segunda-feira, janeiro 31, 2011

Concursos Públicos.


   Com o passar dos anos, cada vez mais pessoas ficam adeptas à disputa por uma vaga em diversos cargos, através de concurso. A maioria destas, visando a tão citada estabilidade financeira, outros em busca de sonhos, como ser Juiz, Promotor, Delegado, e por aí vai. O fato é, que independente do porquê, para se conseguir tal feito, é necessário algumas atitudes essenciais para a tão sonhada vaga. Tais atitudes estão ligadas à disciplina, concentração, foco, determinação e principalmente, obejtivo.
   A aprovação para ser conquistada, exige uma certa abdicação do lazer, vez que os estudos necessitam de uma carga horária diária, significativa. Eu, como concurseiro, já passei por curso pré-militar, entre outras formas de estudo, e durante um ano, fiquei nessa dura rotina, onde não conseguia mais ter o mesmo contato com amigos e uma vida social ativa, talvez porque eu seja muito focado naquilo que quero, mas isso não vem ao caso.
  O importante é saber que vale a pena abrir mão desses momentos de lazer, caso seja mesmo isso que você quer, e garanto, por já ter passado por isso, e pretendo passar mais algumas vezes, que é muito prazeroso ver seu nome na lista de aprovados, diante de 50 mil, ou mais candidatos, afinal, percebe-se que o esforço valeu a pena. Porém, nem sempre o esforço é recompensado de imediato, e nessa hora, é que você saberá realmente se é isso mesmo que quer, a ponto de passar por tudo de novo, e ainda sim, correr o risco de mais uma vez, não lograr êxito.

   Tendo em vista essa grande busca por uma carreira pública, é que os cursos preparatórios espalhados pelo país inteiro ganham mais força, e investem em peso na divulgação da sua forma de preparo e principalmente dos resultados já obtidos por alunos que por lá passaram. Visto isso, deve-se tomar muito cuidado na hora de optar por um ou outro curso, pelo fato de como qualquer outra empresa, eles podem estar lhe enganando não só na deficiência do ensino, mas na possível divulgação falsa de resultados passados, tudo para conseguir o maior número de alunos possível,  e consequentemente, arrecadando muito mais dinheiro.

    Contudo, é notório que o concurso público pode vir a lhe porporcionar uma expectativa de oportunidade muito boa, fazendo valer o esforço e tempo destinados para sua preparação, mas sempre ficando atento para não cair em uma propaganda enganosa, levando todos os seus planos por água abaixo. Como tudo na vida, a sua aprovação, ou não, em um concurso público, vai depender de um equilíbrio de fatores que o levarão para um resultado final. Faça um bom planejamento, leia os editais com atenção, tenha uma meta estipulada, não saia "atirando" para tudo que é lado, na hora de optar por fazer um concurso, priorize o que tem haver com seu gosto, tenha paciência, mas seja eficiente, dedicado, muito organizado e, boa prova.


"Se você quer chegar a um lugar no qual a maioria não chega, precisa fazer algo que a maioria não faz."


                 " Quem acha que tudo sabe, priva-se de um dos maiores prazeres da vida, aprender."
 "No início do mundo, venciam os mais fortes, depois os mais audazes, e hoje, vencem os mais preparados."


Próximo post será sobre o resultado do UFC 126, que ocorrerá na próxima madrugada de Sábado para Domingo, 1h da manhã. Por favor, votem na enquente de  quem vencerá a Luta do Século: Anderson Silva vs Vitor Belfort. Para saber mais sobre o UFC: http://migre.me/3MGtx

30 comentários:

  1. Eu estou estudando que nem uma louca pra passar em agum concurso... Te espero no Change Feelings

    ResponderExcluir
  2. Nem todo mundo tem disciplina pra estudar pra esses concursos. Não são nem tão dificeis. O problema é a concorrência que é ENOOOORME, uma questãozinha que se erra, 5451549453512357468415 pessoas já passam na sua frente.
    Do jeito que escreve, parece que você passou pra algum... se passou, foi pra qual?

    ótimo post, suceesso!!

    ResponderExcluir
  3. É complicado passar viu... claro muita gente consegue
    mas tem que ralar... ter uma disciplina lascada.
    Boa sorte aos que pretendem ou estão estudando para algum.

    visitinha é bem vinda
    http://leticiaturtle.wordpress.com/2011/01/31/deixando-pastas-invisiveis/

    ResponderExcluir
  4. Eu penso que qualquer pessoa determinada pode passar em um concurso público, inclusive estudando por conta própria, como sempre foi o meu caso. Basta ser disciplinado e insistente.

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  5. cara, é muito tenso conseguir passar
    fora as noites e noites de estudo
    na hora da prova a tensão fala mais alto.

    ResponderExcluir
  6. Os concursos públicos são extemamente concorridos, principalmente porque há falta de oferta de empregos nas empresas privadas.
    Quem quer passar tem que se dedicar e muito.

    ResponderExcluir
  7. prestei diversos, porem acho que rola a tão famosa listinha de convocados...pessoas que antes das provas ja tem documentação pra trabalhar.

    http://universovonserran.blogspot.com - O dia do cavaleiro
    te espero lá no meu blog !

    ResponderExcluir
  8. além de ser mto difil de passar na prova
    é ainda mais dicil conseguir trablhar
    demora é gigante

    ResponderExcluir
  9. Oi Samir.

    Realmente a procura por passar num concurso público tem aumentado muito. Mas sem muita dedicação e esforço fica difícil passar!!!

    Super bjos
    http://www.i-likemovies.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi. Gostei do seu blog.

    Falando de concurso, só poderia mesmo ser estudante de Direito. Eu penso que o curso universitário onde mais se fale em " concurso público" seja no curso de Direito. Mas isso é até justificável: fala-se que Direito é o curso com maior leque de opções para se trabalhar, mas a maioria das opções inseridas nesse vasto leque são, em sua maioria, pendentes de concursos. Daí a verdadeira fixação que o pessoal de Direito tem por concursos.

    Sou aluna de Direito do décimo período e vou falar a verdade: nunca tive essa fixação por concurso. A bem da verdade, sou muito apática a eles, embora almeje ser juíza e já pense em ir me preparando para esse concurso. Mas acho que vou iniciar minha carreira advogando até porque se exige, no mínimo, três anos de prática jurídica para ser juiz.

    Acredito que quem se dedica sempre chega aonde quer. No entanto, creio que temos que ser realistas em determinadas situações e ter o bom senso de entender que, às vezes, só dedicação não é o bastante; embora seja primordial. A concorrência nos concursos hoje em dia é enorme, principalmente por ser a modalidade de emprego que confere melhor qualidade de vida aos funcionários. Ter um emprego público é um sonho para a maioria das pessoas. Então já deu para perceber que a concorrência nesse tipo de coisa é monstruosa, o que me faz pensar que quem quer mesmo ser um funcionário público tem que ter um plano "B", ou seja, descolar um outro emprego para não passar a vida inteira só fazendo concurso sem passar, até porque muitos concursos no Brasil, inclusive alguns federais, é pura marmelada, isto é, tão abrindo concurso aí sem, nem ao menos, ter vaga. Vou contar uma história que acompanhei de perto na minha cidade. Uma moça da mesma faculdade em que estudo, passou em segundo lugar num famoso concurso de nível federal e nunca foi chamada e nem será mais porque já se passaram dois anos. Quer dizer: abriram concurso sem ter vagas suficientes. Para não dar na cara que foi marmelada, chamaram o que passou em primeiro lugar e ela, que foi a segunda, nunca foi chamada.Sorte dela que ela já é muito bem empregada em outro emprego público. Mas imagina se não fosse? Teria que encarar outra maratona de estudos arriscado a novamente passar em uma ótima posição e nunca ser chamada depois de ter sentido a adrenalina de ver o nome dela estampado em segundo lugar lá na listinha. É o famoso: ganhou, mas não levou.

    É por esse e outros motivos, que nunca fiz de concurso a minha meta de vida, embora, em nenhum momento, tenha descartado a possibilidade de fazê-los. Mas não tenho essa quase ganância que vejo em alguns de ser FUNCIONÁRIO PÚBLICO.

    ResponderExcluir
  11. é por isso que estou saindo para estudar agora...

    ResponderExcluir
  12. Eu sou professor de historia e geografia, mas não trabalho como tal, teve um concurso e eu fui fazer de bobeira e me arrependi amargamente por não ter estudado porque faltaram apenas dois acertos para eu passar...

    ResponderExcluir
  13. preciso passar num concurso tambem ç.ç

    dorei o post, mas me lembrou de minhas frustações ç.ç

    a outra menina de ciuma lá fez favor de fazer um post pra vc nos comentarios kkkkkkkkkkk nunca vi kkkk

    http://tabernadoviking2.blogspot.com/2011/01/verdades-sobre-rambo.html

    ResponderExcluir
  14. A Cara concursos são Phoda , passei em um da prefeitura esse final de ano e fui exonerado :( porque me formei em dezembro e meu diploma não está pronto ... e o pior nem tinha estudado tanto assim .. mas acredito que proximos virão e o exito tbm !!! Blog legal .. vem me visitar ? :D

    http://meumundinhoinsanowill.blogspot.com/

    te espero la ok abrç.

    ResponderExcluir
  15. acho que a maioria das pessoas de classe média pensam como eu: estabilidade, no país em que vivemos, é tudo. Vale a pena gastar um tempo estudando pra ter um emprego pra toda vida, bons salários, chance de crescimento, plano de carreira, etc. eu estudei seis meses com afinco, só o que era debilidade (no meu caso raciocínio lógico/matemática) e graças a deus entrei. Acho que além do que você falou de disciplina e dedicação, é fundamental tem bom senso, pra passar em concursos, senão não tem cursinho que resolva!

    ResponderExcluir
  16. Minha posição: desanimei GERAL de concursos.

    Duas vezes classifiquei e fiquei esperando ser chamado....já testemunhei gente que passou milagrosamente na frente, o que ja rendeu ações judiciais q não deram em nada...

    Decidi advogar pra vida toda mesmo...mas não usem meu exemplo pra desistir nao.

    Belo texto, rapaz!

    ResponderExcluir
  17. Este ano irei estudar muito para concurso público, gostei do post. parabéns!

    ResponderExcluir
  18. Primeiramente há de se pensar muito e se perguntar: vale a pena, mesmo, passar num concurso público? É isso que quero?

    Antes de se tomar essa decisão é preciso pesquisar o lado de lá, ou seja, o lado de quem já está trabalhando para o governo.

    Repito, será que vale a pena? A hierarquia é meio conturbada, plano de carreira normalmente não existe, aumento salarial é demorado...enfim, pra quem quer estabilidade profissional - financeira inclusa - vá em frente, pesquise bons cursinhos, pesquise, pesquise e pesquise e boa sorte.

    Como disse no início, há de se pensar muito bem antes.

    abs,
    seuanonimo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Os empregos públicos são tão concorridos pela estabilidade e facilidades que possuem.
    Infelizmente, para alem de difíceis de se conseguir uma vaga, dão prioridades, o que dificulta e muito para os jovens, que estão a começar a vida, e principalmente a possibilidade de se passar, e não saber quando seremos chamados a ocupar a vaga...
    É mesmo muito complicado!

    Beijinhos

    ---
    www.jehjeh.com

    ResponderExcluir
  20. so pa passar nervoso! mto dificil e nunca vai bem! so tentando! acesse


    Site da NET | Poratal de Novidades

    ResponderExcluir
  21. O que eu sei é que, hoje em dia, muitos querem o tal do "emprego público".

    - Por que? - eu pergunto.
    - Ah, pra ter estabilidade e ganhar bem!

    É por isso que o serviço público é essa coisa porca. Ninguém pensa que serviço público é ... pra servir o público! Só pensam em seus próprios interesses e em se dar bem às custas do Estado. E ainda há quem reclame dos POLÍTICOS!

    ResponderExcluir
  22. Vc anda estudando demais para os concursos e postando de menos aqui no blog... Eu comentei aqui dia 31 e até agora nada? Vamos trabalhar mais aqui menino, seu blog é tão legal e vc escrve muito bem!!!!

    ResponderExcluir
  23. tudo que fizer com dediação e afinco lhe renderá frutos! o certo e ser paciente e persistente!
    dei risada da mudança brusca de assunto no final, passando de estudos em concursos para as lutas do UFC hauhuhahua
    http://medicinepractises.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. As pessoas veem cargos públicos como garantias de trabalho digno pro resto da vida. E elas tem razão! Atualmente, em uma empresa privada, não se tem mais garantis de nada (infelizmente!); o que prevalece nesses locais é a lei do mais forte e do mais esperto (esperto no sentido de sacanear os outros...).
    Em se tratando de concursos, o preparo é essencial mesmo. Em uma disputa acirrada, vence o mais bem preparado e é preciso fazer por onde se manter à frente!
    Cursos são válidos, mas é preciso admitir também que há muita picaretagem nesse meio...
    Beijo, Samir!

    ResponderExcluir
  25. o que mata é a preguiça kk'
    te seguindo colega segue de volta

    http://desabafodeumalunatica.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  26. Excelente post. Gostei muito mesmo, ainda mais porque nesse ano irei fazer um concurso público.

    "Se você quer chegar a um lugar no qual a maioria não chega, precisa fazer algo que a maioria não faz."
    Adorei essa parte, é bastante motivadora!

    Parabéns pelo blog, é muito interessante. Estou seguindo! :)

    ResponderExcluir
  27. Que coincidência: meu post de hoje fala sobre concursos públicos...

    ResponderExcluir
  28. Muito útil essa sua postagem! Tenho vontade de fazer concurso por causa da estabilidade. Mas, pode ser que não sejá tão bom quanto eu pense. Aliás, eu mesmo estudando muito não gosto de provas. Eu vico muito mal antes delas por causa de ansiedade. ...rsrsrs...
    Muito obrigado por escrever sobre concursos. É bem relevante o que você escreveu. E concordo com as frases no fim do post! =D

    Grande abraço!

    http://neowellbloglove.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  29. Meu nome é José Raimundo Santos Souza, se alguém copiar meu nome e por no google entre aspas verá em quantos concursos eu já passei, mas não desistir. O problema é que como eu passei parte da minha vida estudando, eu fiquei socialmente pobre, o que dificutou a entrada na iniciativa privada, pois hoje o que vale é o QI, quem indica. Ai uma pref. municipal chamou, depois o TRIBUNAL DE JUSTIÇA, sou tecnico judiciario. Não desistam, mas também não se isolem muito do mundo, meu erro. Mas hoje sou feliz.
    www.chesstempo.com.br

    ResponderExcluir