postos contra a parede.
  O Secretário de Segurança Pública do Estado, José Mariano Beltrame, junto à secretária de inteligência, vem demonstrando um grande empenho para conseguir reverter este quadro  o mais rápido possível, obviamente que problemas como o baixo  efetivo das polícias Civil e Militar, fazem com que esse trabalho seja dificultado. 
                                        
  Infelizmente, o que está ocorrendo é um mal necessário para que possamos avançar no futuro. As autoridades não podem e não vão recuar com o planejamento das UPP’s , até porque elas são, talvez, a única chance de efetivamente evoluirmos  a médio e longo prazo. O que deve ser feito, é observar no fim de tudo isso, os pontos a serem melhorados, como o aumento imediato de efetivo e investimento na preparação e condições de trabalho dos agentes de segurança, tendo em vista os números atuais serem muito insuficientes para cobrir as necessidades do Estado.



Para aqueles que souberem de algo que possa ajudar a polícia, segue o número do Disque Denúncia: 2253-1177

sexta-feira, novembro 19, 2010

Direitos e Deveres

                                                          

O Direito de uma maneira bem ampla, pode ser definido em poucas palavras, como o conjunto ou sistema de normas utilizadas para regular a vida em sociedade.  Diariamente, podemos observar nos jornais e noticiários, pessoas que de alguma forma tiveram seus direitos violados, seja devido a um crime que foi cometido, ou por terem perdido suas casas em razão de uma determinada situação, assim como, reclamando das condições de saneamento básico, educação, enchentes, ou seja, um número inifinito de questionamentos .

    O intuito desse texto, como um mero estudante de Direito, é levantar uma opinião no sentido de os indivíduos da nossa sociedade, e claro, estou incluso neles, estarem cada vez mais insatisfeitos com as condições de vida da população em geral.  Os cidadãos em sua maioria, não tem sequer 30% do conhecimento dos seus direitos que lhes são garantidos constitucionalmente, principalmente aqueles alencados no artigo 5º da Constituição da República Federativa do Brasil, onde trata dos Direitos e Garantias Fundamentais e consequentemente dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, tais como Direito à vida, à educação, à moradia, à propriedade, à livre manifestação do pensamento, etc. Pois bem, cheguei onde queria. No artigo citado, constam LXXVIII incisos, que descrevem quais são tais Direitos e Deveres mínimos de todos nós.Ao meu ver, tais deveríamos ter incluído no currículo escolar, os ensinamentos básicos sobre o tema abordado.

                                                             
                                                                                           
    A parte ruim disso tudo, é que esses princípios não estão sendo respeitados, tornando a convivência cada vez mais complexa. Entretanto, como sempre faço, irei analisar o outro lado, que é o dos deveres, deveres esses os quais os cidadãos também não vêm cumprindo, tendo em vista que é muito fácil numa época de chuvas e enchentes apontar o poder público como o culpado por tal, mas esquecemos que se não fosse a imensa quantidade de lixo despejada pelos habitantes  dioturnamente nas Cidades, sem dúvida, os problemas seriam reduzidos. Outro exemplo  que pode ser mencionado,  é  o dá escassez  de locais públicos  destinados ao lazer nas cidades do Brasil, muito criticado por todos, mas que quando criados, em muito pouco tempo, acabam sendo destruídos, pela má utilização e vandalismo dos usuários, não podendo , via de regra, culpar o Estado pela falta de educação dos mesmos.


           
   O fato é que para que possamos ter uma sociedade equilibrada, é indispensável obter um mínimo possível de equiparação entre os Direito e Deveres, como representa a Deusa Têmis, uma Deusa Grega símbolo do Direito, onde em uma de suas mão tem empunhada uma espada (o poder exercido pela Justiça) e na outra, uma balança (que determina o equilíbrio numa relação de Direito, entre as partes envolvidas). E a venda em seus olhos, simboliza a imparcialidade da justiça e igualdade de Direitos para todos.
    Diante dos fatos narrados, gostaria que você fizesse uma reflexão e desse sua opinião em relação ao cumprimento dos Direitos dos cidadãos  que deveriam ser assegurados pelo Estado e os Deveres e Obrigações de nós habitantes perante a sociedade. É indiscutível, que o poder público deixa a desejar, mas será que a nossa parte está sendo feita?


Aproveitando o Final deste Post, quero falar sobre o prêmio Dardos.





 "Prêmio Dardos é o reconhecimento dos ideais que cada blogueiro emprega ao transmitir valores culturais, éticos, literários, pessoais, etc... que, em suma, demonstram sua criatividade através do pensamento vivo que está e permanece intacto entre suas letras, e suas palavras.”
Fico lisongeado por ter sido indicado ao mesmo e darei continuidade a essa corrente de reconhecimento aos Blogueiros.
Fui indicado pelos blogueiros Nina ( http://assuntosdenina.blogspot.com/ ) e posteriormente pelo Jefferson ( http://assuntosdenina.blogspot.com/ ), agradeço aos dois pela indicação.

Para que esse reconhecimento não acabe, pede-se aos homenageados que sigam os seguintes passos:


1 - Você deve exibir a imagem do selo em seu blog;
2 - Você deve linkar o blog pelo qual você recebeu a indicação;
3 - Escolher outros blogs a quem entregar o Prêmio Dardos;
4 - Avisar os indicados.


Segue aqui a minha lista de indicados ao Prêmio Dardos :

# Blog da Pacificação (http://www.blogdapacificacao.com.br/) 

# ESTILO DISTINTO (http://www.estilodistinto.com/)

# Nascida em Versos (http://nascidaemversos.blogspot.com/)

# NeoWellBlog | Blog oriental (http://neowellblog.blogspot.com/)

# Nova Quahog - Humor pra macaco ver!  (http://www.novaquahog.com/)

# Pobre Esponja (http://pobresponja.blogspot.com/)

# Shitness Book ( http://shitnessbook.blogspot.com/ )

# Studio B BloG (http://studiobblog.blogspot.com/)

# William´s Blog (http://www.tocadowilliam.com/)

# Tempestades e Calmarias (http://precisomeexpressar.blogspot.com/)


terça-feira, novembro 16, 2010

Ausência

Então pessoal, passando só pra dizer que vou ter de ficar um tempo sem fazer uma nova postagem e comentar em seus respectivos blogs, pois lesionei minha mão e mal consigo usar o mouse. Enfim, espero que entendam.

Abraços!

quinta-feira, novembro 11, 2010

Legalização da maconha.


    Então, vamos falar a respeito da Cannabis sativa, popularmente chamada de maconha, mais especificamente sobre a descriminalização da mesma.
    No Brasil, o consumo não é crime, porém, o tráfico sim, e por isso, de alguns anos para cá vem crescendo o clamor popular de usuários ou não da erva, para que esta seja legalizada, podendo ser comercializada livremente para seu consumo, como ocorre em alguns países , tendo como maior exemplo, a Holanda.
Dentre vários argumentos apresentados nos projetos de lei pelos que são a favor de tal liberação, está o fato de que isso faria com que o tráfico acabasse, obviamente, acho totalmente hipócrita e infundada essa afirmação, tendo em vista ser o tráfico de drogas não somente abastecido pela venda da maconha, mas sim por diversas outras drogas, tais como, Crack, Ecstasy, LSD, etc.
                                     
     É sabido por todos, que substâncias retiradas da planta, são utilizadas para auxiliar no tratamento de doenças, sendo esta utilização realizada por especialistas de maneira controlada.
     Vários usuários afirmam que o consumo da maconha em nada influencia no seu modo de viver ou comportar-se, todavia, não é isso que vemos diariamente nos noticiários. Há um tempo discutia sobre o tema com uma pessoa, e ela dizia exatamente isso, inclusive, que não levava ao vício, daí  o questionei com a seguinte pergunta: Já que não leva ao vício, como você me explica o fato de vários jovens atolados na droga, assaltando pedestres, motoristas, para poderem obter  dinheiro e com isso, comprarem seus entorpecentes, e mais, como se sentiria se um usuário em um momento de abstinência o assaltasse para poder ir comprar a maconha? Sabe o que me respondeu? Que ficaria indignado e torceria para o tal "dependente" ser preso, ou ate mesmo morto, pois esta não era a atitude correta a ser feita, uma vez que deveria conseguir o dinheiro para a compra da Cannabis sativa por meio de seu trabalho, assim como faz um consumidor de cigarros.


     Isso só me leva a pensar uma coisa, na porcaria da Hipocrisia que tanto falo. Não há  argumento plausível para afirmar que o vício, dependência, consumo, como queriam chamar, seja controlável, afinal, é uma substância química, a qual vai gerar efeitos diferentes em cada indivíduo. Tenho uma opínião muito bem formada em relação a legalização da maconha, sou totalmente contra qualquer forma de liberação da mesma, a não ser, é claro, para tratamentos de doenças, vejo como uma questão de saúde pública que devia ser muito bem acompanhada. Talvez, se tivéssemos uma cultura completamente oposta a que temos hoje em dia, uma saúde pública estável  e competente, pudéssemos começar a pensar no assunto, apesar de que ainda sim, seria absolutamente contra. Não é possível imaginar num país onde nem a venda de remédios  é controlada, essa possibilidade de projeto vir a se concretizar. Já ia me esquecendo, uma das coisas que mais me transtorna quando se fala nisso, é ver o ex Ministro do Meio Ambiente, por quem não simpatizo, ser um dos apoiadores desses projetos.



sexta-feira, novembro 05, 2010

Unidades de Polícia Pacificadora.


    Desta vez falarei sobre um dos assuntos que mais me agradam, que são aqueles voltados para área de segurança pública, em especial a do Rio de Janeiro.  As Unidades de Polícia Pacificadora, foram criadas por iniciativa da secretaria estadual de segurança pública, apoiada pelo governo do estado do Rio de Janeiro, tendo como um de seus idealizadores o melhor Secretário de Segurança Pública que o Estado já teve, o DRº José Mariano Beltrame. O objetivo das UPPs, desde o início foi muito claro, tirar dos traficantes o domínio que tinham sobre diversos territórios espalhados pela cidade, implantando através de seus policiais, nas localidades antes dominadas por marginais, a presença do Estado, tornando-as, um ambiente mais calmo e pacífico para se viver.



    Desde 19/12/2008 quando foi inaugurada a primeira unidade, na comunidade do Santa Marta, onde mais de 10 mil pessoas foram beneficiadas, mais de dez outras  foram instaladas em diversos pontos, trazendo para aquelas regiões, uma tranquilidade que antes inexistia. É indiscutível o sucesso que foi a criação da UPP, principalmente pelo fato de os moradores das comunidades, afirmarem que nunca viveram tão bem como hoje em dia, podendo sair de suas casas, com a certeza de que quando voltarem não vão ver as mesmas sendo invadidas por bandidos, perdendo noites de sono provocadas pelas trocas de tiros que constantemente ocorriam. Outro ponto importante é a valorização do local, dos imóveis e do turismo nas áreas onde existem  UPPs.
    Obviamente, ainda estamos longe de termos uma cidade completamente pacificada, uma vez que o número de meliantes cada vez mais aumenta, fazendo com que as polícias tenham de se desdobrar para atender toda a demanda de ocorrências requeridas, muito disso devido ao baixo efetivo que possuem as polícias Civil e Militar. Um grande passo foi dado com o intuito de melhorar a qualidade da segurança do Rio de Janeiro, devendo os cidadãos apoiarem, colaborando com os projetos criados, através de  iniciativas privadas, apontando às autoridades os erros que estão presentes, para uma possível avaliação e futura solução dos problemas.
    É preciso enxergar as UPPs como o início de um longo trabalho de evolução, que sem dúvida apresenta algumas falhas, por exemplo, alguns excessos por parte de policiais que atuam nas unidades, mas deixando nítido que a maioria tem feito um ótimo trabalho, tentando trazer para junto de si, a confiança dos moradores. Um lado muito importante que devemos observar, é o das crianças, que antes tinham como referência o traficante, sempre muito poderoso, utilizando-se deste poder para coibir, coagir os indivíduos que lá moravam. Só que isso está mudando, pois aquelas mesmas crianças, vêem nos policiais, nos professores de educação física, de artes marciais, os quais ensinam para elas valores antes desconhecidos, uma oportunidade de no futuro poderem seguir o mesmo caminho.
   Entretanto, não poderia sair sem fazer não uma crítica, mas sim, uma observação em relação a esse planejamento, o qual já me declarei ser totalmente fã e a favor. Assim que forem instaladas as Unidades de Polícia Pacificadora, logo em seguida, tem de ser aplicadas medidas educativas, onde vejo a única saída para uma verdadeira mudança em nossa sociedade, assim como programas sociais, esportivos, cursos profissionalizantes. Contudo, reitero a admiração pelo projeto, no entando, ao mesmo tempo, o alerta em relação aos fatores que precisam ser aperfeiçoados, torcendo para que num futuro próximo, possamos ter em todas as comunidades as Unidades de Polícia Pacificadora (UPP), oferecendo segurança, paz, e principalmente, oportunidades de crescimento educacional, intelectual e profissional para os jovens que nelas residem.

Site Oficial das UPPs : http://upprj.com/wp/

segunda-feira, novembro 01, 2010

Agora é pensar no futuro.

 
   Na enquente que fiz sobre em quem você votaria para presidente, o resultado foi 55% para José Serra, 33% para Dilma Rousseff, 11% Nulo, 3% em branco. Mas obviamente, como todos já sabem, após todos os confrontos, debates, polêmicas, o Brasil tem escolhida sua primeira presidenta, com 56,05% dos votos válidos  (55.752.092), contra 43,95% (43.710.422 ) de José Serra. Não vou provocar mais polêmica do que já teve durante em todo esse período eleitoral. Não escondo de ninguém que meu voto foi em José Serra, em virtude de achá-lo mais bem preparado e experiente para assumir um cargo com tamanha responsabilidade. Mas esse não foi o desejo da maioria absoluta da população brasileira, e com isso, tenho de respeitar tal decisão, apesar de discordar.
 Agora que Dilma Rousseff assumirá a Presidência da República no dia 1º de Janeiro de 2011, espero que cumpra com pelo menos 70% dos compromissos assumidos, alavancando mais nossa economia, aproveitando a oportunidade de sermos o país sede das Olimpíadas (2016) e Copa do Mundo (2014), e principalmente, investir na saúde, educação e segurança, que são os principais problemas de nossa sociedade, dando uma qualidade de vida digna para todos aqueles que depositaram, em seu voto, a confiança por um Brasil melhor.
   A nova Presidenta tem a obrigação de investir em políticas de prevenção contra a gravidez, doenças sexualmente transmissíveis, combate as drogas, currupção, entre outros. Gostaria saber de você, leitor desse Blog , o que deseja ou espera desse novo ciclo que se inicia, dando sua opinião a respeito do resultado e o que deve ser priorizado pelo governo que comandará durante 4 anos  as ações do nosso país.  Não adianta torcermos contra, afinal de contas, caso tenha um mau desempenho, os prejudicados seremos  nós. Com isso, desejo boa sorte e um ótimo período presidencial à  Presidenta do Brasil, Dilma Rousseff.