domingo, janeiro 23, 2011

Precariedade do transporte público.

Só falta isso.
   Com a vitória do Brasil para sediar as olímpiadas e copa do mundo, muito tem se falado na necessidade de melhorias que deverão ser feitas em diversos setores, e entre eles, estão os transportes públicos, sobre o qual iremos debater. Não é novidade alguma, dizer a precariedade em que se encontra tal setor em nosso país, mais especificamente no Rio de Janeiro, pois é o local onde resido. Há anos temos de conviver com os projetos e promessas que não saem das maquetes ou dos papéis, sempre com os dizeres de que os trabalhos estão sendo realizados a médio e longo prazo, mas como já fazem mais de 10 anos que ouço isso, algo já deveria ter sido concretizado.
                                          
                                                            
   Todos os dias, milhões de trabalhadores e estudantes, têm de conviver com as péssimas condições dos ônibus, trens e metrôs, fazendo com que a rotina de cada um fique ainda mais cansativa, saturada, afinal, ninguém pode permanecer sem stress ao ter de enfrentar dioturnamente esses transportes lotados, caindo aos pedaços, e em pouca quantidade, vez que o número não é suficiente para atender às necessidades dos cidadãos. Durante toda campanha eleitoral, muito se disse e prometeu em relação a tais melhorias nos transportes públicos, sempre visando os eventos esportivos que irão ocorrer em 2014 e 2016. Tudo bem, mesmo que isso ocorra, e até lá, como ficarão durantes esses 4, 6 anos, cada indivíduo que precisa desses utilitários? Ah, isso não importa, até porque todos que tinham de ser eleitos já foram e estão garantidos por mais 4 anos.

                                                                  
   Outra "ideia genial" está sendo implantada no Rio de Janeiro, a mudança nas cores das frotas de ônibus para padronizar, sendo que além das cores serem ridículas e de péssimo gosto, em nada influenciará. Ao invés do gasto destinado a essa modificação, muito bom seria se aumentassem a quantidade dos ônibus e consequentemente, diminuíssem os intervalos de tempo entre eles, mas não, caso forem perguntar para qualquer representante do Estado ou prefeitura, irão dizer que isso também está sendo feito, mas onde? Na prática não é o que as pessoas veem e dizem. Obviamente, deve ser ressaltada a boa iniciativa, ao qual dizem estar sendo feita, da implantação de câmeras de vídeo, tacógrafos eletrônicos e o uso do rastreador GPS para acompanhar a movimentação das frotas.
É né?! Risos
                                              
                                                  
   Sem mais para o momento, novamente todos ficam na expectativa de que os compromissos assumidos sejam cumpridos, mas não pensando nos turistas que irão frequentar as cidades do Brasil durante um período, mas sim, em cada um dos moradores que nelas residem, convivendo com essa situação deprimente há decádas. Fato é, será mesmo que pelo menos, até a Copa do Mundo e Jogos Olímipicos os problemas dos transportes públicos estarão sanados, ou farão o mesmo que fizeram no Pan-americano de 2007, no Rio de Janeiro, onde a área destinada para o evento estava coberta de segurança e bons transportes, enquanto o resto da cidade, em estado precário, como se tivessem isolado a parte podre da cidade.

28 comentários:

  1. A situação dos transportes publicos de hoje estão deploráveis.
    Não simente o trem/metrô, mais também os ônibus.

    ResponderExcluir
  2. Os Transposrtes públicos não só no Rio, mas acredito que na maioria do Brasil a situação é precária, chegando a ser insuportável, e infelizmente que não tem o poder aquisitivo para poder ter seu próprio transporte, fica refém das péssimas condições do transporte público.


    Grande Abraço.

    www.bloginoportuno.blogspot.com

    Bons ventos!!

    ResponderExcluir
  3. Lamentavel a situação do brasil , eu realmente acho que nao estavamos preparado pra olimpiadas , paises com muito mais infra-instrutura tanto no transporte como em outras coisas , foram deixados de lado , é triste , estou torcendo pelo melhor , mas tenho um mal pressentimento sobre isso

    ______________________
    http://blog-do-binao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. que bom que moro em cidade pequena

    nunca ando em onibus sujo/velho/ cheio

    ResponderExcluir
  5. Kara eu fico torcendo que seja uma ótima copa e olimpíada , mas sinceramente temos que mudar muita coisa.

    ResponderExcluir
  6. O metrô em Recife é tranquilo, mas o tal do ônibus de integração é um verdadeiro pandemônio. Quando estive no Rio um colega que morava lá na época comentava que era melhor pagar R$ 20 numa viagem de táxi doq andar como boi no metrô, achava exagero, até ver uma reportagem na globo.

    Mudanças são necessárias

    ResponderExcluir
  7. Samir meu amigo, eu quero ver é se o Brasil vai fazer as melhorias para sediar copa e olimpíada e quanto isso vai custar para o noso bolso! Muito boa sua postagem, denunciativa e com bom humor!

    ResponderExcluir
  8. A iniciativa apesar de atrasada é válida e necessária, mas é deprimente se importarem mais com o externo do que com o interno, há quantos anos não há essa decadência? E so veio a mudar (a romessa de mudança) com um evento de grande porte, trsite essa realidade, mas fica a questão tbm e dps dos jogos? Será tudo mantido?

    ResponderExcluir
  9. Pra começar, um excelente tema, resultando em excelente artigo!
    Já trabalhei com transporte público, em diretoria de empresas, e confirmo que a coisa é caótica. A questão da troca de ônibus somente omite os nomes da empresas, mas não vejo como facilitador para o passageiro (contrário a isso: vai confundi-los a partir do momento em que todos estejam iguais!).
    Há muito pra ser feito, não somente em modernização, mas até mesmo em organização. A coisa beira o caos, Samir!
    Adorei a primeira imagem que você usou pra ilustrar o post!
    Agradeço os selos. Publico essa semana ainda. BJ!

    ResponderExcluir
  10. Vão se importar em "fazer" algo realmente no último momento em que tudo sairá pela metade... É difícil até pra imaginar...

    Muito bom seu blog!!
    Abraços e boa semana.

    ResponderExcluir
  11. O bom de cidade pequena é não sofrer com isto!
    Mas, esta situação há muito deveria ter sido reestruturada... Ainda mais agora com as olimpíadas!

    ;D

    ResponderExcluir
  12. É mesmo uma barbaridade a condição dos tranportes publicos aqui no brasil, alem de exorbitantemente caros as condições são precarias ate mesmo quanto a falta de higiene... se isso não se resolver, o que eu tenho certeza que não vai acontecer, vamos ficar muito mal visto internacionalmente, ainda masi quer dizer... Change Feelings

    ResponderExcluir
  13. Cara, aqui no Rio, isso é mesmo um sério problema...! O transporte público, dominado TAMBÉM pelos transportes alternativos, é uma MERDA GIGANTE e além de intupir as ruas com um tráfego insuportável, faz com que tememos até por nossa segurança, já que a falta de mais carros para distâncias maiores, acarreta uma superlotação de ônibus, trens e metrôs que vão com gente saindo pela janela.

    Isso precisa urgente MUDAR...!!!

    ResponderExcluir
  14. E como faço para ser um parceiro do seu Blog???

    Visite o meu! http://leia-atentamente.blogspot.com

    E deixe-me um recado em contatos!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  15. Oi Samir.

    Realmente o transporte público no Brasil precisa melhorar muito, não só porque o país sediará a Copa do Mundo e as Olímpíadas, mas para que a sua população tenha uma condição de transporte mais decente, já q paga tantos impostos!!!

    Parabéns por mais um post de opinião muito bem elaborado!

    Super bjos

    http://www.i-likemovies.com/

    ResponderExcluir
  16. Indiquei este seu post para minha irmã... Ela adorou! Disse que lembrou dos tempos dela morando em Santa Maria/RS.

    ;D

    ResponderExcluir
  17. Cara, sei exatamente como é. Passo por isso quase todo dia -exceto nas férias, senhor, graças a deus- desde 2008. A primeira foto é a SIMULAÇÃO do que acontecerá. SÉRIO.

    Abraço! ÓTIMO post cara, vou seguir.

    http://anpulheta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. quem depende passa mal...e é algo tão básico!!

    ResponderExcluir
  19. quando eu morava em sp sofria muito com os transportes... aqui onde moro hj é sossegado!

    Obrigada pela visita ao meu blog!

    bj

    http://seenovidadeeuquero.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. O transporte público daqui de Porto Alegre é bom!!!

    ResponderExcluir
  21. e o pior de tudo é os caras aumentarem o preço sem melhorar nada ..... revoltante demais.

    ResponderExcluir
  22. Todas as grandes cidades brasileiras sofrem desse mesmo problema. Não é algo novo e a solução também não é. Mas é que desviar verbas e empurrar o importante "com a barriga" realmente é mais fácil.

    Bom texto. Beijos!

    ResponderExcluir
  23. ser una vergonhita

    http://www.tabernadoviking2.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. Falar o que... Transporte público em qualquer cidade grande do Brasil é uma vergonha absoluta!
    (curti as imagens)
    Um abraçO!

    ResponderExcluir
  25. Ai, delícia, vivo agora numa cidadezinha do interior com apenas 18.000 habitantes.

    Brasília, Samir, comparada ao Rio, evidentemente é uma cidadelazinha, mas já nos incomodava o trânsito com businaço e a onda de sequestros-relâmpago.

    Descobrimos que existe vida fora do "circuito dos estressados". Veja, pelas fotos que você postou, se isso é vida que se chame vida?!

    Abraços sempre afetuosos.

    ResponderExcluir
  26. O transporte público é um grande engodo, pois você paga passagem para usa-lo e ainda por cima é uma merda! Como algo pode ser público se tenho que pagar por isso? Hospital público daqui a pouco vai começa a cobrar também! Só falta né?!

    ResponderExcluir
  27. É exatamente como disse o Guilherme acima... Pagamos pelo transporte, e não temos conforto nenhum.
    O certo seria não pagar então. Garanto que os altos impostos que pagamos já seriam suficientes pra manter o transporte do Brasil todo.

    ResponderExcluir
  28. muito bom seu blog.. fala de coisas realmente corretas.. foi muito bom vc escrever sobre transporte, é um tema bem social. tudo de bom pra você :)

    ResponderExcluir