segunda-feira, março 14, 2011

Educação: Muito além da sala de aula.


   Olá, queridos leitores, após alguns dias afastado, estou de volta, e falarei  sobre o que considero o maior problema de nossa sociedade,  a educação, ou seria a falta dela? É o que veremos.
   Estamos cansados de saber os inúmeros conflitos relacionados à sociedade, dentre eles, crimes, desigualdade social, escândalos, descaso com a saúde, onde há um fator em comum a todos e que gira em torno, principalmente, de nós, cidadãos brasileiros, a falta de educação, a qual deve ser interpretada de maneiras diferentes, pois quando falo em falta de educação, refiro-me áquela que deveria ser aprendida em casa, na escola, no convívio social, enfim, em todos os setores.

   Quando se fala em educação, costuma-se ligá-la ao lado intelectual, cultural, ético, porém esquecendo das formas  simples e essenciais da mesma, como não jogar lixo na rua, comprimentar, ajudar, solidariezar-se com o próximo, ceder um assento a uma pessoa de idade ou com deficiência física, importar-se mais com os problemas alheios, não sendo egoístas em achar que nunca poderá acontecer conosco. Diversos fatores passam despercebidos no cotidiano, mas para os quais tenho prestado muita atenção ultimamente.


   Conseguimos perceber a falta de educação dos brasileiros em aspectos bem simples, tais como, a necessidade de se colocar nos transportes públicos, assentos reservados às pessoas portadoreas de necessidades especiais, filas exclusivas para as mesmas, quando ao invés de ser um facilitador acaba prejudicando os que dependem de um atendimento mais rápido. Situações que não precisariam existir, afinal, nada mais do que nossa obrigação ceder o local ou a vez para um indivíduo, um ser humanos, dependente de um tratamento mais rápido ou facilitado.
É engraçado, mas tem cão mais educado que muita gente.

  Como mero estudante de Direito, acabo covivendo cada vez mais com pessoas muito bem instruídas, de boa formação, todavia,  em boa parte delas, ao mesmo tempo vejo arrogância, achismo em excesso, egoísmo, falta de humildade, ou seja, sentimentos e atitudes desprezíveis, que não deveriam fazer parte de um grupo de pessoas aparentemente mais bem esclarecidas. Espero, apesar de não acreditar muito nisso, que possamos evoluir ou ao menos tentar, em todos os níveis em termos de educação, especialmente nos mais básicos, até porque se  não pudermos progredir em graus ínfimos de educação, quem dirá nos demais.

43 comentários:

  1. Seu texto está ótimo! Realmente me revolta muita a falta de educação e de respeito do povo brasileiro. Canso de ver pessoas jogando lixo na rua. Eu acho tão absurdo isso! Me incomoda muuito a falta de respeito por uma preguiça uma conviniência mórbida. Jogar lixo na rua é o mesmo que chamar todos de lixo.

    Outro exemplo são as pessoas no trânsito, o motorista brasileiro é o mais mau educado do mundo. Um querendo fechar o outro. Palavrões são trocados, batidas infantis. O nosso povo é muito reativo. Todo mundo está muito a flor da pele nos carros e isso nada mais é do que imaturidade. No volante vemos adultos com compartamento de crianças.


    Em relação a arrogância e completa falta de noção até como você falou das pessoas de um meio mais educado, ou até de uma hierarquia acima das nossas, mostra um completo despreparo em todo o sistema.

    ME empolguei aqui é que esse assunto rende!


    Um abraço,

    ResponderExcluir
  2. Samir! Grande postagem amigão. Tudo isso aí que vc falou é muito coerente e certo! As coisas mais simples da sociedade estão bagunçadas e de pernas pro ar. Gostei do texto e das charges que vc escolheu parabens!

    ResponderExcluir
  3. Creio que a Educação vive um momento de crise, além de estar sucateada, professores sendo agredidos e mal pagos, a metodologia de ensino está descontextualizada e a mulekada aprende muito mais rápido acessando a internet.

    Parabéns pelo texto e pelo blog.

    ResponderExcluir
  4. Amei o seu texto e sinceramente nao tenho nada a acrescentar somente a concordar com tudo que vc escreveu.
    Como seria diferente nosso pais se as pessoas tivessem ao menos um pouco de educaçao, porque isso gera o sendo civico que torna um lugar muito mais aconchegante e "vivivel"

    ResponderExcluir
  5. Bom texto, concordo em tudo. rs
    O sistema de educação brasileiro precisa urgentemente mudar, mas é aquela coisa que não acontece só na escola, mas principalmente em casa. Pois nossos filhos de certa forma irão levar para todos os lugares aquilo que eles aprendem em casa.

    Beijos ;*

    http://naoretroceder.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. acho se vc tiver um otima equipe na educação
    vc pode ter um educação de primeira
    mas se tu coloca quem não sabe do assunto não vai para frente

    http://leandrodemorais.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. bem legal o post
    o blog!
    massa

    Sou cantor e estou divulgando meu trabalho atravez do blog!
    http://edducamargo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. A impressão que tenho é de que os pais delegam aos professores a 'arte' de educar, como se isso não fosse mais responsabilidade deles a partir do ingresso da criança na escola.

    Outra questão também é o fato de que pais mal educados não podem gerar filhos bem educados. A população está com critérios estúpidos de educação atualmente, o que leva a uma total falta de educação. Pessoas são desrespeitadas, leis são esquecidas e tudo mais. Como se tudo tivesse virado uma bagunça generalizada...

    Nem falar de forma respeitosa a uma pessoa mais velhas nossas crianças sabem mais! A mídia deturpa e a família não aconselha. Assim fica difícil... Cadê o bom senso e a consciência desse povo?!

    Bj, Samir!

    ResponderExcluir
  9. Oii Samir!
    Vim comentar segundo regra da comu mas adorei seu blog. Concordo com o que vc disse, adorei as imagens. Eu trabalhei com educação e estudo Pedagogia e sei o qto de descaso existe em relação à mesma.

    Posso te seguir? Me segue tb!

    BeijO*-*
    http://evesimplesassim.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Uma boa educação pode mudar opaís. Qto aos lugares p/ deficientes é disposião legal. Se um imbecil não respeita, polícia, judiciário e punição ao vagabundo!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. De fato, concordo com tudo que você disse. De que adianta nós fazermos a nossa parte, se o vizinho não faz a dele? Você praticamente tirou as palavras da minha boca. Esse texto condiz com 100% da minha opinião sobres esse assunto. Muito bom! Parabéns!

    ResponderExcluir
  12. é triste esse cenário que vemos aqui no país
    ngm quer fazer a sua parte e o todo paga por isso
    não concordo com o comentário acima
    temos que fazer o que é certo independente se o vizinho, seu rimo, o papagaio faz errado

    ótimo texto, parabéns!!!

    ResponderExcluir
  13. Fala Samir,
    Bem vindo de volta.
    Pois é, educação. Tá aí um tema que gera muita informação e boas discussões. Falta educação por parte do Estado, da família e da sociedade. A estrutura correta nunca foi montada da maneira como deve ser e isso gera conflitos em todas as áreas. As escolas estão vergonhosas, a população de um modo geral anda de saco cheio e estressada com tudo, a família não anda se preocupando com seus filhos(as) e largam à mercê de tudo e de todos. Enfim, é um conjunto de problemas de difícil solução, porém, não impossível.
    Mas o trabalho em conjunto nesse momento seria necessário e exigiria esforços contínuos em busca de uma sociedade melhor.
    Precisamos acreditar que ainda há jeito.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  14. Muito bom o post, principalmente falando de algo muito importante em nosso pais que é a educação, que pena que não dão o valor que merece. Vlw
    http://curioso-ricardo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. mto bom passar aqui e encontrar um post como este
    retrato fiel do grande problema que o Brasil possui e q jamais permitirá o progresso, msm q haja rios de dinheiro dentro de nosso país

    pena q post como este é raro...

    mas parabéns

    visite-nos e comente tmbm. se ainda n segui, siga e avise q retribuiremos

    http://mikaelmoraes.blogspot.com

    gostou do comentário... retribua!!! afinal, cordialidade é algo q tmbm vem com a educação :)

    ResponderExcluir
  16. Esses dias encontrei pela internet a noticia de que seria votado uma lei que obrigasse os políticos à matricularem seus filhos no ensino publico. Acho que só assim, as coisas começariam a melhorar por aqui.
    A primeira imagem do texto reflete bem que muita coisa mudou e pra pior. Falta de respeito com professores cresce.. e assim a criança que não sabia como se portar dentro da sala de aula, vem pra sociedade totalmente sem educação e achando todas as barbaridades normais.

    ResponderExcluir
  17. Do que adianta ser uma pessoa com bastantes conhecimento e não ter educação?
    Nada, nada, nada, meu caro.
    São pequenos atos que, quando feitos, deixam os dois lados mais felizes.

    :)

    ResponderExcluir
  18. Esse assunto precisa ser sempre discutido. Infelizmente no Brasil o descaso com a educação e descaso do próprio povo achar que tá bom do jeito que tá. Parabéns pelo blog.

    http://boomnaweb.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. educaçao no brasil axo que vai muito espaço ainda pra fala sobre isso ne

    http://www.papodebuteco.log7.net/

    comenta la tmb

    ResponderExcluir
  20. Oi Samir, querido, queria fazer um comentário sobre o comentário que você fez! Achei MUITO interessante o que você disse: As pessoas realmente andam MUITO egoístas. O que é complicado porque hoje em dia uma mão lava a outra. Pena que muitos acham que é cada um por si e bibibi. :/ Obrigada pela visita, viu? E eu adorei seu blog. Você escreve muito bem. Beijão.

    ResponderExcluir
  21. PS: Eu sou a dona do "Aleatoriamente Falando". :x

    ResponderExcluir
  22. Falou várias verdades!
    Parece que as pessoas esqueceram da importância de uma boa educação, um bom conceito de cidadania e de respeito. E isto é um dever geral.. Não só dos professores em sala de aula... Mas, dos pais e responsáveis. Também há que se atentar ao exagero de mimos e do "deixa pra lá"... A primeira imagem diz muito!

    ;D

    ResponderExcluir
  23. Completando...
    É uma situação que atinge o Brasil inteiro.
    Abraço

    ResponderExcluir
  24. É uma vergonha, uma grande vergonha!
    Já falei e critiquei tanto esse assunto que até já cansei.
    É triste, é revoltante e o pior que pouco podemos fazer e nossos queridos gorvernantes e responsaveis por isso são os menos preocupados (pra não dizer coisa pior)

    bjo
    http://sverbal.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  25. hmmm, belo post .. e concordo.
    aliás, já gostei do post desde a primeira tirinha, qe por sinal é engraçada e triste ao msm tempo ..
    ^^
    -
    visite:
    http://amyfeelings.blogspot.com/
    >.<

    ResponderExcluir
  26. Nem sei o que é pior, a falta de educação das pessoas ou o contaminio dessa falta de educação em nós mesmos. Quando vemos, estamos furando a fila, sentando em assentos que não são nossos, e "ignorando" as pessoas que obviamente pressisam mais da nossa sensibilidade, fingindo que é só mais "alguma coisa" nas ruas... Me odeio quando me pego fazendo isso.

    ResponderExcluir
  27. Grande Samir, concluindo meu raciocício, creio que, com o advento da Internet, a metodologia de ensino deve ser revista. Tudo o que queremos encontrar é só clicar no Google e pronto. Não há mais o incentivo para a leitura, e a mulekada de hoje já nasce acessando a rede mundial.

    Abração.

    ResponderExcluir
  28. otimo post !!!
    att: alcaparrasafoitas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. não adianta nada propaganda querendo exaltar uma educação que é precária no país
    deve se investir muito muito mesmo nesse setor, mas preferem gastar dinheiro com copa e olimpiadas ¬¬

    ResponderExcluir
  30. Educação é disso que o Brasil precisa educação em todos os sentidos, como sugere o título dentro e fora da sala de aula, algo além do conhecimento científico que quando só torna sim as pessoas mais arrogantes.

    http://papodeumgaroto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Muito boas as charges! Ilustram bem o texto.
    Somos sem educação porque não temos cultura e sem cultura porque não temos educação. É um ciclo vicioso no qual estamos fadados, infelizmente.

    abç
    Pobre Esponja

    ResponderExcluir
  32. Ola tudo bem, vi seu blog em uma comunidade e resolvi visitar,
    ta massa seu blog mas tenho uma dica para você melhorar aind mais. Passe seu blog
    para um dominio gratuito cz.cc, ele vai ser idexado mais rapido pelos motores de buscas
    como o google e assim você ganha mais visitas e se for o caso dinheiro, você continua usando o painel do blogspot o que muda
    é o dominio que no lugar de .blogspot.com vai ficar .cz.cc , menor e mais facil de divulgar.

    Confira o tutorial passo a passo: Neste Blog

    ResponderExcluir
  33. Acho que já andei comentando por aqui...
    Mas, muito bom reler este seu texto.
    Uma análise crua e muito bem montada...
    Parabéns, mais uma vez!

    ;D

    ResponderExcluir
  34. A verdade é que até nas coisas simples, o Brasil se vê numa crise.

    Pra TODOS os cantos que você vai, é notável a falta de educação do povo.

    Falta a base, só isso.

    ResponderExcluir
  35. ótimo, a primeira imagem, coincidentemente,vive no meu Desktop... rsrsr, a gente até ri, mas no fundo é triste!

    ResponderExcluir
  36. Eu sei ( e como sei ) que alunos de escla publica não são incentivados a educação nem por parte dos pais e muito menos pelo sistema .
    é só com educação que o pais poderá mudar .


    http://www.blogescolhas.co.cc

    ResponderExcluir
  37. essa foto do cãozinho ta muito engraçada rsrsrssr
    http://cabelobeleza.com

    ResponderExcluir
  38. Ainda emocionado com o belíssimo comercial da Coca Cola ao redor do mundo, posso perceber que a educação é prática diária e deveria ser algo natural.
    Dar um bom dia ao colega de trabalho, mesmo mau humorado (você não tem culpa se ele acordou do avesso e não será a irritação dele que acabará com seu dia), acionar a seta quando for ultrapassar, parar antes da faixa para que o pedrestre atravesse em segurança, recolher os dejetos do seu cachorro na rua, levantar para que uma senhora idosa sente-se no banco do ônibus (não precisa nem ser somente nos acentos reservados), dizer muito obrigado, pedir por favor... Por onde andam estas atitudes?

    ResponderExcluir
  39. Acontece uma inversão total de valores, principalmente na educação, cujo ensino foi completamente desvalorizado na época da ditadura por esses assassinos vestindo fardas.

    http://papel40kg.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  40. Bem, eu iria começar meu comentário enfatizando a falta de educação do povo brasileiro, mas após ler o comentário da Srª (ou Srtª) Camila de Araújo, vejo que, além de educação, o povo brasileiro precisa de informação. A ver: durante a ditadura militar, os bancos escolares eram, em sua grande maioria, públicos e, nesse contexto, não se preocupavam com a aprovação automática e em massa dos alunos. Naquela época havia ainda algum resquício de respeito à profissão de professor, fato que infelizmente hoje não ocorre. Durante aquele período, os currículos escolares eram recheados de matérias (algumas dispensáveis, concordo) que enriqueciam a cultura geral dos brasileiros e, dentro da escola, havia aulas de cidadania dentro de disciplinas tais como OSPB (Organização Social e Política Brasileira) e Educação Moral e Cívica.
    Não defendo a ditadura, pois se ela ainda existisse não poderiamos estar aqui debatendo o assunto acima, mas algumas das boas práticas adotadas naquele período foram abolidas em nome de uma liberdade que acabou por nos acorrentar a ações da sociedade nas quais está muito difícil de nos libertar: o egoísmo e a falta de amor ao próximo.

    ResponderExcluir