sexta-feira, outubro 22, 2010

Brasil: O país dos Reis, Príncipes e bobos.


Resolvi na semana em que o ex-jogador Pelé faz aniversário, escrever sobre o mau uso da palavra "REI" no Brasil, onde aqui, esta é utilizada para vangloriar de forma muitas vezes exagerada, pessoas que se destacam em algum seguimento. Dentre vários exemplos que podemos citar, temos: "Rei Pelé", "Rei Roberto Carlos", "Príncipe Kaká", "Imperador Adriano", e os bobos, afinal, não podia deixar de completar a corte , e esses são os integrantes do povo. Num país, onde milhares de pessoas passam fome, possuem necessidades especiais, trabalham ardoamente para se manter, ao invés de vangloriarem por exemplo, as várias instituições sérias que temos espalhadas por todos os estados, as organizações não governamentais, os educadores, os profissionais sérios da segurança pública, as pessoas que mais precisam dão atenção aos falsos Reis, os quais em sua maioria não observam nada além do seu próprio nariz, fazendo-se enriquecer pela ignorância de grande parte da população. Um Rei, nada mais é do que um chefe de estado, é o segundo maior título soberano. Entretanto, no Brasil, esse título é passado a qualquer um, mesmo que este, em nada contribua para o desenvolvimento da sociedade ou ao menos de um determinado setor. Vamos pensar melhor no significado e representação que as palavras têm e não sair por aí utilizando-as ou atribuindo-as a pessoas que não as merecem.

31 comentários:

  1. Corretissimo meu companheiro achei muito interessante seu blog. e acho que devemos começar sim uma mudança no modo de pensar e no ponto de vista que nos temos sobre o mundo

    ResponderExcluir
  2. Aristocracia, do grego "aristós": o melhor. O aristocrata é o melhor entre os melhores e, portanto, aquele que possui capacidade de governar.

    ResponderExcluir
  3. Interessante postagem.. Mas só concordaria se eles fossem politicos..rs Não vejo problema algum em chamar um idolo de "rei", assim como nos EUA a Madonna foi por muitos anos a "Rainha" do pop.. Elvis.. enfim...

    ResponderExcluir
  4. Falou tudo meu brother, no brasil faltam mentes para criticar os seguimentos apresentados e usei a letra "b" minuscula sabendo o que fazia, não merece meu destaque o país atual, alguém vem com guitarras desligadas e voz de gemido e fica famoso (restart)... na época do tiririca calça colorida era brega agora é moda, o povo vem e diz créu,créu, créu e colocamos a dançarina na tv

    Qualquer um aki mais "arrumadinho" É REI

    mas Rei de que reinado?

    ResponderExcluir
  5. Não acho certo eles ficarem tratando eles como rei.. se na vdd eles nem são.. mas eu acho q é uma forma d elogio somente.. q nem o michel jackson é o rei do pop, o Elvis o rei do rock, a Madonna a rainha do pop..!
    O q me irrita msm akii no Brasil é o q o carinha ali de cima disse.. na época do tiririca calças coloridas era brega demais.. agora é moda com o restart fingindo q canta e q toca guitarra acababando literalmente com a fama do rock nacional..!
    Curty *--*

    ResponderExcluir
  6. Concordo com cada palavra que vc colocou Samir... Essa historia de ficar vangloriando artistas, chamando de Rei, Rainha, pessoas que nem sabem que vc existe, e que nao fazem praticamente nada para realmente mudar o país, é uma vergonha. Acho que o povo brasileiro, deveria ver esses artistas como simples pessoas só tem o trabalho de falar frente as cameras, mais nada.... Acho que antes de olharmos para esses artistas, alguns até ja ultrapassados, deveriamos olhar para a pessoa do lado, que as vezes precisa de nossa ajuda, e muitas vezes nao fazemos nada.

    Parabéns pelo post, parabens pelo blog... to te seguindo também!!
    bjos

    ResponderExcluir
  7. não gosto dele e pra mim ele não é rei de nada.

    ResponderExcluir
  8. Concordo com você, não que colocar atributos, a quem nada faz por nos, adorei o seu, obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  9. Olá Samir.
    Concordo com você!
    Nosso país tem o costume de dar muita atenção para idolos, e quase nenhuma para quem realmente ajuda a massa.
    Seu post foi publicado na Teia.
    Até mais.

    ResponderExcluir
  10. Muito bom, Concordo em partes!
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  11. O ser humano não faz jus ao ser racional e elege ilusóriamente pessoas nomeadas por algum tipo de habilidade que foram popularizadas e não as pessoas do dia a dia que fazem sempre.... Ser humano deve aprender muito sobre quem vangloriar. Belo post, layout bem intuitivo o que facilita a navegação, enquete entrete os usuários, parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir
  12. Verdade cara o mesmo tópico de uma maneira bem diferente, eu concordo com vc em alguns aspectos, mas não vejo problema nenhum chamarem um determinado profissional que tem uma excelência mais destacada de rei,
    gostei do seu texto. Abraço.

    ResponderExcluir
  13. Foda o texto cara! Muito mesmo!
    É exatamente isso, o valor é outro e as pessoas continuam achando que essa galera é que são os tais... mas os tais são eles, que conseguem sobreviver e manter a boa índole nessa m*** de país!

    ResponderExcluir
  14. O Brasil e o mundo devia entender q só existe um rei, Jesus Cristo !
    assim com certeza o mundo ia ser melhor.


    http://pensamentos-manuscrito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Também acho porém, se você achar que mereço o título de REI acesse: http://demileto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Devia ser assim: Brasil, o país da Globo, Neymar e Tiririca.

    ResponderExcluir
  17. Muito bom seu texto! Aliás, seu blog é bem interessante! Devo sempre aparecer por aqui pra da uma comentada. Parabéns ae pela iniciativa! E se quiser, da uma passada no meu também!

    ResponderExcluir
  18. Curto tuas opinioes. Mas discordo dessa. Rei é uma palavra forte, e normalmente é para alavancar alguem q se destaca em algum setor. Acho q o pelé é rei sim, e sua história serve de exemplo para muita gente. Mostrandoq um cara q sai da merda pode se tornar alguem bem sucedido. Assim como o senna foi o rei do automobilismo. O Silvio Santos, ex camelo, virou o rei da telecomunicação, etc.

    A palavra rei, chama mais atenção e acho q é por isso q denominam ela.

    Mas concordo q tb deveriamos dar mais atenções para akele monte de outras coisas q citou.

    Enfim, menos radicalismo.

    Abss

    http://estilodistinto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Bom dia, retribuindo a visitinha.
    Já estou lhe seguindo.
    bjs

    ResponderExcluir
  20. Certas coisas são tão brasileiras. A nomeação 'gratuita' desses 'reis' é algo, no minimo, comico. Reis são aqueles que morrem todos os dias em nome da liberdade de expressão, em nome de questões ambientais e afins. Aconteceu que nosso Brasil, somos guiados por uma mídia que impõe opiniões para a população em massa, geralmente, acostumada a assistir tudo atônitos e boquiabertos. Enquanto a nossa sociedade não for formadas por pessoas como você, estamos fatigado a novos "Reis" que mais parecem Bobos da Corte.! ótimo Post! \o/

    ResponderExcluir
  21. Bela critica, concordo com vc

    http://cemiteriodaspalavrasperdidas.blogspot.com/2010/10/vestido-de-noiva-vida-e-obra-de-nelson.html

    ResponderExcluir
  22. NÉ! tb sempre pensei isso' mais o povo é cego, se engana por qualquer coisa! O problema é fazer com que a mídia se toque de tanta merda que ela faz' =X

    kissus
    www.ylaviolet.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. parabens pelo post e pelo blog. mto bom

    eu tenho um blog tb, se quiser dar uma passada lá, agradeço. hahaha.

    http://umpoucodelixotoxico.blogspot.com

    abraço

    ResponderExcluir
  24. Isso acontece no Brasil,pois como uma boa parte dos brasileiros vive uma vida de privasões e lamentações eles tem que apegar-se a algo que os deixe felizes,mesmo que por instantes.Funciona como uma droga
    Gostei muito do seu post,vou te seguir.
    visita o meu blog,falo sobre política
    http://painb.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  25. É público e notório q todos precisamos de exemplos, ídolos ou afins e chegamos mesmo a nos tornar súditos de reis depostos. Nos faltam bons exemplos! E o foco passam a ser, não o lado de dentro da pessoa, suas ações e comprometimentos e sim a vestimenta que usa ou as máscaras q colorem seus rostos.
    Povo. Rei. Nós somos frutos de um passado cheio de inglórias.
    Vou te seguir, viu?
    Gostei do q li por aqui!
    Abraços

    ResponderExcluir
  26. Eu acho que o Pelé nao é rei nenhum *o*, nao to criticando, só é minha opnião sobre ele,

    www.blogdaandrii.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. parabéns pelo blog. estou seguindo
    siga-me também
    http://modismosemmoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Agradeço a todos os comentários que vocês têm feito, podem ter a certeza de que os leio, e consigo ver através das opiniões que colocam que também estão lendo antes de postar seus comentários. Estarei sempre que possível acessando e comentando em seus respectivos blogs.

    ResponderExcluir
  29. Ola, vim comentar aqui, pois eu concordo de certa forma, Rei é aquele que pode ser Rei pq é bom, em vários setores da vida. O que ele faz na vida pessoal A SÍ MESMO, é outra história. O Pelé por exemplo...não condiz com um exemplo de vida, fora do futebol. Onde nunca reconheceu a paternidade da filha...que eu saiba, em vida, depois de morta...talvez beneficie os netos que ele também não liga. Pelo menos é o que a imprensa passa.
    Concordo com seu ponto de vista.
    A propósito sou fã da Madonna, rs, como vi auqi um comentário sobre ela, dizendo que ela foi a Rainha do Pop, veja bem a diferença, RAINHA DO POP, ou seja da música, no setor que ela atua...ela ainda é a Rainha do Pop, desculpe comentar no seu blog, mas Lady Gaga não ocupou esse posto na música. Sem querer defender a Madonna, já defendendo, pois sei a história de sua vida, ela realmente ajuda com o crescimento humanitário do planeta, principalmente de crianças carentes. Não por ter vindo ao Brasil, tomar dinheiro do Eike Batista, mas pq ela já fazia esse trabalho anteriormente.
    abraços e seguindo seu blog.

    ResponderExcluir
  30. Não se desculpe. Também concordo com você, inclusive em relação ao último fato que comentou, distorceram muito a história da doação do Eike Batista, ele não doou dinheiro para a Madona e sim para um projeto social aqui do Brasil, no qual ela também participa, assim como outros empresários.

    ResponderExcluir