Na última quinta-feira (31/03), durante a aula de Direito Civil, minha professora interrompeu o que falava sobre a matéria, para nos lembrar e alertar sobre o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (Dia 02 de Abril), que desde 2008 foi instituído pela ONU, o que me despertou muita curiosidade, e após estudar mais sobre o assunto, quero compartilhar com vocês.
O Autismo pode ser definido como um conjunto de alterações mentais e comportamentais que pode variar de acordo com cada indivíduo, mas sempre apresentando pontos em comum, tais como, preferir estar só, repetir palavras, gestos, ou frases, evitar abraços, carinhos, contatos físicos, comunicação, dificuldade em modificar a rotina, em expressar suas necessidades, certa insensibilidade a ferimentos, ou seja, uma série de fatores dificultadores, denominados como sintomas. A causa ainda é desconhecida, apesar de existirem especulações relacionadas à genética, bem como infecção viral. De acordo com a ONU, mais de 70 milhões de pessoas espalhadas pelo mundo, possuem Autismo, mostrando-nos ser mais comum do que parece, sendo o azul considerado a cor que o representa.
Várias dúvidas surgem a respeito do Autismo, como por exemplo, se são capazes de desenvolver o lado intelectual e a fala de maneira normal, e a resposta é sim, apesar de ser um número bem pequeno de casos, afinal, uma das suas "características" é ter um Q.I reduzido, bem abaixo da média, muitas vezes ocasionando um retardamento mental. Embora a ciência esteja cada vez mais desenvolvida, não é possível afirmar que haja cura para o Autismo, contudo, as expectativas aumentaram depois de um grupo de cientistas nos EUA, ter conseguido progredir muito consideravelmente um neurônio "autista".
Símbolo do Autismo. |
Como puderam perceber, o Autismo, por si só, já é um caso muito complexo, não obstante, descobri poder ser ainda pior, quando durante a aula que mencionei no início do texto, a mesma professora ter nos dito estar crescendo o número de casos em que crianças autistas têm sofrido abusos sexuais, é isso mesmo, esse é o nível animalesco que um indivíduo pode chegar, abusar sexualmente de jovens portadores de disfunção do desenvolvimento, também assim chamado, o Autismo. Por vezes, ouvimos falar de diversos assuntos que acabam passando despercebidos, e o Autismo não deve ser mais um desses, e por isso, conto com a ajuda de vocês para divulgar esta data e a importância que representa aos que possuem Autismo.
Oi, muito bom o post! Muita gente não sabe direito o que é o Autismo, eu mesma não sabia sobre essa data, mas agora com certeza vou divulgar sobre isso. Muito importante. E fiquei chocada com os casos de abusos sexuais, que absurdo!! Não dá pra acreditar que um ser humano é capaz de fazer isso.
ResponderExcluirParabéns pelo blog e pelo post.
Beijos.
Eu sou autistas. e estou tentando me mudar é certo?
ResponderExcluirlembrei do Rain man....muito interessante o post !
ResponderExcluirhttp://universovonserran.blogspot.com/2011/04/doze-copos-de-cafe.html
è um absurso além do preconceito por falta de conhecimento, ainda são abusados sexualmente é o cumulo msm
ResponderExcluirgostei do blog e tôh seguindo
Post muito bom! Blog interessante, informativo e sério!!Valeu a pena ler.
ResponderExcluirSayuri
Fala Almir,
ResponderExcluirPois é, esclarecedora a sua matéria. Como são as coisas, você se ligou na informação que teve em sua aula e não pensou duas vezes em pesquisar sobre o assunto e publicar em seu blog. Isso é interesse. Isso é serviço social, serviço de utilidade pública, sabe-se lá quantas coisas pode ser. O importante é que se preocupou em informar à respeito.
Muitas pessoas tem preconceito e não possuem a menor idéia sobre a doença.
Confesso que nunca conheci ninguém com o problema, mas já vi em filmes e já li a respeito também.
Abraço e bom final de semana.
Um post esclarecedor. Gostei.
ResponderExcluirhttp://boomnaweb.blogspot.com/
Puxa Samirzão, tem tantos autistas assim no mundo??????
ResponderExcluirNóssa é mais recorrente do que imaginei. Belo post viu!
nossa adorei seu blog e principalmente sua criatividadee !!!
ResponderExcluirto te seguindo me segue tbm www.sentimentares.blogspot.com
ta afim de uma troca de banners parceria? entra em contato hugo_kakizinhoo@hotmail.com
ou pelos comentarios do meu Blog obg.. :D
Excelente post.Sobre um assunto que é pouco falado e desconhecido para muitos.
ResponderExcluirBem legal.
ResponderExcluirPost inteligente
http://villacosmetica.blogspot.com
Nossa muito legal a sua iniciativa de postar sobre isso, realmente a muitas pessoas com altismo e muitas nem sabem, como professor procuro ficar sempre atento as crianças e claro ao perceber algo diferente converso, falo com os pais. Mas isso devia ser mais divulgado as escolas principalmente deveriam ter um psicólogo para que pudesse identificar essas doenças e outras mais. Mas de qualquer forma sua iniciativa foi boa, o blog está muito legal dei uma olhada rápida nos outros espero voltar e dar uma olhada com mais calma neles vlw.
ResponderExcluirvem me visitar ?
http://meumundinhoinsanowill.blogspot.com/
um assunto que não deve passar desapercebido , inclusive no meu blog tem um post a respeito ..
ResponderExcluirja estou seguindo...
siga o meu :http://andyantunes.blogspot.com/
Esse é um post bem esclarecedor... me tirou duvidas... parabéns pelo tema escolhido...
ResponderExcluirTo te seguindo...
Até mais!!!
http://dedeaninha.blogspot.com/
Autismo é algo ainda pouco explorado; há muito a ser descoberto a respeito. O autista consegue fechar-se em seu mundo de tal forma que isso dificulta o tratamento e atrasa as pesquisas.
ResponderExcluirAbuso sexual com autistas... Selvageria! Loucura, como o abuso sexual em si, com qualquer pessoa considerada normal. Infelizmente estamos rodeados dessas pessoas.
Beijo, Samir.
Legal o post, só com a informação o preconceito cai e as pessoas tomam consciencia do que é não só o autismo, mas tantas outras coisas que sao tratadas de forma errada por não se ter conhecimento...parabéns pela postagem e pelo blog...
ResponderExcluirwww.bigodaostudio.blogspot.com
Boa noite, Samir.
ResponderExcluirBoa essa iniciativa da ONU em instituir um Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Eu realmente não sabia. Foi uma coincidência tremenda ler sobre esse assunto, a minha noiva está fazendo um trabalho na faculdade dela sobre ele. conversamos bastante e assistimos a um filme aqui para ela fazer um trabalho. lol.
Bom... Valeu por passar no meu blog, cara.
Já estou te seguindo. Você escreve muito bem.
Ahhh... só para dar uma ajuda, dei um clique no seu anúncio. Bom... como não é permitido pedir, então eu não peço. lol.
um abração e muito sucesso.
Eu tenho autismo é nao é isso que todo mundo fala..
ResponderExcluirÉ André, também fiquei impressionado com o número de pessoas. "Paradigmas" quem sou eu para lhe dizer o que é certo ou errado, mas o que posso dizer, que é muito bom vê-lo comentando aqui no blog, e dando sua opinião e ponto de vista sobre o assunto. Farei o mesmo em seu, o qual já vi e achei bem interessante.
ResponderExcluirAbraços.
Parabéns por expor esse assunto e esclarecer para os leigos o significado do autismo.
ResponderExcluirSamir, gostamos muito desse post e gostaríamos de publicá-lo (com as devidas referências) lá no nosso blog. Tudo bem?
ResponderExcluirAbraços sempre afetuosos.
Valeu, Samir!
ResponderExcluirEstarei postando nesta próxima segunda-feira. Obrigado!
Abraços sempre afetuosos.
SEMPRE HÁ FORÇAS PARA A ESPERANÇA DE MUDAR
ResponderExcluirOlha gostei do seu blog...
ResponderExcluirEle aponta coisas muito interresantes e atuais
E em relação Ao autismo..
Nossa parabéns não são muitos ki si desponibilizam pra escrever sobre um assunto desses
O vc esta d parabéns viu
Post interessante por ser esclarecedor e informativo, mostrando aos que não conheciam ou pouco sabiam sobre a doença o que de fato a caracteriza
ResponderExcluirhttp://papel40kg.blogspot.com/
Samir, publiquei lá hoje.
ResponderExcluirAbraços sempre afetuosos.
Ow mto interessante esse post *-*
ResponderExcluirBlog mto bom tmb, seguindo segue ae
http://carol-reciate.blogspot.com/
Essa dado que você passou no final do texto eu não tinha conhecimento e até fiquei surpreso por ver algo assim seria possível de acontecer. É mesmo um horror descobrir que existam pessoas sem coração capazes de se aproveitar de alguém com autismo.
ResponderExcluirSeu texto me fez lembrar uma matéria que fiz na época da faculdade sobre uma centro que trabalha com pessoas nessas condições. Lá eles não só trabalham com atividades lúdicas para estimular os jovens autistas como também os auxliam a ingressar na vida social. Para conhecer mais, te recomendo visitar o site
http://www.ciam.org.br/800/index.html
É isso ai, belo trabalho o seu, gostei muito do seu blog.
abraços