quinta-feira, março 24, 2011

PEC 300, do que se trata?


   Há algum tempo, penso em fazer um post sobre a PEC 300, mas acredito ser este, o melhor momento pelo fato de a mesma estar esquecida pela mídia. A PEC 300, nada mais é do que uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC), de número 300- A/2008 do Deputado Federal Arnaldo Faria de Sá, a qual tem por objetivo igualar o piso salarial dos Policiais e Bombeiros Militares de todo território nacional, com os mesmos pagos no Distrito Federal.
   Tal proposta, é totalmente justa e coerente, pois irá estabelecer um denominador comum entre os salários pagos a todos os Policiais e Bombeiros Militares do país, vez que, atualmente, é totalmente variável de acordo com cada Estado, podendo afirmar  sero injusto se formos pensar no fato de que um soldado da Polícia Militar de Cidades como Rio de Janeiro e São Paulo sofrem muito mais riscos, que aqueles pertencentes ao Distrito Federal, e recebem remuneração muito inferior a estes.
   A equiparação, viria a valorizar, merecidamente, o trabalho feito pelos BONS policiais que atuam diariamente para garantir nosso direito de se locomover e viver com segurança, deixando claro que o baixo salário e consequente desvalorização da atividade desenvolvida por esses homens e mulheres, não justificam nenhum tipo de abuso ou desvio de conduta, visto que quando se faz qualquer tipo de concurso para exercer uma função pública, é sabido por todos os candidatos o quanto irão receber e em que condições irão trabalhar.

   A PEC 300 foi aprovada na Câmara dos Deputados, no dia 06 de julho de 2010, devendo ser  encaminhada para votação no Congresso Nacional, o que até hoje não ocorreu, ao contrário do que aconteceu em relação ao aumento dos Parlamentares, onde em poucas horas aprovaram seus respectivos aumentos, lembrando serem estes,  superiores a 10 mil reais. É muito grande o número de populares, autoridades, jornalistas e apresentadores que apoiam a proposta, entre eles, o Deputado e apresentador Wagner Montes, que a mais de 30 anos luta por melhores condições de trabalho para os policiais, divulgando e brigando incessantemente pelo mais rápido possível andamento e aprovação final da proposta, a qual depende da boa vontade e interesse dos políticos para ser definitivamente imposta.

Já disse anteriormente, ser um admirador e assíduo acompanhante dos assuntos ligados à Segurança Pública, e por isso, jamais poderia deixar de escrever e tentar esclarecer o máximo possível do que se trata a PEC 300, podendo ser resumidamente explicada, como uma forma de dar dignidade, estrutura, respeito, reconhecimento e retorno àqueles que arriscam suas vidas para nos proteger.  Segue aqui, o Twitter de quem constantemente atualiza informações do andamento, ou não, da proposta, bem como a tabela abaixo com os números apresentados na PEC 300.
                                
    Coronel ----------------- 15.355,85 
Tenente Coronel ----- 14.638,73
   Major ------------------- 12.798,35
  Capitão ----------------- 10.679.82 
1º Tenente ------------- 9.283,56
2º Tenente ------------- 8.714,97
Aspirante -------------- 7.499,80
Sub Tenente ----------- 7.608,33
1º Sargento ------------ 6.784,23
2º Sargento ------------ 5.776,36
3º Sargento ------------ 5.257,85
   Cabo ---------------------- 4.402,17
Soldado 1a. Classe ---- 4.129,73
Soldado 2a. Classe ---- 3.031,38

segunda-feira, março 14, 2011

Educação: Muito além da sala de aula.


   Olá, queridos leitores, após alguns dias afastado, estou de volta, e falarei  sobre o que considero o maior problema de nossa sociedade,  a educação, ou seria a falta dela? É o que veremos.
   Estamos cansados de saber os inúmeros conflitos relacionados à sociedade, dentre eles, crimes, desigualdade social, escândalos, descaso com a saúde, onde há um fator em comum a todos e que gira em torno, principalmente, de nós, cidadãos brasileiros, a falta de educação, a qual deve ser interpretada de maneiras diferentes, pois quando falo em falta de educação, refiro-me áquela que deveria ser aprendida em casa, na escola, no convívio social, enfim, em todos os setores.

   Quando se fala em educação, costuma-se ligá-la ao lado intelectual, cultural, ético, porém esquecendo das formas  simples e essenciais da mesma, como não jogar lixo na rua, comprimentar, ajudar, solidariezar-se com o próximo, ceder um assento a uma pessoa de idade ou com deficiência física, importar-se mais com os problemas alheios, não sendo egoístas em achar que nunca poderá acontecer conosco. Diversos fatores passam despercebidos no cotidiano, mas para os quais tenho prestado muita atenção ultimamente.


   Conseguimos perceber a falta de educação dos brasileiros em aspectos bem simples, tais como, a necessidade de se colocar nos transportes públicos, assentos reservados às pessoas portadoreas de necessidades especiais, filas exclusivas para as mesmas, quando ao invés de ser um facilitador acaba prejudicando os que dependem de um atendimento mais rápido. Situações que não precisariam existir, afinal, nada mais do que nossa obrigação ceder o local ou a vez para um indivíduo, um ser humanos, dependente de um tratamento mais rápido ou facilitado.
É engraçado, mas tem cão mais educado que muita gente.

  Como mero estudante de Direito, acabo covivendo cada vez mais com pessoas muito bem instruídas, de boa formação, todavia,  em boa parte delas, ao mesmo tempo vejo arrogância, achismo em excesso, egoísmo, falta de humildade, ou seja, sentimentos e atitudes desprezíveis, que não deveriam fazer parte de um grupo de pessoas aparentemente mais bem esclarecidas. Espero, apesar de não acreditar muito nisso, que possamos evoluir ou ao menos tentar, em todos os níveis em termos de educação, especialmente nos mais básicos, até porque se  não pudermos progredir em graus ínfimos de educação, quem dirá nos demais.

quarta-feira, março 02, 2011

15 anos sem Mamonas Assassinas.

 
   Nesse dia 2 de Março de 2011 completa 15 anos da morte da banda mais alegre da história do Brasil, os Mamonas Assassinas, que no início quando os integrantes foram se conhecendo, formaram a banda Utopia, tendo como integrantes Sérgio, Samuel e Bento, tocando músicas do Legião Urbana, entre outras. O disco vendeu 100 cópias, porém, tempo depois, conheceram Dinho e Júlio Rasec, e formaram com o apoio do produtor musical  Rick Bonadio e com a ideia do novo nome da banda, criado por Samuel, o Mamonas Assassinas do Espaço, comopactado para Mamonas Assassinas.
                                  
   A partir daí, começaram a divulgar suas composições pelas rádios e gravadoras, sempre com músicas irreverentes, chamando a atenção de uma delas, a qual resolveu gravar, dando-nos o prazer de presenciar o talento, humildade e irreverência dos jovens Dinho (Alexsander Alves), Bento Hinoto (Alberto Hinoto), os irmãos Sérgio Reoli (Sérgio Reis de Oliveira), Samuel Reoli (Samuel Reis de Oliveirsa) e Júlio Rasec (Júlio césar), que juntos, formaram a Banda Mamonas Assassinas, um fenômeno de sucesso, deixando os brasileiros apaixonados por um grupo que misturava música e humor como nunca visto anteriormente. Passaram a ser frequentadores assíduos dos programas de tv, tais como, Domingão do Faustão, Domingo Legal, Xuxa, rendendo altos índices de Ibope. Suas músicas, entre elas, Robocop Gay, Pelados em Santos, Brasília Amarela, eram cantadas por crianças, adolescentes, adultos, idosos, não havia limite de idade, classe social ou gosto musical que se rendesse a onda de alegria que Os Mamonas Assassinas proporcionavam a todos nós.

   Todavia, quando estavam no auge de sua curta carreira de aproximadamente 7 meses, chegando a vender 100 mil cópias a cada dois dias, ocorreu o que ninguém esperava, mas o que infelizmente aconteceu com nossos maiores ídolos nacionais, um sonho, um telento, um destino, interrompido por um grave acidente. No dia 2 de Março de 1996, quando faziam uma viagem de Brasília para Guarulhos, até que o avião devido alguns problemas , caiu, ocasionando a morte instantânea de todos que lá estavam. Ouve uma comoção nacional, as pessoas choravam, perguntavam-se porque aquilo aconteceu. No dia do enterro, milhares de fãs e admiradores, saíram às ruas para fazerem suas homenagens.
   Eu sou um dos fãs, que ainda criança, acompanhou a curta, mas brilhantes trajetória dos Mamonas Assassinas, os quais jamais serão esquecidos, prova disso é que ano após, ano no dia 2 de Março, são lembrados, deixando o sentimento de saudade, mas acima de tudo, de alegria, quando relambramos suas canções.

terça-feira, março 01, 2011

Parabéns, Rio de Janeiro.

   Nessa Terça-feira, dia 1º de Março de 2011, o Estado do Rio de Janeiro comemora 446 anos, e como carioca apaixonado por esta Cidade, não poderia deixar de prestar minha homenagem. Obviamente, não é por ser uma data festiva que deixaria de lado todas as críticas que fiz, afinal, como vocês sabem, nesse blog não tem espaço para hipocrisia.
   A Cidade maravilhosa, apesar de ter seus defeitos como qualquer outra, tem qualidades que poucas ou nenhuma outra também tenha. A alegria da população, a paisagem deslumbrante, o acolhimento que o Estado e os moradores tem para com as outras pessoas, os fatos históricos, nada disso pode ser esquecido, pelo contrário, deve ser valorizado. Não querendo me prolongar muito, tendo em vista uma imagem poder dizer mais do que mil palavras, ainda mais se tratando do Rio de Janeiro, quero dizer que assim como eu, todos que aqui moram, devem aprender a valorizar mais nossa cidade, sendo mais cuidadosos, preocupados e atentos em relação as situações que ocorrem ao redor.
   Assim sendo, abaixo seguem algumas fotos tiradas por mim da Cidade maravilhosa, que sem menosprezar nenhuma outra, é o lugar do mundo em que todos sonham em conhecer, e onde uma parcela  da população, tem o prazer de nela morar.