sexta-feira, janeiro 14, 2011

Fatalidade não, Irresponsabilidade.

Fonte: R7.com
   Como todos tem acompanhado na TV, com a chuva dos últimos dias, mais uma vez a história trágica se repete, dessa vez a maior tragédia climática da história do país. Cinco Cidades situadas na região serrana registraram mortes em decorrência das fortes chuvas, mas esse é o ponto onde quero chegar, será mesmo que essas mortes são apenas ocasionadas por essa forte mudança climática,  ou gira novamente em torno da incompetente e falha da gestão do Governo durante todos esses anos ?
 
   É muito bonito ver  essa união que as pessoas fazem  quando há um fato trágico, uns ajudando os outros, tentando angariar fundos para as vítimas, mas e o que está por trás disso não pode ser deixado de lado, que nada mais é, do que mais uma demonstração não da  falência, e sim, incompetência do poder público, afinal, um estado que dá mais de 10 mil de aumento para os representantes do povo não pode estar falido. Ano após ano, a história se repete, absolutamente nada muda, lembram do ano passado no morro do buma e em Angra dos Reis, onde várias pessoas morreram ? Então, vocês também se recordam do discurso feito pelos prefeitos, governadores, secretários e presidente ? Eu também, e por isso  não me conformo e não aguento mais ver nenhum especialista ou político falando sobre esse novo caso, pois vários deles ainda tem a cara de pau de dizer que as coisas estão melhorando e isso é mais um fato isolado.
  
   Chegam a ser ridículos os discursos e explicações dadas através da mídia. O que dizer da atitude do Governo Federal em autorizar a liberação do FGTS para os trabalhadores desses municípios ?  Ao meu ver, deprimente, o que as famílias que perderam tudo, inclusive seus familiares irão fazer com no máximo R$ 4.600, e se conseguirem fazer algo, e depois, para recomeçar suas vidas, de onde irão tirar mais dinheiro? Ah, vão esperar mais de um ano para receber o aluguel social miserável, que até hoje muitas famílias vitimadas estão esperando. 
                                       
 
Fonte: R7.com

   
    Várias pessoas elogiando as prefeituras e a Presidenta Dilma por ter sobrevoado ou ído até os locais afetados, o  que é isso? Não estão fazendo mais do que suas obrigações, até porque é o mínimo que podem fazer depois de terem por vários anos, deixado esses mesmos locais abandonados pelo poder público. Concordo que pela falta de educação de muitos cidadãos com os locais onde moram, ajudam a ocasionar, piorar esses momentos, ao jogarem lixo nas ruas, rios, valas, enfim, não cumprindo com o seu papel. Outra ponto, são os que dizem que não se pode culpar ninguém por uma fatalidade como essa, pelo contrário, deve-se culpar várias pessoas pela falta de responsabilidade e pelo descaso. Uma das coisas que mais são ditas é que não se deve sacrificar, por exemplo, os atuais governantes das cidades atingidas por estarem a pouco tempo nos seus cargos, mas isso tudo só acontece justamente por isso, cada um tira o seu da reta, e no fim a culpa é sempre daquele que não mais ocupa uma função pública.
                                
Covas para enterro coletivo. (R7.com)

   O  Governo Federal através da Presidenta Dilma, já está dispónibilizando bilhões de reais para o Estado do Rio, a fim de amenizar os estragos. Por que isso não foi feito antes pelo seu tão querido Ex-Presidente Lula, para fazerem trabalhos de prevenção?  Talvez porque não fosse interessante para ganhar alguns pontos nas pesquisas, a única explicação que não engulo é a de que não poderiam imaginar tal possibilidade destes fatos ocorrerem, sendo estes frutos de uma mudança climática e tragédia natural. Tentem explicar isso para as famílias das mais de 500 pessoas mortas por essas chuvas. Tô de saco cheio de ouvir sempre as mesmas desculpas, podem reparar, são sempre as mesmas, fatalidade, culpa das ocupações indevidas feitas pelos moradores, culpa dos governos anteriores, ou seja, ninguém assume a responsabilidade. Essas coisas ocorreram, pois durante anos não foram feitas as obras necessárias para combater o já anunciado aumento do volume de chuva, bem como as fiscalizações proibindo as construções irregulares.
                     Vídeo mostra mulher sendo salva.
  
    Por fim, atrás de todo esse jogo político, estão milhares de pessoas, cidades e municípios esquecidos, abandonados pelo poder público, sem saneamento básico, moradia descente, coleta de lixo regular, políticas públicas para conscientizar os indivíduos, aconselhando-os e explicando o porque de não ser permitido fazer isso ou aquilo. Quero saber de vocês, o que acham tudo isso ? Ao meu ver, enquanto tiverem combatendo os efeitos ao invés das causas dos problemas, nada se modificará.


Postos onde fazer doação? É só clicar no Banner e será encaminhado a lista dos locais.



doações na região serrana

39 comentários:

  1. FALOU TUDO
    COISAS ASSIM PODEM SER EVITADAS
    FALTA DE ESTRUTURA...TUDO PRECÁRIO..DÁ DO QUE DÁ.

    ResponderExcluir
  2. falou tudo mesmo, falta de estrutura ai acaba com tudo mesmo, cade a responsabilidade... belo blog!!

    ResponderExcluir
  3. concordo...falta de planejamento e phoda

    ResponderExcluir
  4. Realmente é lamentável mais uma vez temos que assistir ao noticiário sabendo que muitas vítimas poderia ter sido poupadas em função da falta de organização e planejamento do governo...O que fazer? Sinceramente, fora o voto consciente e indignação, não sei...

    ResponderExcluir
  5. cara, pah ser sincera, esse assunto jah tah batido demais1
    aff jah cansei de ler isso no blogspot!
    gente, ñ tah na hora d kestionar, e sim de ajudar, formulem aih algo pra ajudar1
    a catástrofe já foi feita.!



    http://diariodagarotadevariasfaces.blogspot.com/
    sigo quem me segue e retribuo comentários

    ResponderExcluir
  6. As pessoas se sensibilizam ... e... Só, tudo volta ao normal, NINGUEM FAZ NADA, ai acontece de novo e .... NINGUEM FAZ NADA e assim caminha a "humanidade"

    ResponderExcluir
  7. Samir, às vezes eu penso que humildade do povo é tão grande, que as pessoas, em meio a uma tragédia dessas, se veem engrandecidas pela presença das autoridades, como você relatou a respeito do governo e da presidente estarem dando assistência.
    Complicado assistir a este tipo de situação no Rio todos os anos, nos meses de chuvas...

    ResponderExcluir
  8. Para quem falou acima que essa é a hora de ajudar, eu concordo, mas se atentarmos só para o efeito que foi o desastre causado, ajudando os vitimados, nos próximos anos tudo continuará sendo a mesma coisa. A hora é de ajudar, mas se não forem cobradas atitudes futuras,preparemos então um fundo destinado a arrecadar dinheiro todo ano para as vítimas das enchentes.

    ResponderExcluir
  9. POIS É, SAMIR... FIQUEI MUITO TRISTE COM TUDO ISSO!!! TENHO PARENTES QUE MORAM EM PETRÓPOLIS (uma das cidades serranas atingidas) E GRAÇAS À DEIS, ELES NÃO FORAM AFETADOS EM NADA! SÓ FICARAM SEM LUZ DURANTE UM BOM TEMPO! E NÃO DÁ PRA SE LOCOMOVER POR ALGUMAS RUAS PORQUE FICARAM ALAGADAS...

    MAS DE FATO, A CULPA É DO GOVERNO ESTADUAL QUE PREFERIU INVESTIR EM 15 REFORMAS NO MARACANÃ EM MENOS DE 5 ANOS, GASTOS EXORBITANTES EM OBRAS PARA AS OLIMPÍADAS E PARA A COPA, E MAIS DE UM BILHÃO(!) EM EVENTOS COMO O ROCK N RIO E OUTROS MAIS. QUER DIZER? É A VERBA DE TODO UM ESTADO EMPREGADO MAL PRA CARAMBA, QUANDO NA VERDADE, ERA PRA SER GASTA COM SANEAMENTO, CONSTRUÇÃO DE ANTI-BARREIRAS, ESTRADAS MAIS ASFALTADAS, CONDIÇÕES DE ESGOTO PARA AS ÁGUAS DA CHUVA ESCOAR, ENFIM, FOI UM DESCASO E UMA IRRESPONSABILIDADE (como vc mesmo falou) QUE QUEM "PAGA" AGORA, E NA PELE, É O CIDADÃO CARIOCA QUE SÓ QUER MORAR E VIVER NUM LUGAR SEGURO.

    FIQUEI COM MUITA PENA DOS ANIMAIZINHOS TB!!!

    ENFIM, ALGO QUE PRECISA URGENTE SER ANALISADO, VSTO E LEVADO MAIS A SÉRIO POR ESSAS AUTORIDADES ALTAMENTE DESPREPARADAS.

    Desculpe o desabafo!

    Abs!!!
    www.vemaquinomeublog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Concordo com você Marcel, não precisa se desculpar, o blog está aberto justamente a isso, pessoas dizerem o que pensam. Também possuo muitos parentes que moram em Petrópolis, mas não foram afetados diretamente por esse problema.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  11. IRRESPONSABILIDADE... NEM MAIS MEIA PALAVRA


    www.assimdeveser.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. É engraçado ver tudo isso depois do acontecido...geógrafos sendo entrevistados, é quase unânime: "Era por causa do acúmulo de lixo" ou "Era um local propício a tal". PORRA, então por que diabos não fizeram ou falaram nada? Bando de inúteis.
    Eu moro em Petrópolis, mas ainda bem que não moro no bairro de Itaipava (local atingido), moro no centro :D

    ResponderExcluir
  13. Uauu, tenho prazer em seguir seu BLOG, postagem perfeita!
    Cenas chocantes, emocionei!
    Parabéns!

    Nesse Brasil falta tudo, e falta mais ainda vergonha na cara desses políticos que só olham o seu EU! Choram pra aumentar em R$ 30,00 o salário do trabalhador que rala ás vezes 7 dias na semana, pra ganhar um salário mínino. Enquanto aumentam seus salários absurdamente, é auxílio combustível, auxílo telefone celular, auxílio isso, aquilo. Tá faltando o auxílio pra comprar o óleo de peroba! Bando de malditos!

    ResponderExcluir
  14. Samir valeu por passar lá.Ainda tô no começo,só faz uns 5 meses que tempo o blog.
    Concordo com tudo que você disse,é uma falta de respeito,irresponsabilidade,e ética.É difícil mesmo ver políticos sendo éticos com nós eleitores,mas a ponto de deixar com que cidades sejam destruídas e vidas sejam acabas,isso é vergonhoso.E passa ano vem ano,é sempre a mesma coisa,e quando vai mudar?Talvez quando algum deles sintir na pele a dor de perder um parente,ou algum objeto material!
    Eu estou imprecionado com esses governates que temos,não tomam atitudes firmes,que possa sanar esses problemas,afinal,são eles que administram essas cidades,estados,e são eles os responsáveis pelo planejamento da urbanização.
    Que essas pessoas possam ter dias melhores,e que isso possa passar.
    Parabéns pelo blog,escreve muito bem.Se tiver twitter me segue @alex_taquino ,escrevo umas bobagens lá,mas é bem legal.E facebook - http://www.facebook.com/alextaquino

    ResponderExcluir
  15. Concordo contigo, eles sabem que todo acontece essas tragédias e nunca tomam providências sérias e concretas.

    ResponderExcluir
  16. Isso é uma inrresponsabilidad das autoridades se repete td ano e o pior q nao vai cabar pq depois q passa a trajédia td mundo esquece, parabéns pelo fato aboradado!

    http://juniorchicleteiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Concordo com você cara, isso se repete a todo ano e não vemos quase nada para ser evitado!!

    http://wwwoqueeufalo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Bom, vejamos.
    Não podemos esconder ou deixar de lado a ideia que isso tem, sim, a parcela de culpa do poder público. Mas, a culpa pode ser de cada um de nós que escolhe esses determinados representantes. Muitas pessoas moram nessas aulas de risco não pq querem, mas pq é o unico lugar que possuem... na minha opinião, isso se deve ao baixo nivel de escolaridade da população, o que leva a uma situação dessa.. Talvez se as pessoas se preocupassem não spo com o hoje e vissem o futuro como algo realmente importante, um número menor de pessoas morreria por morar em áreas tão ruins..
    O meu recado é que as pessoas pensem no futuro mutuamente.. talvez tenhamos um mundo melhor"



    Adorei seu blog, parabéns'
    estarei seguindo..
    abraços

    ResponderExcluir
  19. É muito triste tudo isso que está acontecendo!!!

    ResponderExcluir
  20. Falou tudo! Sério, tudo mesmo!
    Todo ano, ocorre a mesma coisa, em regiões como essas. E todo ano o governo não faz NADA. A culpa não é das pessoas que moram nas regiões de risco. Eu acho que elas não tem dinheiro para se mudar. E por que o governo não pode fzer algo a respeito? Para mim, o grande culpado da história toda, é o governo.
    Prabéns pelo blog e pelo post!
    Abraço!

    Comente no meu blog também:
    http://enricows.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Olá Amigo.
    Estamos passando dias de muita tristeza!!!
    Post publicado na Teia.
    Até mais.

    ResponderExcluir
  22. Oi Samir.

    Realmente é terrível ver o descaso das autoridades nada competentes que tentam se desculpar e encontrar culpados qndo deveriam trabalhar para que isso não se repetisse mais.

    Parabéns pelo post completo!

    Bjo

    http://i-likemovies.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. Acusar não resolve. A tragédia já aconteceu. Pessoas perderam a vida e nada vai traze-las de volta. Culpar as autoridades é como assinar atestado de burrice, pq quem as elege somos nos mesmos.

    Cada um deveria fazer é uma reflexão e perceber que estamos tão ocupados com nosso proprio umbigo no dia a dia que não fazemos nada para melhorar.

    Infelizmente usamos sempre esse artificio de lavar as mãos, nada mais hipócrita.

    O dia que o povo passar a se preocupar menos com novela, futebol, carnaval, big brother, etc e procurar se politizar e aprender a escolher melhor seus governantes, e cobrar ATIVAMENTE tudo o que foi prometido, talvez melhore alguma coisa.

    bjos (em lagrimas)

    ResponderExcluir
  24. Olha sem palavras, acompanhando pela TV e vendo o sofrimento que essas pessoas estão passando. Só desejo que tenha a força de Deus para poderem recomeçar de novo
    www.omicomedia.com

    ResponderExcluir
  25. Todo começo de ano tem um tragédia de enchente coisas assim poderia ser a evitada se os políticos fizessem o seu trabalho direito.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  26. Pra mim tem dois lados críticos aí, o plano de governo local, permitindo a morada em áreas de riscos e a população não seguindo normas de segurança e fazem coom que todos os verões aconteçam as mesmas desgraças e só sobe o número de mortos, parece que se transformam em contagem, isso é surreal e desumano, a solução deve ser re-ativa e prever qualquer algo do genero, porque vai passar anos e anos e tudo acontecerá de novo. Belo post !!!

    ResponderExcluir
  27. As pessoas só tomam atitudes depois que a coisa toda vem abaixo, e no Rio de Janeiro veio literalmente tudo abaixo não foi feito nada durante anos, e com a chuva a coisa se complicou ainda mais !!



    [link]http://maumoreiraa.blogspot.com/2011/01/felicidade.html[/link]

    ResponderExcluir
  28. é muito comovente ver essas imagem, mas o homem não tem medo de brincar com a natureza, ela não é vigativa, mas ela se recostroi, estou de luto pelas vítimas...

    ResponderExcluir
  29. O problema cara é que tanto os governantes quanto a população só lembram destes problemas quando está chovendo, passam o ano todo entupindo boca de lobo, degradando o meio ambiente, e os governantes não cuidam da cidade, quando chove aí ficam com as mão atadas.
    Visite meu blog cara dá umas clicadas nos anuncios eu cliqueis nos seus. Fui
    http://descansandoamente.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  30. Ótimo post e excelentes argumentações do leitores (já disseram tudo).

    Queria uma forcinha aí: relezetwal.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Hj resolvi fazer uma postagem e por coincidencia era sobre esta fatalidade, mas em versos soltos, rimas descompensadas... deixo por sinal o meu convite para que possa visitar meu blog e ler...

    www.casillerodelkris.blogspot.com

    o que me chama atenção diante da situação é sem duvida que se trata de uma fatalidade, esta que poderia ser evitada. A principio, vemos uma politica de auxilio a estas vitimas, no topo, uma devida obrigação, como vc mesmo disse, mas em se tratando de um 'novo governo' o que nos resta é torcer e cobrar, claro, uma politica nova de fato... para que 'acidentes' como estes não se repitam. afinal, chegou a hora de dar um basta nesta problematica tão recorrente, são vidas, ou melhor, são muitas mortes.

    ResponderExcluir
  32. Tem selo para vc lá no meu blog!
    Pegue o que já não tiver!

    ;D

    ResponderExcluir
  33. Nao digo que seria facil abandonar sua casa com tudo dentro, mas enfim, eu penso que seria melhor que morrer, mas a pergunta é: por que que deixam as pessoas contruir nesses lugares?

    ResponderExcluir
  34. Falou TUDO !
    Pena que morreraM tantas pessoas na regiao serrana... =(=(=(=(=(

    ResponderExcluir
  35. Muito triste o que aconteceu com o rio, mas você tem razão..
    http://projetosdeumlouco.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  36. E o pior é que tudo isto acaba sendo um resultado desta irresponsabilidade e anseio por votos... falta pensar a longo prazo.
    Tudo isto - com certeza - poderia ter sido evitado!

    ;P

    ResponderExcluir
  37. Me pediram para indicar meus blogs favoritos para ganhar selos de qualidade, e eu indiquei dentre outros, o seu. Se lhe interessar passa lá no meu blog e veja. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  38. Deixei um selo pra voce lá no blog, por seu blog ter PONTO DE VISTA..


    www.assimdeveser.blogspot.com

    ResponderExcluir
  39. Samir, sobre o post, depois de todos esses comentários, só parabéns para você. Muito bom!

    Vou só dizer que, tudo isso que aconteceu ali no Rio, lembrou-me o descaso com a linda BH mineira. Morei lá há muitos anos (durante uns cinco anos) e, ano passado, atravessei-a pela br, indo ao ES. Gente!!! O que é aquilo que eu vi?!!! Como que a prefeitura deixou que as pessoas construíssem barracos à margem da br? Literalmente, abre-se a porta e se coloca o pé na br! UM ESCÂNDALO E UM DESRESPEITO COM AS VIDAS QUE ESTÃO ALI!

    Quem é que está cuidando da minha linda BH?

    Mineiros, por favor, aquela periferia de BH está matando. Vocês não vão fazer nada?

    Abraços.

    ResponderExcluir