quarta-feira, fevereiro 23, 2011

OAB: Necessária ou injusta?

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é a instituição responsável em regulamentar a advocacia de uma maneira geral, representando os advogados de todo o país. Apesar de respeitada, a OAB, existente desde o Decreto 19.408 do dia 18 de Novembro de 1930, gera muitas discussões em relação a sua existência e eficácia, principalmente do alunos de Direito, os quais sabem que para advogar, dependem da aprovação e consequente carteira de Advogado da Ordem.



   Nos últimos dias, cresceu mais ainda esse clamor para a extinção do exame da ordem feito pelos estudantes, tendo em vista dizerem que a banca organizadora não respeita o que escreve no próprio edital, não aplicando questões sobre Direitos Humanos. Além desse fato, muitos envolvidos no "projeto", dizem ser inconstitucional, bem como incoerente tal propositura, devido ao fato de somente os bacharéis em Direito terem de se submeter à um teste de conhecimentos, para provar que são capazes de exercer sua profissão.

   Tenho uma opinião muito bem formada sobre o assunto, sendo totalmente a favor do Exame da ordem, mas achando discutível a forma de aplicação do mesmo. Contudo,  não só injusto, mas também, incoerente é o fato de o  Bacharél em Direito ter de provar o aprendizado desenvolvido nos 10 períodos de curso, enquanto os médicos, engenheiros, dentistas, administradores, entre todos os outros graduados em algum curso, não precisam passar pela prova de habilidade, conhecimento e capacidade de exercer a profissão para a qual estudaram. Com isso, gostaria de saber a sua opinião sobre a possibilidade de abranger para as demais graduações existentes, um exame que  permitirá atuar na área estudada.

36 comentários:

  1. kkkkk, as tirinhas (ou charges o que for) são muito boas. Blog nota 1.000 vou seguir :)

    ResponderExcluir
  2. Partucularmente acho bem discutível essa questão, visto que para entrar em uma universidade já é necessário uma prova (vestibular) e terminar o curso já é uma prova de fogo. É claro que há locais em que os cursos são mais "fáceis" , mas no geral, nao acho necessário.

    ResponderExcluir
  3. Há muitas leis a serem discutidas, debatidas e mudadas...vivemos num sistema arcaico.

    ResponderExcluir
  4. acho que se o cara formou na faculdade técnicamente esta atpo a exercer a profissao

    ResponderExcluir
  5. Fala Samir,
    Cara, o assunto é polêmico. Me lembro de ter visto uma entrevista do Presidente da OAB há uns 4 ou 5 anos, e no exame da ordem, 80% de reprovação. Acho que é um número muito alto.
    Quanto a importância da OAB ela é clara e positiva.
    Uma coisa é certa: podiam fazer muito mais.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  6. Cara, o post ficou ótimo, bem descritivo e tal. Mas não opino pq não entendo muito bem do assunto, porém, estou te seguindo aqui. Um beijo e uma ótima noite

    M!sunderstood

    ResponderExcluir
  7. hahahahahha Samirzão, essa última charge aí foi legal, hahahaha. Quanto ao texto eu acho que vc tem toda razão, ainda mais que essa prova da OAB é dificil pra caramba, eles ficam se apegando nos mínimos detalhes para reprovar todo mundo...

    ResponderExcluir
  8. Obrigado pelos comentários e elogios galera, muito grato.

    ResponderExcluir
  9. Entrei para conhecer seu blog! Parabéns, está muito bom! Adorei os quadrinhos!
    http://samara.costaleite.net

    ResponderExcluir
  10. Concordo com você. É importante a realização dessa prova para que o indivíduo veja se já está preparado para atuar na área que escolheu, porém acho que o jeito que é aplicada está deixando a desejar, e até põe em discussão a necessidade dela.

    ResponderExcluir
  11. Bem... É necessário uma avaliação para colocar em prova a qualificação do profissional, mas, em contrapartida, a arbitrariedade de um exame, pontual, não é capaz, em nenhuma hipótese, de avaliar os anos de estudos e prática desse profissional. Então, é de uma incoerência radical a redução dos anos de dedicação profissional, a uma provinha. Assim, as injustiças se disseminam, não avaliando ninguém em sua integridade, contribuindo apenas com a filtragem para interesses obscuros de terceiros.

    ResponderExcluir
  12. Você é muito articulado e consegue transmitir a mensagem de uma forma bem abrangente!
    AMEI S2

    ResponderExcluir
  13. Olha, acho que é válido estender uma prova tal qual a OAB promove para outras áreas. Pra ser profissional, a pessoa tem que estar segura do que aprendeu e apta a ser aprovada numa prova dessa. Claro que falando é bem mais fácil :P Um amigo meu cursa direito e tem um blog legal, te recomendo: http://discursoracional.blogspot.com
    Boa Tarde!

    ResponderExcluir
  14. Este assunto é mutuamente questionável, visto que, é sim interessante que se faça uma prova para que o profissional comprove sabedoria e confiança para qual função irá exercer, mas também a prova da OAB é um tanto excessiva, pelo menos aqui no meu estado, as provas são de níveis altíssimos de conhecimentos, níveis esses que às vezes nem a faculdade nos proporciona. Resumindo, é indispensável uma prova de conhecimento para qualquer que seja a profissão, porém, é inviável que esta prova seja abusiva, com o intuito de não deixar o estudante que passou tantos anos correndo atrás fora do mercado de trabalho.

    ResponderExcluir
  15. meu coroa é medico, sendo assim, conheci uma boa gama de pessoas da medicina! Cara e tem muita gente boa, mas o que tem de porcaria é algo surreal. Não sei qnto ao direito, pq se tem um assunto que me enoja no brasil é politica e o judiciario. Mesmo sabendo q assim como na medicina e em TODAS as areas da sociedade ajam gente boa e ruim. Mas enfim, acho q a o lance tinha q ser bem mais pratico q teorico, e nao quer dizer q só pq pasosu na oab sera melhor advogado q um cara q nao consegue passar. Até pq o cara pode ser muito foda com as palavras faladas e nao com a escrita

    Abss

    http://www.estilodistinto.com/

    ResponderExcluir
  16. Concordo com vc, a prova tem que existir e ser ampliada para outros cursos, pois pelo grande número de verdadeiras fábricas de diplomas acho necessário. mas claro revendo como é feita essa avaliação. Pois até eu conconrdo que não sou computador para saber tudo que vi em meus 4 anos de curso.

    ResponderExcluir
  17. amei o texto!!!
    realmente,sempre achei absurdo não ampliarem para outros cursos
    um dia desses fui ao médico com a barriga doendo,e ela me examinou no corredor Oo
    e o pior,não era um hospital público era particular!!!eu fiz um escarcéu lá dentro!!

    o chefe da minha mãe fez direito
    mafiou horrores no curso,os colegas faziam os trabalhos dele,enfim
    não passou no exame da ordem

    ps:um dia desses ele perguntou à mãe se lâmpada tinha o acento chapeuzinho Oo desse jeito,literalmente =/

    ResponderExcluir
  18. Show de bola.. srrssrrsrs seu Blog é muito bom. PArabéns

    ResponderExcluir
  19. Que o exame foi feito para selecionar desfarçadamente a elite isso é óbvio. Os de melhores condições financeiras iam estudar fora, nas melhores escolas da europa e por isso eram mais bem sucedidos nas provas. Mantendo o status quo e sempre as mesmas familias no poder. Hoje isso não mudou tanto assim. Apesar disso eu sou totalmente a favor do exame e acho que ele serve para garantir a qualidade de ensino e a dedicação e seriaedade dos alunos. Se um estudante de direito não é capaz de passar no exame de ordem, muito provavelmente ele teve um ensino precário e não será muito competente.
    Ao invés de extinguirem os exames de ordem para os advogados, eu acho que deveriam submeter os outros cursos ao mesmo procedimento. São tantos médicos negligentes matando pessoas por esses hospitais a fora, tantas edificações idealizadas e concretizadas por engenheiros incompetentes que acabam ceifando a vida de algumas pessoas... É importante o advogado está preparado por que da ação dele depende a liberdade, o direito de outra pessoa. Assim como deveria ter o cuidado com os profissionais que agem diretamente na vida das pessoas, no direito á vida.
    Tem muita gente se formando ai sem saber pn. Escolas que só querem saber de ganhar o dinheiro da mensalidade e pouco estão preocupados com a qualidade dos profissionais que estão formando..

    Totalmente a favor.
    __

    http://coracaoonline.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. SE VC ACHA RUIM A PROVA DA OAB, IMAGINE NÓS OS PROFESSORES, QUE NÃO TEMOS NINGUÉM QUE OLHE PELA GENTE. GSTEI DO POST. ABRAÇOS

    http://thebigdogtales.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Jim: Bom ver você comentando aqui no blog novamente. E concordo com o que falou também, tem gente que na prática é excepcional, porém na hora de fazer uma prova, não sabe aplicar todo o conhecimento ali. Mais um fator que nos faz refletir sobre a forma de como o exame é aplicado.

    Tanny: Casos como esse que descreveu é que nos faz ver ainda mais como são necessários os testes de conhecimento em todas as profissões e não somente aos Bacharéis em Direito.

    Tatiana: Tem razão, a hisória mostra essa desigualdade e incoerência absurda em todos os setores de nossa sociedade. Obrigado pelo comentário detalhado sobre o post.

    Lillo: Na verdade acho ao contrário, na minha opinião a prova da OAB é totalmente necessária, porém acho injusto somente os graduados em Direito terem de fazer uma prova demonstrando que estão aptos a exercer sua profissão, enquanto, apesar de ser estudante de Direito, outras profissões são muito mais importantes e dependentes de bons profissionais, como aquelas voltadas para a saúde. Em relação a situação dos professores, é outro tema que em breve postarei aqui.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  22. Com o aumento do número de Universidades pelo país, muitas dessas instituições só se preocupam com o lucro. Por isso acho justo que haja em todas as profissões um teste, para saber se o aluno realmente está apto para exercer sua profissão.

    Ou se foi pra "Facul" apenas para beber e beijar na boca...

    ResponderExcluir
  23. Tanny, ter se submetido ao exame de qualificação, caso existisse para um médico, e ser classificada, garantiria que essa médica não a examinasse no corredor? É garantia de profissional capacitado, ter passado numa prova? Será?

    ResponderExcluir
  24. Concluir um curso superior é fácil, o difícil é terminar com uma boa formação, assim sendo acho que o Exame da OAB não deve acabar e que esse procedimento deveria ser usado para muito outros cursos principalmente os ligado a educação e saúde.

    ResponderExcluir
  25. sem duvidas mais provas desse tipo devem surgir para outros cursos também... pois hoje em dia nao é dificil conseguir um diploma, e as provas selecionariam os melhores
    abraços

    ResponderExcluir
  26. Eu também não vejo problemas com o exame da ordem... É preciso selecionar, não adianta!

    ;D

    ResponderExcluir
  27. Este post me fez lembra de um caso que eu vi tempos atrás. Um juiz tentou derrubar esse exame da OAB. Foram investigá-lo e descobriram que ele tava legislando a favor do filho, 5 vezes reprovado.
    Num mundo perfeito, bastaria confiar n a formação dos profissionais que saem das faculdades. Mas com o nível que anda as instituições, especialmente as particulares, eu acho que o exame tem que continuar.


    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  28. Bom dia!
    Desculpe, mas essa mensagem é coletiva para todos os parceiros do meu blog, e estou passando aqui para pedir que dê uma olhada no link:
    http://www.tocadowilliam.com/p/parceiros_25.html
    Lá tem a explicação sobre problemas ocorridos com os banners.
    Muito obrigado, agradeço a atenção e desculpe não comentar nada agora. Preciso registrar esse problema com todos os parceiros.
    Abraço e ótimo final de semana.
    William
    www.tocadowilliam.com

    ResponderExcluir
  29. Rapaz, fiquei muito satisfeito em saber que - com seu comentário - existe alguém que ainda lê "na moral", sem hipocrisia. Obrigado, amigo.

    ResponderExcluir
  30. Se os advogados precisam fazer um teste assim, porque outros profissionais não precisam? Deveria acabar tudo isso!!!

    ResponderExcluir
  31. kkk amei as tirinhass. mais é a realidade.

    http://mayanapin.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  32. KKK Gostei das tirinhas =)

    http://nosador-amos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  33. Ri fácil da tirinha do dentista.
    Eu sou afavor da OAB, mas mais por vocês do que por qualquer outro motivo. o exame seleciona os capacitados para exercer a profissão, mas não soh isso, afunila os profissinoais no mercado, que está muito saturado. logo, mais possibilidades pra vocês, pelo menos eu penso assim.
    Faço Enfermagem na Federal do RN e também acho que isso selecionaria mais os profissionais do meu curso, se bem que não temos tanto quanto os de Direito.

    ResponderExcluir
  34. Eu sou de acordo com a OAB, concordo que é necessário outras profissões também passarem por uma prova para poder atuar diretamente, pois profissões que lidam com a vida, não poderiam simplesmente terminar a faculdade e ir para um consultório diagnosticar e receitar remédios de td tipo. Sou estudante de nutrição, para atuar na área tem que ter a carteira do CRN, mas não é necessário prova.

    Ameeii o blog.. já estou seguindo.

    ResponderExcluir
  35. Samir, eu vejo o exame como uma garantia a mais de um bom profissional coloca no mercado de trabalho. Questionável ele é e precisa de reformulações, precisa que algumas arestas sejam aparadas... Mas vejo como uma proposta justa e algo que deve ser discutido e revisto, assim como respeitado pelos formandos (apesar de causar revolta em muitos).

    ResponderExcluir