quarta-feira, dezembro 08, 2010

Insônia, fiel companheira.

                                                             


    Estava eu aqui acordado, no decorrer de mais uma madrugada, quando olhava para o relógio e marcava 4h da manhã, então, pensei em algo para escrever no blog, e a primeira coisa que veio na minha cabeça foi a insônia, a qual me acompanha durante anos. Visto isso, sem perder o foco do que propõe o blog, mas já perdendo, vamos discorrer sobre este tema, que possui várias verdades e inverdades, tendo em vista as   teses científicas para explicar a sua causa. Lembro que a algum tempo atrás, pesquisei bastante sobre o caso, e vi muitos conceitos para definí-la, podendo resumir como sendo um sono inadequado ou de baixa qualidade, que pode ocorrer devido diversos fatores, que variam de acordo com cada indivíduo.
   Como usuário de algumas redes sociais, posso perceber através de leituras e comentários de outros usuários da madrugada, intitulados de indormíveis pelo candidato a Presidência na últimas eleições, José Serra, pelo seu twitter, que muitos podem sofrer desse problema, ou não, pois cada vez mais pessoas utilizam destas noites prolongadas por ser um momento de silêncio, paz, ininterrupção, ou seja, de tranquilidade para poder raciocinar e otimizar seu tempo. Quantos, principalmente só os que estudam, não ouviram de outras pessoas que isso é frescura, que não dorme por não estar cansado, não faz nada o dia todo, quando na verdade, somente que tem sabe como é.
                                           
   O que deve ficar claro é que a insônia não está ligada a quantidade de horas que você dorme, e sim, na qualidade do sono que pode ser prejudicada por vários fatores, tais como, dificuldade de dormir, sono não restaurador, várias interrupções do mesmo durante à noite, estresse,  entre outros. Pesquisadores afirmam, que a insônia tem uma tendência maior a ocorrer em pessoas do sexo feminino, ou de idade mais avançada, o que parece, ao meu ver, bastante contraditório, por achar que grande número de jovens possuem esse mesmo problema.
  Existem algumas regras ou formas de conseguir alcançar a tão desejada noite de sono, entre elas, podemos citar, não ingerir muita cafeína, chocolate, não praticar atividades físicas pouco antes de dormir (apesar de terem pesquisas que dizem ao contrário, que ajuda), manter um ambiente sem iluminação, não pensar nos problemas.  Tudo bem que faço quase tudo inverso dessas dicas(Risos), porém, mesmo assim não acredito que funcionaria comigo, mas fica a dica para quem quiser.
Fonte das figuras - Google Imagens
                                                              
  Sei bem como é ter insônia. Deitar na cama com muito sono, mas mesmo assim, ficar várias horas acordado, rolando de um lado para outro, pensando em várias coisas que tem de ser feitas, levantar no meio da noite quatro ou  cinco vezes para fazer sabe-se lá o quê,  e quando se dá conta, já amanheceu e tem que levantar para fazer suas tarefas, seja trabalhar, estudar, enfim, mais uma noite em claro ou mal dormida, que você pensa, como não dormi esta noite, na próxima vou estar exausto, deitar na cama e apagar, mas o que acontece? A mesma coisa da noite anterior.
  Em síntese, acredito que muitas pessoas ao lerem, irão se identificar com a situação e dar sua opinião sobre a nossa fiel companheira,  insônia. Particularmente, estou muito bem adaptado a essa situação, a qual não me atrapalha em quase nada, pelo contrário, aproveito essas horas para fazer algo produtivo, como escrever esse texto para vocês. Contudo, cada caso é um caso, e o melhor sempre é procurar  ajuda profissional para que isso não venha a prejudicá-lo.

20 comentários:

  1. Eu já tive insônia quando era mas novo, hoje em dia durmo 2, 3 horas da madrugada é por causa da net mesmo rs, mas mim lembro o quanto era difícil para eu conseguir dormir e o pior que naquele tempo eu não tinha PC e TV sem foi uma bosta não importa o horário a não ser nas madrugadas de sábado na band rs.

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho insônia, é a pior coisa do mundo. Tem dias que eu só consigo pehar no sono às 6!
    Mas nada que um Passalix com vodka não resolva rs

    ResponderExcluir
  3. É realmente muito ruim, particularmente acredito que insônia dependa muito mais de fatores psicológicos do que físicos... Tem a ver com o estado de vida, com os problemas e com várias outras coisas que afetam praticamente todas as nossas atividades diárias, porque não também o sono?

    www.catarseonline.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Estou vivenciando esse mal, só consigo dormir 4 horas por noite :(

    ResponderExcluir
  5. Samir,
    Eu também tenho problemas de insônia. Já chegou a ser muito, mas muito pior mesmo. Hoje sou aposentado e quando acordo na madruga, não fico mais nervoso e tentando procurar algo pra fazer. O pico do meu problema foi no final dos anos 80. Cheguei a passar noites inteiras acordado e precisando trabalhar. Era um inferno. Ficava estressado, nervoso, de mau com a vida mesmo.
    Segui alguns tratamentos médicos e com o passar dos anos, melhorou e muito.
    Como disse, hoje em dia já não me aborreço mais.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. o engaçado desses tipos de post é pq ele sempre é escrito NA MADRUGA! na insonia! rsrs
    parabens!

    ResponderExcluir
  7. Eu sofro de insonia, há uns 5 anos...
    normal.. não durmo antes das 5 da manhã de forma nenhuma e acordo às 8:00...

    :/

    ResponderExcluir
  8. Cara, ficar sem dormir é uma coisa que sem dúvidas vai te deprimir. Acredito que geralmente isso é causado por transtornos na vida social, e profissional da pessoa, basicamente com relacionamentos e responsabilidades.

    ResponderExcluir
  9. Insônia tem a ver com tudo - desde psicológicos, físicos e até mesmo ''fatores ambientais''.
    Assim como essa noite, que tinha um bixinho verde do tamanho de um boi e zumbia feito um helicóptero, mas o que mais me atrapalhou mesmo foi a chuva, que faz um barulho do capeta e me atrapalha na hora de dormir.

    http://michelle-estevam.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Insônia é horrível, fica olhando para para o teto pensando na vida.

    Tem um selo para você lá no meu Blog
    http://semfreiosblog.blogspot.com/

    #Beijos e sucesso

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito do seu blog.
    Acho que ter um blog significa ter um espaço para dividir com pessoas de todo lugar do mundo, coisas que gostamos, pelas quais nos apaixonamos, aquilo que move nossa alma e nosso coração. Você faz isso muito bem.
    Parabéns!

    http://sabordaletra.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Insônia é um mal que enfrento.
    Vida tranquila e trabalho normal, mas a cabeça não para de funcionar na madrugada e no dia que amanhece tenho que estar inteiro para o trabalho.
    Fico malzão quando isso acontece.
    Queria muito só ter uma noite de sono tranquila, mas parece que não tenho o benefício do sono.

    Muito bacana sempre o uso que você faz desse espaço.
    Abração do amigo "Calcanhar" aqui.

    ResponderExcluir
  13. Valeu "Calcanhar", seu blog também é excelente. Não se esqueça que tem selo pra você no post acima.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  14. Nossaaaaaaa odeioooo insôniaaaaaaaa!!

    E nesse calor então parece q ela não me larga!

    Afs chega até dar agoniaaa!
    Parabéns pelo blog!!

    Beijos!

    http://estrelaindecisa.zip.net/

    ResponderExcluir
  15. Insônia é uma companheira minha também. Apesar de me incomodar em alguns dias, não vou maldizê-la, pois já me trouxe bons frutos também. Há dias em que o silêncio da noite ajuda a pensar e produzir. Já produzi muito às custas da minha insônia...

    ResponderExcluir
  16. Sofro de insônia desde criança. Sempre tive dificuldades pra pegar sono. Mas hoje em dia me acostumei com a noite, e acho que preferiro dormir pouco mesmo.




    visite: http://fernandaamylice.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. nesse calor é muito ruim dormir, mais para isso tenho um remédio de insonia, um baita dum porrete atrás da porta do meu quarto =D

    ResponderExcluir
  18. A insonia tmb eh minha grande companheira das madrugadas, rs.

    Sempre tenho as melhores ideias durante a noite, entaum... Qse sou uma coruja, rs

    Beijinhos

    ---
    www.jehjeh.com

    ResponderExcluir
  19. tadinhos dos atletas, ter insonia é triste.

    'É preciso saber dormir.'
    :*
    http://oicarolina.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  20. Insônia meu Deus, naum tenho
    e naum quero ter
    tenho um amigo q sofre disso
    é assustador...
    a cara dele eh de um zumbi

    http://www.thetronics.com.br

    ResponderExcluir