quarta-feira, fevereiro 16, 2011

Mudanças na cúpula da PCERJ

Parte da equipe da nova Chefe de Polícia Civil, Martha Rocha

   Tudo começou mediante a operação "guilhotina" realizada pela Polícia Federal, na última sexta-feira, que visava prender policiais suspeitos de envolvimento em atividades criminosas e de más condutas, tais como, ajuda a traficantes, divulgando informações das operações que estav,m para acontecer, bem como, dando auxílio e proteção a criminosos. A partir daí, 38 pessoas foram presas, dentre elas, 30 policiais da PM e PCERJ, tendo como destaque a prisão do ex-subchefe operacional da Polícia Civil, Delegado Carlos Oliveira, braço direito do até então, chefe de Polícia Civil, Alan Turnowski, que devido o cometimento de alguns excessos  como mandar lacrar na Segunda-feira, uma delegacia especializada (DRACO), alegando ter denúncias de que policiais estariam envolvidos em cobarnça de propinas, foi destituído do cargo, após conversa com o Secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, o qual, frisou o ótimo trabalho de Alaan Turnowski enquanto esteve sob a chefeia de polícia civil, desencadeando diversas operações que culminaram na prisão de diversos marginais.. Muitos estão tratando como crise dentro da instituição, mas prefiro analisar como uma reforma da mesma.
Allan Turnowski, ex-Chefe de Polícia Civil.



 
Martha Rocha, 1ª e nova Chefe de Polícia Civil

   Posteriormente ao anúncio da saída de Turnowski, criou-se uma expectativa em relação a quem assumiria tal cargo, eis que na noite de terça-feira, o Secretário Beltrame divulga, através de uma coletiva de imprensa que pela primeira vez na história do Estado do Rio de Janeiro, uma mulher, no caso, a Delegada Martha Rocha, assumi o cargo de Chefe de Polícia Civil, quebrando mais um paradigma da instituição. A nova Chefe de Polícia Civil, tem uma vasta experiência, tendo iniciado sua carreira policial em 1983, quando em 1990 assumiu o cargo de Delegada de Polícia após ser aprovada em concurso, e desde então, esteve sob o comando de diversas delegacias, inaugurando a Delegacia de Atendimento Mulher (DEAM),  nomeada em 1999 subchefe de polícia. Também instaurou a Delegacia de Atendimento ao Turista (DEAT), e foi professora da Academia de polícia (Acadepol).

   Obviamente, com a mudança na chefia de polícia, outras alterações irão ocorrer nos cargos da cúpula da PC, já iniciadas nesta quarta-feira, com a nomeação de grande parte da sua nova equipe, que segundo ela em um momento de descontração, é toda vascína. O Delegado Fernando Veloso assumi o cargo de Chefe Operacional, antes cupado pelo Delegado Rodrigo Oliveira (modificação que não gostei), Sérgio Caldas passa a ser o subchefe administrativo, Jéssika Almeida será Diretora da Acadepol e a chefia do gabinete de Martha Rocha, sob o comando de Luiz Zettermann. Outra mudança ocorrida foi em relação ao  Delegado Rivaldo Barbosa, que deixou a Subsecretaria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública, para se tornar assessor especial do Secretário de Segurança, José Mariano Berltrame, no entando, o Corregedor geral. Gilson Emiliano foi mantido no cargo.
Martha Rocha ao Lado do Secretário de Segurança, Mariano Beltrame.
                                 
   Dentre todas essas mudanças, discordo apenas da retirada dos cargos dos delegados Rodrigo e Ronaldo Oliveira, que muito competentes, sempre estiveram à frente das maiores operações policiais do Rio de Janeiro. Na minha opinião seria nomeado como Chefe de Polícia, o Ronaldo Oliveira, Rivaldo Barbosa, ou uma outra mulher, que não a Martha Rocha, mas de qualquer forma, é um ótimo nome, pois sempre prezou por uma imagem limpa e não correndo de nehnuma decisão que precisasse ser tomada. A nova chefe de polícia, entra dizendo brigar até o fim pelos bons policiais, os quais precisam de condições dignas para trabalhar, além de investimentos no preparo desses homens e mulheres que compõem a Segurança Pública.

* Atualização:

Nesta quinta-feira, a Chefe da PCERJ, anunciou o restante da nova equipe da cúpula da civil, são eles: Delegado Ricardo Dominguez, Departamento Geral de Polícia da Capital (DGPC), Delegada Tércia Amoêdo, Departamento Geral de Policia da Baixada (DGPB), João Batista Bayron, comandará o Departamento Geral de Polícia do Interior (DGPI), e por fim,  o Delegado Márcio Franco de Mendonça, que será o novo chefe do Departamento Geral de Polícia Especializada (DGPE), valendo lembrar que já teve problemas com a justiça anteriormente.

28 comentários:

  1. Vamos torcer para que essa senhora tenha mesmo dignidade e honestidade para limpar a sujeira!
    Muito bom Samir, suas postagens são sempre de bom gosto!

    ResponderExcluir
  2. Muito boa Postagem!
    bem explicado, detalhado! Muito bom!
    Qto a sehora martha rocha, tomara q ela faça muito bem oq lhe foi delegado!
    parabens pelo blog
    ate mais!

    ResponderExcluir
  3. Tanto me revolta a corrupção policial que prefiro nem tomar conhecimento do assunto.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. poxa, que bom que estão realmente ocorrendo mudanças na segurança pública do Rio de Janeiro...já não era sem tempo! Deus queira que dê td certo! o povo do Rio merece!
    abs

    ResponderExcluir
  6. Tomara que a mudança seja boa e ela consiga dar uma limpa na segurança carioca.

    ResponderExcluir
  7. olha, um blog diferente dos que costumam estar aqui na comu.
    gostei, bem especifico pra tua região, mas interessante.

    ResponderExcluir
  8. CARA
    TEM Q ENVIAR O LINK DA POSTAGEM E UMA IMAGEM RELACIOANDA A ELA
    NAO O LINK DO BLOG

    http://www.linkdahora.com.br

    ResponderExcluir
  9. O que esperar de um país do "futuro" que joga no lixo a educação, saúde e segurança pública de seu povo tão ignorante.

    ResponderExcluir
  10. Martha Rocha?Sinceramente(sem hipocrisia!) esperava mais. :P

    ResponderExcluir
  11. Voce escreveu essa nota ou copiou ela de algum lugar?

    http://mauriciodiz.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  12. Fala Maurício. Cara, tudo, absolutamente tudo que aqui escrevo, é de minha autoria, inclusive esse post, exceto as fotos, que são tiradas da internet.

    ResponderExcluir
  13. E Vinícius, sinceramente, eu também esperava nomes melhores, como o do Ronaldo Oliveira Rivaldo Barbosa, mas é esperar pra ver. Não sei se durará muito no cargo, mas torço para que dê certo, pois ela é muito inteligente e tem uma carreira longa e de bons resultados.

    ResponderExcluir
  14. Fala Samir,
    Estou torcendo para que a Martha consiga realizar um bom trabalho à frente da PC. Sabemos que pegou um cargo nada fácil de ser administrado, principalmente nos dias de hoje. Bagagem ela tem, vamos ver se terá estrutura para aguentar o tranco.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  15. sera que adianta só troca nomes???...espero que tudo de certo e que mostre pra que veio.;;

    ResponderExcluir
  16. Cara, eu não entendo Bulhufas sobre esse assunto =X

    ResponderExcluir
  17. E pensar que não faz muito tempo o Alan Turnowsky tava posando de herói por causa da operação no Complexo do Alemão... essa polícia é uma vergonha. Espero que a marta Rocha faça um trabalho de limpeza nessa policia, embora eu duvide muito.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  18. A mudança tem que acontecer em todas as áreas, os governantes agora querem mostrar serviço na segurança porque vem copa, olimpíadas e tal, mas, se tivessem agido a mais tempo a situação não estaria da forma que está não tem que só terminar com a criminalidade, tem que acabar é com a corrupção, isso é que dá força para a bandidagem agir.
    bjus!

    ResponderExcluir
  19. Espero que dê certo, afinal, sou brasileira e não desisto nunca.

    http://vivaiona.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Gostei do nível de informação de seu texto!
    Excelente
    espero que essas mudanças deem um resultado eficaz
    http://www.medicinepractises.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Adorei seu blog!!

    Primeira mulher chefe desses homens da policia

    abraço

    http://rodrigobandasoficial.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. Ambos os extremos devem ser criteriosamente avaliados. Precisamos filtrar as informações transmitidas pelo espaço midiático, e na outra ponta da questão, não podemos continuar varrendo a sujeira para baixo do tapete!

    ResponderExcluir
  23. Muito interessante o seu blog!
    Seu blog foi indicado para receber um dos selos do NMDA!Pegue em meu blog:
    http://naomedigaabsurdos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. Eu achei essa escolha de substituição muito boa (Marta Rocha), não só pelo fato da vasta experiência, mas também por ser mulher, porque hj em dia, parece que cada vez menos, as mulheres são menosprezadas no meio social e não recebem nenhum tipo de segurança publica como consta na lei, acho que ela pode ampliar e melhorar muito mais a questão da luta feminina contra maridos violentos, abusadores, molestadores, etc. Acho que será uma revolução minuciosa na polícia do RJ. Apoio a mudança e a operação que levou criminosos fardados para a prisão. Belo post, gostei mto do menu do canto esquerdo, bem intuitivo. Até mais.

    ResponderExcluir
  25. Tem selo para vc em meu blog!
    http://nascidaemversos.blogspot.com/2011/02/selos_19.html
    ;D

    ResponderExcluir