sexta-feira, novembro 05, 2010

Unidades de Polícia Pacificadora.


    Desta vez falarei sobre um dos assuntos que mais me agradam, que são aqueles voltados para área de segurança pública, em especial a do Rio de Janeiro.  As Unidades de Polícia Pacificadora, foram criadas por iniciativa da secretaria estadual de segurança pública, apoiada pelo governo do estado do Rio de Janeiro, tendo como um de seus idealizadores o melhor Secretário de Segurança Pública que o Estado já teve, o DRº José Mariano Beltrame. O objetivo das UPPs, desde o início foi muito claro, tirar dos traficantes o domínio que tinham sobre diversos territórios espalhados pela cidade, implantando através de seus policiais, nas localidades antes dominadas por marginais, a presença do Estado, tornando-as, um ambiente mais calmo e pacífico para se viver.



    Desde 19/12/2008 quando foi inaugurada a primeira unidade, na comunidade do Santa Marta, onde mais de 10 mil pessoas foram beneficiadas, mais de dez outras  foram instaladas em diversos pontos, trazendo para aquelas regiões, uma tranquilidade que antes inexistia. É indiscutível o sucesso que foi a criação da UPP, principalmente pelo fato de os moradores das comunidades, afirmarem que nunca viveram tão bem como hoje em dia, podendo sair de suas casas, com a certeza de que quando voltarem não vão ver as mesmas sendo invadidas por bandidos, perdendo noites de sono provocadas pelas trocas de tiros que constantemente ocorriam. Outro ponto importante é a valorização do local, dos imóveis e do turismo nas áreas onde existem  UPPs.
    Obviamente, ainda estamos longe de termos uma cidade completamente pacificada, uma vez que o número de meliantes cada vez mais aumenta, fazendo com que as polícias tenham de se desdobrar para atender toda a demanda de ocorrências requeridas, muito disso devido ao baixo efetivo que possuem as polícias Civil e Militar. Um grande passo foi dado com o intuito de melhorar a qualidade da segurança do Rio de Janeiro, devendo os cidadãos apoiarem, colaborando com os projetos criados, através de  iniciativas privadas, apontando às autoridades os erros que estão presentes, para uma possível avaliação e futura solução dos problemas.
    É preciso enxergar as UPPs como o início de um longo trabalho de evolução, que sem dúvida apresenta algumas falhas, por exemplo, alguns excessos por parte de policiais que atuam nas unidades, mas deixando nítido que a maioria tem feito um ótimo trabalho, tentando trazer para junto de si, a confiança dos moradores. Um lado muito importante que devemos observar, é o das crianças, que antes tinham como referência o traficante, sempre muito poderoso, utilizando-se deste poder para coibir, coagir os indivíduos que lá moravam. Só que isso está mudando, pois aquelas mesmas crianças, vêem nos policiais, nos professores de educação física, de artes marciais, os quais ensinam para elas valores antes desconhecidos, uma oportunidade de no futuro poderem seguir o mesmo caminho.
   Entretanto, não poderia sair sem fazer não uma crítica, mas sim, uma observação em relação a esse planejamento, o qual já me declarei ser totalmente fã e a favor. Assim que forem instaladas as Unidades de Polícia Pacificadora, logo em seguida, tem de ser aplicadas medidas educativas, onde vejo a única saída para uma verdadeira mudança em nossa sociedade, assim como programas sociais, esportivos, cursos profissionalizantes. Contudo, reitero a admiração pelo projeto, no entando, ao mesmo tempo, o alerta em relação aos fatores que precisam ser aperfeiçoados, torcendo para que num futuro próximo, possamos ter em todas as comunidades as Unidades de Polícia Pacificadora (UPP), oferecendo segurança, paz, e principalmente, oportunidades de crescimento educacional, intelectual e profissional para os jovens que nelas residem.

Site Oficial das UPPs : http://upprj.com/wp/

36 comentários:

  1. Espero que a paz comece a reina logo no rio. É uma cidade muito linda. http://secondsminutes.blogspot.com/
    http://secondsminutes.blogspot.com/
    http://secondsminutes.blogspot.com/
    http://secondsminutes.blogspot.com/
    http://secondsminutes.blogspot.com/
    http://secondsminutes.blogspot.com/
    http://secondsminutes.blogspot.com/
    http://secondsminutes.blogspot.com/
    http://secondsminutes.blogspot.com/
    http://secondsminutes.blogspot.com/

    Post novo: It was just a dream !

    ResponderExcluir
  2. Como agente da área da segurança pública tive a oportunidade de conhecer um pouco a respeito da UPP, o tipo de policiamento comunitário tem sido o grande foco da segurança pública desde a criação do CONSEG. Leva tempo para mudar a realidade de uma comunidade, como você citou, infelizmente há excessos de alguns mas é gratificante ver uma mudança e de certo modo sentir que aparece certa motivação no agente. Todo o mundo sai ganhando.

    ResponderExcluir
  3. Não só entendi como gostei muito do seu ponto de vista Nina!

    ResponderExcluir
  4. Beltrame é um cara sério e esta fazendo um trabalho honesto, unindo favela, asfalto e Estado, num esforço para transformar em cidadões Fluminenses, os marginalizados e excluídos moradores das comunidades do Rio

    www.teoria-do-playmobil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. É de extrema importância divulgar as coisas que estão dando certo, ao invés de só criticar as que estão dando errado, parabéns pelo blog.
    Seguirei...
    Abraços

    www.bentoxiii.blogspot.com

    -

    ResponderExcluir
  6. É um bom começo!
    Ainda sonho com o dia em que não precisaremos mais de policiais.
    Utopia? Que seja.
    Por enquanto, precisamos continuar lutando.

    ResponderExcluir
  7. A discussão sobre a violência além de urgente é necessária. A participação do Estado através das UPPs é uma iniciativa que como o próprio post diz não deve esquecer medidas educativas na construção de um país menos desigual e excludente.

    Muito bacana o uso que você faz desse espaço.
    Abração do amigo "Calcanhar" aqui.

    ResponderExcluir
  8. Samir,
    Importantíssimo esse trabalho e fundamental para a sociedade de um modo geral. As comunidades precisam de estímulos, seja através de projetos sociais e esportivos, ou através da polícia. Isso só vem demonstrar que existem pessoas preocupadas em só melhorar a situação.
    Ótima postagem.
    Abraço

    ResponderExcluir
  9. Bom texto agora quero que Dilma compre o que falou de pelo menos colocar em um dos estados essas unidades pacificadoras ,mas é claro que terá que fazer mais treinamento com a policia de outras areas para trabalhar como o famoso bope ,mas vamos ver o que vai acontecer...

    ResponderExcluir
  10. É bom ver que ainda existem coisas
    sobre segurança que dão certo,
    porque isso muitas vezes não mostram,
    enfim.

    ResponderExcluir
  11. Bem,
    Eu acho interessantes iniciativas assim, embora não acredite em sua eficácia. Os traficantes, por exemplo, tem a favor eles mesmos e um porrilhão de nóias.

    ResponderExcluir
  12. Um trabalho que deve ser valorizado!

    ResponderExcluir
  13. Muito bom o seu ponto de vista, realmente o Rio já foi muito pior, só que ainda falta muito para melhorar!

    http://tonoid.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito do seu post! É bom ver que apesar de todas as coisas ruins que ocorrem aqui no Brasil, ainda há bem feitorias que dão certo..
    e muitas vezes a população, a não ser a que está sendo beneficiada, não fica sabendo disso. Eu nunca tinha ouvido falar dessas UPPs.
    Concordo com você, além dessas medidas, têm que ser tomadas outras educacionais, afinal, o mal tem que ser cortado pela raiz! Muita coisa ainda tem que ser feita, mas fico feliz que pouco a pouco estamos evoluindo *-*
    bejao

    http://rocknaveiaaa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. opa seguindo o blog tbm ..sucesso :)

    ResponderExcluir
  16. Também acredito que a criação da UPP é um passo rumo a melhoria. Infelizmente ainda falta-nos políticas públicas para melhorar ainda mais a questão. saindo dos morros, o tráfico e a bandidagem tem crescido na região dos Lagos, por exemplo.
    O que não pode é acharmos que nada tem jeito e abandonarmos a luta.
    E como pedagoga, assino embaixo quando dizes que o melhor caminho é a educação.
    Excelente texto!
    Te seguindo também *.*

    ResponderExcluir
  17. Também penso assim, concordo com vc

    ResponderExcluir
  18. Adorei! Vamos fazer a paz com paz...
    espero sinceramente e até rezo que assim seja.. mas confesso que talvez seja muito dificil, pois os grandes "vilões" tem as costas quentes e as cuecas cheias de dinheiro.. e são eles os causadores de discórdia...

    ResponderExcluir
  19. Bah cara, massa isso!! Acho q é o primeiro passo. O estado tem q reagir. Ficar nas maos de bandidos e traficantes beira o absurdo!!


    Bem q poderiam começar a fazer isso aki em porto alegre!!

    Abss

    ResponderExcluir
  20. Creio que seje um projeto de ponto certeiro e que tem tudo para dar certo, apoio 100% a idéia e acho que demoraram para uma atitude como essa, mas enfim está aí trazendo soluções aos menos favorecidos e em toda segurança de um dos estados mais violentos. Belo post, até mais !!!

    ResponderExcluir
  21. acho que sempre vai existir alguns policias corruptos, mais tambem tem os que querem as coisas certas!!

    ResponderExcluir
  22. Perfeita postagem
    assino em baixo desse projeto.
    uma estragéia otima em meio esse cotidiano conturbado.

    ResponderExcluir
  23. achava melhor expor suas opinioes sobre o assunto ao inves de pegar uma matéria.
    mas eh uma boa iniciativa.
    sorte e paz amigao

    http://menteilicita.blogspot.com
    seguindo

    ResponderExcluir
  24. cara belissimo texto voce falou tudo
    e eu espero que as coisa melhore ai no rio em relação a segurança pois é uma cidade bonita e de grande apelo turistico nao era nem pra ter essas coisas.



    que o senhor te abençoe.

    ResponderExcluir
  25. Acho bacana a iniciativa, apesar de eu morar no interior do rio e não sofrer tanto com a violência. A policia está de parabéns.

    abraços, ótimo domingo

    M!sunderstood

    ResponderExcluir
  26. blog muito massa, parabéns por ele. Sucessos

    ResponderExcluir
  27. O Governo enfim esta tentando recuperar o Rio de Janeiro... Depois de deixa-lo a mercê dos traficantes e bandidos que bom pelo menos reagiram de alguma forma. Abraço;

    ResponderExcluir
  28. Não entendi Samuel, você quis dizer que copiei a matéria de algum lugar? Espero que não, pois tudo que aqui escrevo são opinões e palavras exclusivamente minhas. Se o que levou você a dizer isso foi o fato de ter colocado o link do site, estás enganado, apenas coloquei para poder divulgar e fazer com que as pessoas conheçam melhor o projeto. Todas as postagens que faço aqui, ainda mais quando polêmicas, pode ter certeza que estudo antes sobre o assunto para não fzer nenhum juízo de valor, tentando sempre abordar os dois lados, respeitando as opiniões de cada um em relação aos temas.

    ResponderExcluir
  29. Haha olha eu aqui de novo... Sucesso visita eu depois http://dresputs.blogspot.com/ Abraço!

    ResponderExcluir
  30. Bom, que é um bom projeto, que aliás, já deveria ter sido feito há mto tempo, com toda a certeza! Mas como vc mesmo falou durante a dissertação, é apenas o início... É um ponto de partida... E não basta somente as UPPs como vc bem disse, é preciso instruir o povo que se libertou da opressão da criminalidade... Entretanto, além disso, é preciso tomar providência para o os bandidos não se alojarem em outros locais, tão pouco se multipliquem nas cidades e até no subúrbio... Caso contrário, só se estará modificando o endereço do problema!

    bjão!

    ResponderExcluir
  31. man... valew por seguir meu blog
    http://www.pojucaonline.com.br

    vim aqui pra retribuir

    seu blog ta muito legal.........

    valew mesmo...

    ResponderExcluir
  32. Vjo como grande desafio das UPPs o que vi em uma matéria pela net: o povo ainda tem muita desconfiaça nos policiais, o que é perdoavel por causa dos anos sob milicias. Ha tbm o medo das UPPs pararem depois das olimpiadas, espero que isso nao aconteça.

    Grande abraço!!! ^^

    ResponderExcluir
  33. vi outro dia uma reportagem sobre esse morro dona marta, e parece q deu certo, mas existem muitos morros no rj, muitas milicias e corrupção de policiais, o q cria desfavoravelmente um ambiente contra os q querem contribuir p uma melhora social. Até agora n se sabe q esse exemplo do morro d.marta é um caso isolado ou é a regra dessa nova atitude da segurança pública no rio.
    a idéia eé ótima só tem q andar pra frente, até agora n mudou muita coisa no rio como um todo e no brasil em geral, mas tudo tem q começar de algum ponto e já começou, vamos ver até onde vai dá pra agir dessa forma...

    ResponderExcluir
  34. é realmente uma proposta interessante =]
    que continue dando certo ond ja tem
    e que se espalhe

    ResponderExcluir
  35. Espero sinceramente que as UPPs sejam de fato um benefício para os moradores das comunidades, que precisam muito do apoio do poder público!

    Abração

    http://estacaoprimeiradosamba.blogspot.com/

    ResponderExcluir