quinta-feira, maio 05, 2011

Sistema carcerário brasileiro.

                             
    Há anos acompanhamos o aumento da criminalidade por todo país, ocasionando maior número de indivíduos presos, os quais, segundo nossas leis, deveriam após condenados serem direcionados a um presídio, onde lá, passariam por todo um processo de recuperação e ressocialização, com o intuito de após o cumprimento de sua pena, voltar a integrar a sociedade de forma digna e honesta. Mas percebemos com clarezam que esse perfil está longe de nossa realidade, uma vez que  o sistema carcerário encontra-se falido, sem condição alguma de recuperar um presidiário. O objetivo das penas praticamente não há como ser alcançado, os presos seguem encarcerados de maneira subumana, ociosos, sem acompanhamento psicológico, readequação à realidade, e sem trabalhar, possuindo tempo de sobra para planejar fugas, crimes e vinganças. Muitos animais vivem em melhores situações do que os apenados que sequer tem espaço para dormir em virtude da superlotação dos presídios espalhados pelo Brasil. Inexiste um sistema funcional, capaz de provocar uma mudança de comportamento, atitude e ideiais, suscetíveis a uma perspectiva de melhora após o cumprimento de suas respectivas penas. 
   
    Por muito tempo, assim como muitos ainda pensam hoje em dia, erroneamente, tinha o pensamento de que a pessoa autora de um delito deveria sofrer até as últimas consequencias dos seus atos, fosse através de reclusão ou mesmo sofrendo métodos de violência, porém, no decorrer dos anos, percebi de que nada adiantavam tais atitudes, e por mais severo que fosse o castigo a situação só piorava cada vez mais, com os índices de criminalidade aumentando. Então, não sendo através da repressão pura e simples que mostramos a um ser o quão erradas são suas ações, qual seria a melhor forma de conduzir o fato? Baseado em leituras e opiniões de especialista no assunto, digo ser a reeducação como um todo a maneira mais eficaz de inserir um ex-detento na sociedade, dando-lhe a possibilidade de no período de reclusão, aprender uma profissão, além do trabalho psicológico pertinente. Contudo, sabemos estar muito longe disso tudo acontecer, afinal, as cadeias estão caindo aos pedaços, desestruturadas e sem profissionais capacitados para administrá-las, permitindo aos prisioneiros comandarem ataques de dentro dos sistemas prisionais, por meio de cartas e uso de celulares.


    O Brasil, por excelência , tem o costume ou mania de imitar inúmeros países, e principalmente os EUA, pena  só copiar o imprestável, deixando de lado os exemplos que poderiam ser seguidos, tendo como o exemplo o planejamento, boa estrutura e eficiência do sistema carcerário norte-americano, onde os presidios são mais limpos do que certos hospitais públicos do Brasil. Tendo em vista os fatos mencionados, não quero de maneira alguma defender nenhum marginal, mas sim, pensar na população que terá de conviver com os mesmos, pois voltarão depois de sair daquele verdadeiro inferno, a conviver conosco. Esse quadro mal estruturado é fruto da inércia do poder público, insistente em combater o efeito ao invés da causa do problema. Peço-lhe que assista ao video abaixo postado pelo dono do blog http://schneiderestrategias.blogspot.com/, demonstrando um pouco da situação deprimente de nossos sistemas prisionais.

      

41 comentários:

  1. Bem verdade e pelomico.

    http://maaxmuniz.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Uma situação polêmica!
    A situação dos presidios aqui é complicada e isso acaba incitado mais revolta nos detentos. Seria adequado fazer adaptações tanto no sistema como nas estruturas carceráreas. Penso mais ou menos da mesma forma que você: se o presidiário entra em um local desses, de pois de tudo o que passa lá a tendência é realmente que saia bem pior! De certa forma, eu AINDA acredito em possibilidades de melhora e apostaria sim em revisão e reforma do sistema...

    Beijo, Samir!

    ResponderExcluir
  3. Fala Samir,
    Rapaz, eu sou meio radical em determinados assuntos e em relação ao sistema carcerário não seria diferente.
    Há casos e "casos" ok!
    Uma coisa eu digo: bandido bom é bandido morto e enterrado em pé para não ocupar espaço.
    Quando digo bandido, é aquele sujeito estuprador, assassino cruel e sanguinário, sequestrador covarde. Com esses não tem prisão. Tem é pena de morte mesmo. Mas as leis brasileiras são fracas e deixam brechas para tudo quanto é lado e muitos desses crápulas ainda saem antes de cumprir toda a pena.
    O assunto é extremamente complexo.
    Um grande abraço pra você e sua matéria está ótima.

    ResponderExcluir
  4. Samir, ÓTIMO texto, cara!!! Um dos mais completos e contundentes que eu ja li aqui... sendo que todos os que vc escreve, são muito assim, parabéns mesmo por mais essa perfeita abordagem!

    Cara, acontece que mesmo compreendendo todo esse descaso pelos dois lados (da Educação e do Sistema Carcerário), eu defendo a PENA DE MORTE para casos hediondos onde o réu é confesso ou o réu é pego em flagrante. Teríamos uma redução dessas prisões! Mas a Pena de Morte é um assunto MUITO POLÊMICO que eu defendo e ficaria complicado de discutir aqui... no entanto, eu TAMBÉM ACREDITO E DEFENDO que a Educação deveria sim ser bem reformulada e construir um alicerce muito mais digno para os professores como a valorização da profissão e uma estrutura educacional brasiuleira que fizesse frente aos do "Primeiro Mundo".

    É coisa animalesca mesmo o que vemos dentro desses presídios, mas talvez, seja ainda mais animalesco ver uma criança mendigando nas ruas ao invés de estar em uma sala de aula com um caderninho de baixo do braço!

    Um grande abraço, Samir!!!

    ResponderExcluir
  5. Caracas que tenso. Acabei de mudar o meu pensamento de cadeia. Sim, são humanos e se estão ali foi por algum motivo, ou fome, ou desespero ou até malandragem mesmo. REABILITAÇÃO é uma das chaves para um pais melhor
    comentado
    http://zumbisco.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Esse tema me da nos nervos. Pra mim se foi preso é pq boa coisa não fez, e se ta na cadeia é pra se fuder mesmo. Preso tinha que ficar excluido da sociedade até o fim da vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu pensamento é um tanto preconceitoso. Quer dizer q ele não pode se arrepender do que fez no passado?? ele não pode com a ajuda do governo e sociedade mudar?? e se fosse seu filho?? se ele tivesse feito algo de "errado" e fosse preso mas se arrependeu? ele não merece a chance de mudar??

      Excluir
  7. Samir, excelente texto e argumentos bem contundentes. Concordo com que o que escreveu. É triste imaginar que no Brasil não existe um planejamento nem investimento eficaz em educação, sistema carcerário, saúde, ou qualquer area fundamental a dignidade humana do brasileiro, não por falta de dinheiro, já que pagamos altíssimos impostos, mas por falta de planejamento, prioridades, metas, ou pior, falta de vontade dos governantes. O dinheiro que supostamente vão para manutenção e melhoria desses locais, escorrem por outros caminhos. Pensar em reabilitação assistindo esse quadro aterrador é quase impossível, estão se formando é pessoas revoltadas.

    Um grande abraço, e obrigado pelos comentários de altíssimo nível em meu blog.

    www.todososouvidos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá, achei muito interessante. É de fundamental importância para um problema social gritante. Quem é que não viu em reportagens histórias de prisoneiros vivendo o sem mínimo de condição humana ou daqueles que após sairem já cometem novos crimes e assim ou acabam voltando ou morrem. Alguns até somem e nunca são encontrados.

    Parabéns pela abordabem e tema escolhido.

    ResponderExcluir
  9. Não sei o que falar sobre esse tema é uma coisa muito complicada sei que tudo tem o seu lado bom e ruim e sei que os prisioneiros também ,mas vamos fazer o que se construirmos colégio aluno faz bullyng e coisa pior e se fazemos cadeia para prendemos esses alunos que do bullyng vai para coisa pior... ou vamos pensar que por outro lado pessoas inocentes fazem gangue para se proteger de outra gangue acho que um remedio par um não funciona para todos e que educação vem de casa, televisão e computador... como são pobres vem de casa naquela mãe que manda o filho beber e ficar violento e então excluimos casa ficar a televisão e influencias.... a televisão até pode ensina coisas boas ,mas a influencias mostra que a vida é dura e que por isso mesmo temos que se duro e matar mesmo com frieza e sem piedade e que temos que roubar para ficar comprando roupa de marca.... olha nesse comentário temos que reparar que uma coisa leva a outra e que é GIGATESCAMENTE complicado resolver isso só uma força maior O GOVERNO deve mostra BOAS INFLUÊNCIAS e da BOA EDUCAÇÃO com o máximo de competência para mostra que a vida é boa e que os mals não se destacam porque QUANDO O MAL SE DESTACA MUITO QUE O BEM TUDO ESTA PERDIDO.....

    ResponderExcluir
  10. já que as leis no brasil sao mt fracas para punir qm merece, pelo menos deviam proteger a polução, mas infelizmente, duvido q um dia o façam.



    qnd tiver um tempinho, de uma passadinha no meu?


    bjooos

    http://cabecafeminina.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. acho q td nesse país é uma vergonha... apesar dos direitos humanos acho q há mais coisas para se preocuparem do q os presos... nossas crianças nas escolas comem pior do q eles... --'

    ResponderExcluir
  12. E tem uns desgraçados querendo pena de morte ainda.

    ResponderExcluir
  13. a situação;;;e complicada...mas eu creio que a educação uma boa escola...resolveria boa parte;;;não o todo...mas também nossas leis são muito fraca...em muitos casos...

    ResponderExcluir
  14. pura realidad!
    http://pareenoz.blogspot.com/
    ##################################################

    ResponderExcluir
  15. O sistema prisional nacional a muito precisa ser revisto e melhor estruturado... sem isto, a idéia de reabilitação social não funciona!

    .D

    ResponderExcluir
  16. O sistema prisional brasileiro, assim como o próprio código penal, é algo totalmente arcaico, e que não recupera ninguém. Talvez o Código de Hamurabi seja mais moderno que ele. No Brasil não se recupera criminosos, torna-os mais perigosos e cruéis do que entram.

    http://estacaoprimeiradosamba.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. complicada essa situação, aqui em portugal tb não é boa, mas nada desse tipo.

    vi o tropa de elite II e comecei a reparar como é complicado aí.

    obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  18. Samir, muito interessante seu post.
    Um assunto muito evitado mas de suma importância para um país como o nosso.
    É realmente deprimente ver a degradação não só dessas pessoas, mas de todo o sistema brasileiro que se afunda cada vez mais na utopia "Ordem e Progresso" tomando cada vez menos medidas.

    Valeu ! Um abraço !

    ResponderExcluir
  19. ótima matéria. é fato que nosso sistema não recupera e ninguém, e o sistema educacional também não é preparado para receber pessoas que precisam recomeçar suas vidas.

    ResponderExcluir
  20. É o famoso país do futuro, por isso que o presente é sempre uma calamidade !

    www.bigodaostudio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. concordo plena-mente..
    as leis do brasil enquandto não mudarem nau vai acabar os presidios..
    eu adorei o blog aborda assuntos interessantes

    ResponderExcluir
  22. pow!se bem quem tem que resolver essas coisas é a dilminha fdpzinha que fica em casinha assistindo joguinha do corinhthinhas(aquele lixo de time)
    hauhauhauha tudo com inha!botei pá descer nesse coments!
    uhuhauhauhauhua
    visita aew manolo!
    ----------------------------------------------------
    zoeirasanimada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. o sistema penitenciário brasileiro é no mínimo,ridículo,tanto quanto a justiça em si...
    http://juventudeinformada.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. Acho que as duas medidas deveriam ser adotadas, uma vez que mesmo com uma boa educação nunca estaremos livres da criminalidade. FATO.
    Mas nas condições em que vivem os presidiários brasileiros, dificilmente alguém ali vai pensar em se regenerar ao sair, maas vai sair tão revoltado e com muito mais raiva de ter ficado em condições tão subhumanas. Mas uma coisa eu sou a favor, nada de regalias pra vagabundo, principalmente estuprador e pedófilo.

    ResponderExcluir
  25. realmente, existe uma super lotação nas cadeias, e tbm deveria existir muitos programas de saúde, educação e resocialização dentro delas, estruturas essas que estão anos luz de nossa realidade, obrigado pelo comentario no meu blog... to te seguindo, me siga tbm?? beijoo

    ResponderExcluir
  26. Fala Samir,
    Já comentei sobre o assunto e estou aqui para agradecer pelas palavras lá no blog, pela chegada do meu neto. Realmente a família aqui está muito mais feliz.
    Um grande abraço pra você.

    ResponderExcluir
  27. Grande Samir, boa postagem e uma brecha para discussão sobre o assunto, que é polêmico, porém necessário. Creio que a educação de ótima qualidade é imprescindível para evitar o caminho da bandidagem, mas o sistema penal deveria progredir em todos os aspectos, a começar pelo Código Penal, que ainda é arcaico e deveria ser atualizado e mais rígido. Já as prisões deveriam imitar as dos Estados Unidos e do Japão, onde os presos são tratados como presos que precisam se recuperar trabalhando, e não os amontoando num estado ocioso.

    Abração pra ti.

    ResponderExcluir
  28. OI EU DEVOLTAAAAA!
    BOM...EU JÁ DEI MINHA OPINIÃO SOBRE ESSE SEU POST E VIM AQUI SÓ PRA DIZER UM OI!
    XAUUUUUUU!!!!
    FUIS!

    ResponderExcluir
  29. NÃO TENHA DÚVIDAS QUE O MELHOR INVESTIMENTO É A EDUCAÇÃO NESTE PAÍS, BASTA OLHAR OS PRESIDIOS BRASILEIROS, SUPER LOTADOS E SEM ESTRUTURA.
    ABRAÇO .

    PARABÉNS PELO BLOG ESTAREI POR AI SEMPRE, CONHEÇA O MEU.
    http://marcospauloemacao.blogspot.com/

    FUIIII

    ResponderExcluir
  30. Muitooooo bom o post
    Seu blog está de Parabens viu?!
    Estou te seguindo
    beijos

    www.jmphotosnet.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Já comentei sobre o assunto lá em cima. O curioso é que está sendo debatido aqui na minha cidade, a construção de uma penitenciária, o que seria uma solução, uma vez que aqui em Araruama/RJ, a delegacia tornou-se um presídio regional. Dizem que já estamos com quase 500 presos num espaço que não deve caber nem 5, em pleno centro da cidade. E o mais curioso, é que boa parcela da população acha negativo a construção do presídio aqui, como se ele de fato já não existisse, bem debaixo das barbas de todos! Vá entender!

    http://estacaoprimeiradosamba.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  33. Nina, sinceramente, perderiam o pouco de esperança que ainda tem de que algo pode mudar significativamente.

    Marcel, valeu cara, que bom que gostou.

    Galera, mais uma vez obrigado pelo nível dos comentários de vocês e pelos elogios feitos.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  34. Ai, que preguiça de falar disso...

    ResponderExcluir
  35. educar esse povo é complicado heim
    <>
    mto bom o blog champz
    continua nessa linha
    q o sucesso é garantido
    um dos melhores, com certeza
    <>
    visite-nos e comente tmbm
    gostando siga e avise que retribuiremos
    se seguir deixe o aviso no comentário
    deixando o seu link para retribuirmos
    <>
    grato
    <>
    http://mikaelmoraes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  36. É a verdade cara, a educação tem de ser a base pra uma sociedade mais justa e equilibrada, mas os políticos não querem que isso aconteça, eles têm medo do poder que o povo tem, e sabem que, se o povo possuir uma educação maior, eles não terão mais de onde "mamar" dinheiro público.

    Acessem www.caminnhodigital.net

    ResponderExcluir
  37. Somos roubados pelos ladrões de colarinho branco; que deixam os pobres as margens, sem condições de vida.
    Depois somos as vitimas dos sem instruções, que por falta de opções se tornam marginais e ladrões.
    E para prender tais ladrões, os políticos, ou seja; os bandidos do colarinho branco, nos roubam em forma superfaturamentos, nas construções de presídios.
    Depois de superfaturem em tais construções, passam a superfaturar na estadia dos presos.
    Para que buscar soluções?
    Se os políticos estão vivendo no bem bom, lucrando à custa da sociedade e da criminalidade com suas corrupções.

    E eu vou acreditar que os três poderes, as três policias e estes políticos Brasileiros são sérios?
    Os sérios devem ser cegos e tapados.
    Ordem e progresso uma óva

    ResponderExcluir