quarta-feira, fevereiro 23, 2011

OAB: Necessária ou injusta?

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é a instituição responsável em regulamentar a advocacia de uma maneira geral, representando os advogados de todo o país. Apesar de respeitada, a OAB, existente desde o Decreto 19.408 do dia 18 de Novembro de 1930, gera muitas discussões em relação a sua existência e eficácia, principalmente do alunos de Direito, os quais sabem que para advogar, dependem da aprovação e consequente carteira de Advogado da Ordem.



   Nos últimos dias, cresceu mais ainda esse clamor para a extinção do exame da ordem feito pelos estudantes, tendo em vista dizerem que a banca organizadora não respeita o que escreve no próprio edital, não aplicando questões sobre Direitos Humanos. Além desse fato, muitos envolvidos no "projeto", dizem ser inconstitucional, bem como incoerente tal propositura, devido ao fato de somente os bacharéis em Direito terem de se submeter à um teste de conhecimentos, para provar que são capazes de exercer sua profissão.

   Tenho uma opinião muito bem formada sobre o assunto, sendo totalmente a favor do Exame da ordem, mas achando discutível a forma de aplicação do mesmo. Contudo,  não só injusto, mas também, incoerente é o fato de o  Bacharél em Direito ter de provar o aprendizado desenvolvido nos 10 períodos de curso, enquanto os médicos, engenheiros, dentistas, administradores, entre todos os outros graduados em algum curso, não precisam passar pela prova de habilidade, conhecimento e capacidade de exercer a profissão para a qual estudaram. Com isso, gostaria de saber a sua opinião sobre a possibilidade de abranger para as demais graduações existentes, um exame que  permitirá atuar na área estudada.

quarta-feira, fevereiro 16, 2011

Mudanças na cúpula da PCERJ

Parte da equipe da nova Chefe de Polícia Civil, Martha Rocha

   Tudo começou mediante a operação "guilhotina" realizada pela Polícia Federal, na última sexta-feira, que visava prender policiais suspeitos de envolvimento em atividades criminosas e de más condutas, tais como, ajuda a traficantes, divulgando informações das operações que estav,m para acontecer, bem como, dando auxílio e proteção a criminosos. A partir daí, 38 pessoas foram presas, dentre elas, 30 policiais da PM e PCERJ, tendo como destaque a prisão do ex-subchefe operacional da Polícia Civil, Delegado Carlos Oliveira, braço direito do até então, chefe de Polícia Civil, Alan Turnowski, que devido o cometimento de alguns excessos  como mandar lacrar na Segunda-feira, uma delegacia especializada (DRACO), alegando ter denúncias de que policiais estariam envolvidos em cobarnça de propinas, foi destituído do cargo, após conversa com o Secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, o qual, frisou o ótimo trabalho de Alaan Turnowski enquanto esteve sob a chefeia de polícia civil, desencadeando diversas operações que culminaram na prisão de diversos marginais.. Muitos estão tratando como crise dentro da instituição, mas prefiro analisar como uma reforma da mesma.
Allan Turnowski, ex-Chefe de Polícia Civil.



 
Martha Rocha, 1ª e nova Chefe de Polícia Civil

   Posteriormente ao anúncio da saída de Turnowski, criou-se uma expectativa em relação a quem assumiria tal cargo, eis que na noite de terça-feira, o Secretário Beltrame divulga, através de uma coletiva de imprensa que pela primeira vez na história do Estado do Rio de Janeiro, uma mulher, no caso, a Delegada Martha Rocha, assumi o cargo de Chefe de Polícia Civil, quebrando mais um paradigma da instituição. A nova Chefe de Polícia Civil, tem uma vasta experiência, tendo iniciado sua carreira policial em 1983, quando em 1990 assumiu o cargo de Delegada de Polícia após ser aprovada em concurso, e desde então, esteve sob o comando de diversas delegacias, inaugurando a Delegacia de Atendimento Mulher (DEAM),  nomeada em 1999 subchefe de polícia. Também instaurou a Delegacia de Atendimento ao Turista (DEAT), e foi professora da Academia de polícia (Acadepol).

   Obviamente, com a mudança na chefia de polícia, outras alterações irão ocorrer nos cargos da cúpula da PC, já iniciadas nesta quarta-feira, com a nomeação de grande parte da sua nova equipe, que segundo ela em um momento de descontração, é toda vascína. O Delegado Fernando Veloso assumi o cargo de Chefe Operacional, antes cupado pelo Delegado Rodrigo Oliveira (modificação que não gostei), Sérgio Caldas passa a ser o subchefe administrativo, Jéssika Almeida será Diretora da Acadepol e a chefia do gabinete de Martha Rocha, sob o comando de Luiz Zettermann. Outra mudança ocorrida foi em relação ao  Delegado Rivaldo Barbosa, que deixou a Subsecretaria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública, para se tornar assessor especial do Secretário de Segurança, José Mariano Berltrame, no entando, o Corregedor geral. Gilson Emiliano foi mantido no cargo.
Martha Rocha ao Lado do Secretário de Segurança, Mariano Beltrame.
                                 
   Dentre todas essas mudanças, discordo apenas da retirada dos cargos dos delegados Rodrigo e Ronaldo Oliveira, que muito competentes, sempre estiveram à frente das maiores operações policiais do Rio de Janeiro. Na minha opinião seria nomeado como Chefe de Polícia, o Ronaldo Oliveira, Rivaldo Barbosa, ou uma outra mulher, que não a Martha Rocha, mas de qualquer forma, é um ótimo nome, pois sempre prezou por uma imagem limpa e não correndo de nehnuma decisão que precisasse ser tomada. A nova chefe de polícia, entra dizendo brigar até o fim pelos bons policiais, os quais precisam de condições dignas para trabalhar, além de investimentos no preparo desses homens e mulheres que compõem a Segurança Pública.

* Atualização:

Nesta quinta-feira, a Chefe da PCERJ, anunciou o restante da nova equipe da cúpula da civil, são eles: Delegado Ricardo Dominguez, Departamento Geral de Polícia da Capital (DGPC), Delegada Tércia Amoêdo, Departamento Geral de Policia da Baixada (DGPB), João Batista Bayron, comandará o Departamento Geral de Polícia do Interior (DGPI), e por fim,  o Delegado Márcio Franco de Mendonça, que será o novo chefe do Departamento Geral de Polícia Especializada (DGPE), valendo lembrar que já teve problemas com a justiça anteriormente.

segunda-feira, fevereiro 14, 2011

#prasemprefenomeno


                                          
    Essa foi a tag que permaneceu no topo dos TT's do Twitter, no dia em que Ronaldo Luis Nazário de Lima, o Ronaldo Fenômeno, anunciou sua aposentadoria dos gramados, os quais assim como todo os admiradores de futebol espalhados pelo planeta,sentirão muita falta do talento, habilidade, velocidade, humildade e competência de um dos melhores jogadores da história do futebol, para mim, o melhor que vi jogar.
    Num momento como esse, ou seja, o fim de uma carreira tão vitoriosa e brilhante, o que fica é o sentimento de nostalgia, a lembrança através dos vídeos, do atleta que simplesmente, abismou o mundo do futebol. Ronaldo, teve uma infância humilde no Bairro de Bento Ribeiro, aqui no Rio de Janeiro, mas desde muito cedo, jogando futsal pelo Valqueire Tênis Clube, chamava a atenção de todos pelo seu potencial, o que lhe rendeu uma trajetória incrível
    



 
                                                            


  O primeiro grande time pelo qual passou, foi o Cruzeiro, saindo de lá aos 17 anos para conquistar o mundo, passando pelo  PSV Eindhoven, Barcelona, Inter de Milão, Real Madrid, Milan e Corinthians. Foi eleito por 3 vezes o melhor jogador do mundo (1996/97 e 2002), participou de 4 Copas (1994. 1998, 2002 e 2006), sagrando-se campeão mundial em 94 e 2002, vindo a se tornar em 2006, o maior arilheiro da históra das Copas, mais um recorde de uma carreira fenomenal, carreira esta, que infelizmente, foi atrapalhada por uma série de lesões, rendendo-lhe 8 operações, onde a 1ª delas, a mais grave, quando jogava pelo Inter de Milão, onde para muitos seria o fim da carreira de Ronaldo. Mas, obviamente, como todos sabemos, foi ao contrário, em 2002 o fenômeno ressurgiu, dando ao Brasil o tão sonhado penta campeonato mundial, deixando o mundo, mais uma vez boquiaberto, impressionado e maravilhado com o talento que Deus lhe deu.



   Dai pra frente, mais altos e baixos perseguiram sua carreira, tendo sido consagrado campeão em diversos campeonatos europeus, inclusive, o Mundial de Clubes, pelo chamado time dos galáticos do Real Madrid. De lá, seguiu para o Milan, onde teve uma passagem boa, interrompida com mais uma grave lesão, levando novamente, acreditarem que seria o ponto final da geração Ronaldo. Porém, como eu já esperava, deu a volta por cima, vindo em 2009 ser contratado pelo Corinthians, onde foi campeão Paulista e da Copa do Brasil. Quando tudo parecia perfeito, lá vieram as lesões para assombrá-lo, desta vez, por mais esforço que fizesse, o corpo passou a não responder a mente de Ronaldo da forma que queria. Mesmo assim, junto ao Corinthians, conquistou em 2010 o 3º lugar no Campeonato brasileiro, anunciando que encerraria sua carreira no fim de 2011, para poder disputar e tentar conquistar um dos pouquíssimos títulos inexistentes em seu currículo. E no início desse ano, ele e sua equipe, foram eliminados na pré-libertadores, provocando uma decepção e queda de estímulo para seguir na luta contra as dores e seu ganho de peso, provocado pelo hipotireoidismo, o que culminou na antecipação da aposentadoria para o dia 14/02/2011, marcado pelo fim da carreira de um dos maiores atletas que o mundo já teve.

   Poderia escrever dez posts falando sobre a trajetória do Ronaldo nos gramados, e ainda assim, seria pouco. Contudo, deixo aqui o resumo e homenagem à carreira desse exímio jogador, ídolo de uma geração privilegiada por presenciar momentos que ficarão para sempre em nossas memórias, merecendo o devido respeito e homenagens dos amantes do bom futebol. #PRASEMPREFENOMENO.


domingo, fevereiro 13, 2011

Dilma, muito previsível.

   Apesar de ter assumido a Presidência da República há pouco tempo, a Presidenta Dilma Rousseff já deu várias demonstrações  de como as coisas irão se encaminhar daqui pra frente. Tudo começou, na nomeação dos Ministros que a acompanharão no decorrer do seu mandato, com nomes no mínimo, esdrúxulos, os quais me recuso a dizer os nomes, provando que toda aquela transparência prometida em sua campanha, obviamente, não irá ocorrer.
                                     
   Nos últimos dias, foi divulgado algo que todos os interessados já sabiam que iria acontecer, porém, jamais confirmado durante a campanha eleitoral, que foi o enorme corte no orçamento de 2011, atingindo em massa, as nomeações e concursos públicos, ambos suspensos. Mas que hilário, não concordam? A pessoa que autoriza um aumento de aproximadamente 10 mil reais em seu salário e no dos parlamentares, é a mesma que corta verbas em pontos cruciais para o bom andamento e funcionamento da sociedade como um todo.
  Situações como esta,  fazem com que inúmeros indivíduos despertem o sentimento de revolta, o qual, não adianta de quase nada, pois a maioria da população continua levando tudo na brincadeira, não observando pontos básicos, como por exemplo, que seu voto, interferirá na sua própria qualidade de vida para os próximos anos, seja no preço dos alimentos, gasolina, mensalidade escolar,enfim, no custo de vida.

                                                  
   Até mesmo, o tão idolatrado por Dilma, o ex-Presidente Lula, a criticou por ter feito o aumento do salário mínimo acima do planejado anteriormente. Contudo, infelizmente, acredito que não será dessa vez que eu e muitos outros, "queimaremos nossas  línguas", ficando tudo como sempre, na ruim e velha, HIPOCRISIA.

domingo, fevereiro 06, 2011

UFC 126.


 Com toda sinceridade pensei até em não começar esse post, tendo em vista que como fã que sou do Vítor Belfort, fica difícil falar sobre a luta. Porém, como prometi no post anterior redigir sobre a considerada, e de fato foi, a luta do século, entre Anderson "The Spider" Silva e Vítor "The Phenom" Belfort, assim farei.
    O UFC 126 desde que foi anunciado o confronto entre Silva e Belfort, ganhou uma proporção jamais vista na história do MMA( Mixed Martial Arts), pelo fato de serem dois recordistas no esporte. Para se ter uma ideia, quando Anderson começou a treinar, Vítor já tinha se tornado o lutador mais jovem da história a conquistar um cinturão do UFC. Foi um encontro não de gerações diferentes, afinal, a diferença de idade entre eles é de 2 anos, mas sim, de dois monstros do mundo da luta, Belfort, um fenômeno, Silva, o melhor lutador do mundo dos últimos anos.
                                       
    Com isso, não podia ser diferente o sucesso do evento, batendo recorde de audiência na história da tv mundial, tendo em sua platéia artistas do mundo inteiro, inclusive uma aparição inusitada, ao menos para a maioria, que desconhece ser a cantora Sandy, fã e praticante de lutas. Sem dúvida, essa luta dividiu o antes e depois da credibilidade do esporte, coberta por todas as mídias, do mundo inteiro. A prova de que o MMA, em pouco tempo, vai se tornar o esporte número 1. O resultado final da enquete feita no blog foi de 81% dos votantes apostando na vitória de Vítor Belfort, 12% na vitória de Anderson Silva e ainda, um indivíduo contabilizando 6% que achou que a luta poderia terminar empatada. (Risos)
                                      
    O evento principal teve 5 lutas muito boas, mas a última e mais aguardada, deu aos espectadores o que imaginavam, um show de talento. Na entrada dos lutadores no octógono, a platéia  aplaudia e gritava o nome de Vítor e vaiava Anderson. No 1º minuto de luta, nenhum dos lutadores quis arriscar o primeiro golpe, com isso, a plateia  avaiava a luta, foi então que começaram a se soltar, Anderson Silva tentou dar um chute e Belfort segurou sua perna, derrubando-o e levantando a galera, logo em seguida, Anderson conseguiu se levantar e após mais uma boa investida de Belfort, Anderson desferiu um chute frontal, o qual disse ter aprendido com Steven Seagal, para quem dedicou a luta, acertando o rosto de Vitor Belfort, levando-o a nocaute. Os espectadores do mundo inteiro foram a loucura, exceto os muitos como eu, que torciam por Vítor Belfort. Independente da imensa torcida que apoiou e torceu até o fim da luta pelo The Phenom, temos de dar, sem dúvida alguma, o mérito para  Anderson Silva, que provou mais uma vez porque é o melhor lutador da atualidade.
    Apesar de tudo isso, definitivamente ficou claro que, embora Anderson Silva seja um exímio atleta, não existe ninguém em sua categoria, fora Vítor que acabou sendo derrotado, que seja capaz de enfrentá-lo e tirar seu cinturão. Só existem na categoria dos médios, uns 3 nomes que conseguem enfretá-lo de igual para igual, e todos já foram derrotados, levando novamente a discussão em relação ao Anderson subir de categoria para os meio-pesados, a mais difícil e competitiva do UFC, pela grande quantidade de atletas de altíssimo nível.
   Então é isso, queridos leitores, apesar de ser 04:27 da manhã e eu ter ficado chateado com a derrota do Vítor, espero ter podido transmitir a vocês, um pouco de como foi uma das lutas mais esperadas da história do MMA e o UFC 126, como um todo.Até a próxima!