quarta-feira, outubro 20, 2010

Redução da maioridade Penal, resolveria alguma coisa ?

Então pessoal, hoje quero falar sobre algo que cada vez mais vem sendo discutido, a redução da maioridade penal, que nada mais é do que reduzir de 18 para 16 anos a idade para imputabilidade penal, ou seja, ao atingir essa idade mínima, o indivíduo que cometer um ilícito penal será responsabilizado pelo código penal e processo penal. Hoje em dia, essa idade é de 18 anos, mas tramitam projetos para que haja tal redução, onde o jovem de 16 anos que praticasse um crime, não estaria mais sujeito ao estatuto da criança e do Adolescente (ECA). Porém, levo-lhes a seguinte indagação, será que se a referida idade fosse dimuída, resolveria o problema de adolescentes cometerem esses delitos que vemos com frequência acontecer? A minha resposta é não, e vou explicar o meu ponto de vista.
    Ocorre, que quadrilhas de marginais se utilizam do fato do menor de 18 anos não responder Penalmente pelos seus atos e sim pelo ECA, e com isso, em muitos casos os colocam para executar, ou efetuar disparos em suas vítimas, tendo a certeza que em pouco tempo, o mesmo estará de volta a marginalidade. Só que devemos nos atentar ao fato de que se houvesse a aprovação destes projetos, em nada adiantaria, por alguns motivos, mas coloco dois como principais, onde um deles, seria passar a colocar um garoto de 15 ao invés de 16 para cometer esses crimes. O segundo e principal, são os péssimos sistemas carcerários que temos em nosso país, no qual, o percentual de presos que conseguem se recuperar, é mínimo.


    Enfim, gostaria de falar muito mais sobre o questionamento, mas iria prolongar muito o texto. Por isso, peço que exponham suas opiniões a respeito do assunto para que possamos  debater mais sobre ele. 

16 comentários:

  1. Velho, falem oq quiserem dos EUA. Eles tem milhoes de defeitos. Sao bitolados etc. Mas pelo menos lá, os estados tem autonomia pra ter suas leis, e principalmente lá tu é julgado pelo CRIME, e nao pela idade.

    Aki os direitos humanos, bando de filhas da puta, só serve pra defender bandido. Ve se eles acolhem a mae q teve a filha estuprada. Eles vao la pra defender o estuprador. É tudo uma hipocresia, como tem no nome do teu blog.

    E respondendo tua pgta. Nao vai fazer a menor diferença. A cadeia e a febem sao a mesmoa merda. É capaz das cadeias serem ainda melhor q a febem ou seja la a sigla q tenha hj em dia.

    Pra mim bandido é bandido independente da idade. Cada um tem q ser julgado pelo crime q cometeu. Tenha 5 anos, ou 50.

    ResponderExcluir
  2. É isso aí Jim!Eu também odeio quando ficam querendo elogiar e copiar tudo dos EUA, mas entre várias coisas que devemos reconhecer deles, uma delas é o sistema carcerário, é incomensurável o nível de conscientização, de visão que eles têm à frente do Brasil nesse sentido. O único jeito que consigo enxergar para que exista uma mudança verdadeiramente significativa é investindo na educação desse país. De qualquer forma, valeu mesmo por ter dado sua opinião, será sempre bem-vinda, e estarei indo prestigiar seu ótimo Blog tb. Mas é isso, agora vou dormir pq se virar mais uma noite eu viro zumbi. Rrsrs
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. O sistema carcerário do país é horrível e acho que deveriam implantar atividades educativas que pudessem preparar o presidiário para voltar para a sociedade. Eu não sei se diminuir a maioridade penal resolveria, mas acho que deveria sim ser implantada. Os tempos e os meios mudam. A forma como uma pessoa era educada e formava seu caráter no passado não é como hoje, e vai ser assim com o passar do tempo. Acho que a lei deveria se adaptar á essas mudanças, para que assim, a justiça venha a ser feita de uma forma justa para todos.

    Parabéns pelo post.
    Visite o meu blog quando puder tá?
    http://aborboletra.blogspot.com

    Beijinhos no ♥

    ResponderExcluir
  4. Não cara. Por mesmo que mata com 30 não para na cadeia. Para mim só pena de morte para crimes barbaros resolve alguma coisa.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom Samir a sua discussão.
    Acredito que o problema não é tanto a questão da idade. Tem crianças com 10 anos que já estão no mundo do crime, e não merecem ser punidos?
    O que falta de verdade, é vergonha na cara das autoridades e na "porcaria" dos direitos humanos que defendem bandidos de alta periculosidade da mesma maneira que um coitado rouba um litro de leite num supermercado.
    Bandido (Maior ou Menor), por crimes ediondos, tem que morrer (pena de morte) e enterrar em pé para não ocupar espaço.

    Desculpe a franqueza, mas é exatamente o que penso.

    Abraço

    To seguindo o blog, se puder retribuir, agradeço.

    www.tocadowilliam.com

    ResponderExcluir
  6. É '-'
    ACHO ISSO UMA PURA SACANAGEM APESAR DE EU SER EVANGÉLICA EU ACHO ASSIM Q O CULPADO TERIA Q PAGAR PELOS SEUS ERROS NAO PRECISARIA NEM PENA DE MORTE PQ AI O CARA MORRE E PRONTO OUTRO DA FAMILIA FICA REVOLTADO E FROIDEZ TD..ACHO Q ELE TERIA Q IR PAGANDO PELO QUE FEZ APESAR QUE É INESQUECIVEL NÉ '-'
    E NAS CADEIAS NAO DEVERIA TER ESSAS MORDOMIAS TODAS PQ A PESSOA QUE ESTA LA NÃO DEVERIA TER DIREITO A NADA LA DENTRO ELES TEM QUE FICAR LONGE DE TUDO E DE TODOS PQ AI SIM O PRESO VAI PENSAR NO QUE FEZ..E SE ARREPENDER PQ SAUDADE DÓI ...

    ResponderExcluir
  7. muito bom o seu post parabéns!! eu acho valido já com 16 dar conta por seus crimes as pessoas já sabem o que faz e o que é certo ou errado, creio que diminuiria um pouco a violência porêm melhor do que isso acho que o gorverno deveria era investir mais com ações sociais, como boa educação, emprego etc pra amenizar a miseria desse país que miseria e a pobreza que influencia mais ainda esses garotos de familias carentes. Precisamos de uma tropa de elite na cola desses politicos descarados.
    abraço!!
    não deixe de ler CRUEL
    http://acaoeartehqs.blogspot.com/2010/07/cruel.html

    ResponderExcluir
  8. Fico agradecido pelos comentários que vocês têm feito. Independente do ponnto de vista de cada um, o que mais importa ao meu ver, é poder dar início ao debate em relação aos assuntos abordados. Willian, não precisa se desculpar, pelo contrário, o que pretendo aqui é isso mesmo, a franqueza de todos. Fora a Hipocrisia!

    ResponderExcluir
  9. charges bem interessantes... eu realmente n vejo uma solução para a questão... talvez mudar a lei n seja o caminho...

    ResponderExcluir
  10. muito interessante o post; cara concordo com p "Arash" aqui a cima; mudar de lei não resolvera maiis pode ajudar um monte né;
    alguma providençia alguen tem de tomar oq poucos fazem que menos ainda apoia;
    parabens pelo blogger;

    visita? http://diversao-web.com

    ResponderExcluir
  11. muiiiiiito bom o post!

    adorei o blog ;)

    http://mushroomstea.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. esse caso é bastante polêmico e deve ser bastante debatido ,mas pena de morte não resolve nada só resolve tudo com educação!

    ResponderExcluir
  13. concordo com a redução ao mesmo tempo que concordo com as imagens. Acho que não tem essa coisa de idade.. crime é crime! As "crianças" de hoje em dia são espertas demais, e um menor de 7 anos já entende muito bem e pode "responder" por seus atos. É esperto pra matar (porque eles sabem que estão fazendo algo ruim/errado) também é 'esperto' para ficar preso ou castigado.
    Porém, uma imagem diz mais que 1000 palavras. Difícil...

    ResponderExcluir
  14. Na minha opinião, cometeu crime tem que pagar, independente da idade. No entanto, tenho plena consciência de que essa medida não iria diminuir a criminalidade em um país cuja estrutura familiar, educação e sistema carcerário que recupere são utópicos.

    ResponderExcluir
  15. Interessante as charges, gostei muito do seu trab

    http://cemiteriodaspalavrasperdidas.blogspot.com/2010/10/vestido-de-noiva-vida-e-obra-de-nelson.html

    ResponderExcluir
  16. Por mim, poderiam reduzir a idade para 12 anos (ou até 10)

    abs

    ResponderExcluir