sexta-feira, novembro 19, 2010

Direitos e Deveres

                                                          

O Direito de uma maneira bem ampla, pode ser definido em poucas palavras, como o conjunto ou sistema de normas utilizadas para regular a vida em sociedade.  Diariamente, podemos observar nos jornais e noticiários, pessoas que de alguma forma tiveram seus direitos violados, seja devido a um crime que foi cometido, ou por terem perdido suas casas em razão de uma determinada situação, assim como, reclamando das condições de saneamento básico, educação, enchentes, ou seja, um número inifinito de questionamentos .

    O intuito desse texto, como um mero estudante de Direito, é levantar uma opinião no sentido de os indivíduos da nossa sociedade, e claro, estou incluso neles, estarem cada vez mais insatisfeitos com as condições de vida da população em geral.  Os cidadãos em sua maioria, não tem sequer 30% do conhecimento dos seus direitos que lhes são garantidos constitucionalmente, principalmente aqueles alencados no artigo 5º da Constituição da República Federativa do Brasil, onde trata dos Direitos e Garantias Fundamentais e consequentemente dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, tais como Direito à vida, à educação, à moradia, à propriedade, à livre manifestação do pensamento, etc. Pois bem, cheguei onde queria. No artigo citado, constam LXXVIII incisos, que descrevem quais são tais Direitos e Deveres mínimos de todos nós.Ao meu ver, tais deveríamos ter incluído no currículo escolar, os ensinamentos básicos sobre o tema abordado.

                                                             
                                                                                           
    A parte ruim disso tudo, é que esses princípios não estão sendo respeitados, tornando a convivência cada vez mais complexa. Entretanto, como sempre faço, irei analisar o outro lado, que é o dos deveres, deveres esses os quais os cidadãos também não vêm cumprindo, tendo em vista que é muito fácil numa época de chuvas e enchentes apontar o poder público como o culpado por tal, mas esquecemos que se não fosse a imensa quantidade de lixo despejada pelos habitantes  dioturnamente nas Cidades, sem dúvida, os problemas seriam reduzidos. Outro exemplo  que pode ser mencionado,  é  o dá escassez  de locais públicos  destinados ao lazer nas cidades do Brasil, muito criticado por todos, mas que quando criados, em muito pouco tempo, acabam sendo destruídos, pela má utilização e vandalismo dos usuários, não podendo , via de regra, culpar o Estado pela falta de educação dos mesmos.


           
   O fato é que para que possamos ter uma sociedade equilibrada, é indispensável obter um mínimo possível de equiparação entre os Direito e Deveres, como representa a Deusa Têmis, uma Deusa Grega símbolo do Direito, onde em uma de suas mão tem empunhada uma espada (o poder exercido pela Justiça) e na outra, uma balança (que determina o equilíbrio numa relação de Direito, entre as partes envolvidas). E a venda em seus olhos, simboliza a imparcialidade da justiça e igualdade de Direitos para todos.
    Diante dos fatos narrados, gostaria que você fizesse uma reflexão e desse sua opinião em relação ao cumprimento dos Direitos dos cidadãos  que deveriam ser assegurados pelo Estado e os Deveres e Obrigações de nós habitantes perante a sociedade. É indiscutível, que o poder público deixa a desejar, mas será que a nossa parte está sendo feita?


Aproveitando o Final deste Post, quero falar sobre o prêmio Dardos.





 "Prêmio Dardos é o reconhecimento dos ideais que cada blogueiro emprega ao transmitir valores culturais, éticos, literários, pessoais, etc... que, em suma, demonstram sua criatividade através do pensamento vivo que está e permanece intacto entre suas letras, e suas palavras.”
Fico lisongeado por ter sido indicado ao mesmo e darei continuidade a essa corrente de reconhecimento aos Blogueiros.
Fui indicado pelos blogueiros Nina ( http://assuntosdenina.blogspot.com/ ) e posteriormente pelo Jefferson ( http://assuntosdenina.blogspot.com/ ), agradeço aos dois pela indicação.

Para que esse reconhecimento não acabe, pede-se aos homenageados que sigam os seguintes passos:


1 - Você deve exibir a imagem do selo em seu blog;
2 - Você deve linkar o blog pelo qual você recebeu a indicação;
3 - Escolher outros blogs a quem entregar o Prêmio Dardos;
4 - Avisar os indicados.


Segue aqui a minha lista de indicados ao Prêmio Dardos :

# Blog da Pacificação (http://www.blogdapacificacao.com.br/) 

# ESTILO DISTINTO (http://www.estilodistinto.com/)

# Nascida em Versos (http://nascidaemversos.blogspot.com/)

# NeoWellBlog | Blog oriental (http://neowellblog.blogspot.com/)

# Nova Quahog - Humor pra macaco ver!  (http://www.novaquahog.com/)

# Pobre Esponja (http://pobresponja.blogspot.com/)

# Shitness Book ( http://shitnessbook.blogspot.com/ )

# Studio B BloG (http://studiobblog.blogspot.com/)

# William´s Blog (http://www.tocadowilliam.com/)

# Tempestades e Calmarias (http://precisomeexpressar.blogspot.com/)


32 comentários:

  1. ^^^^^^^^^^^^^QUE ONDA É ESSA PIPI E OS DEVERES ELAS NAO QUEREM NAO É KKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  2. A meu ver uma grande parcela do povo brasileiro gosta do paternalismo, ou seja, que os governantes façam tudo por eles, mas esquecm que cada um tem que fazer sua parte.
    Muitos ainda acham que tem somente direitos e que estes devem ser respeitados esquecendo-se que para requerer seus direitos é preciso antes de tudo cumprir com seus deveres.
    Se jogo o lixo na rua não cumpri o meu dever, portanto, não posso culpar o governo pela enchente na minha casa.

    ResponderExcluir
  3. Texto genial meu caro, Parabéns. É interessante a história do lixo que você propôs ao leitor, muito bom mesmo.

    Musilítica & Blá Blá Blá, só olhando pra ver :) Sejam bem vindos.
    http://musilitica.blogspot.com/
    Procurando banner e link parcerias e membros para formar equipe do blog, se indentificou ?? Add MSN milsonobscuro@hotmail.com
    Júnior..

    ResponderExcluir
  4. o problema é q na pratica muita gente nao respeita o direito dos outros

    ResponderExcluir
  5. sem hipocrisia, seu blog é bom, mas visita o nosso e comenta tmbm... segui lá q t seguiremos em seguida

    http://mikaelmoraes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. E para complementar... Desde então, a origem do sofismo vem trazendo a ideia de direitos e deveres resumidos em cidadania.
    Gostei do post. Muito mesmo.
    Me dá uma forcinha lá... :)
    www.indoverso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Te indiquei ao Prêmio Dardos!
    Da uma olhadinha em meu blog depois!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Olá Samir, conheci hoje seu blog e acho muito importante sua iniciativa de criar um blog para expor pensamentos e compartilhar conhecimentos, principalmente no Brasil, onde como mencionara, as pessoas não têm noção dos direitos que têm. Embora esteja inserido em outra área, Arquitetura, sempre gostei de ler a respeito de leis e saber quais são meus reais direitos.
    Parabéns pela iniciativa

    aproveitando a oportunidade, venho convidá-lo a conhecer o meu blog, quando puder passe por lá.

    Forte abraço!

    http://meucaonaochupamanga.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Os direitos básicos da população não são atendidos de forma descarada porque não interessa a ninguém fazê-lo, e o pior é que isso se tornou tão normal que fica por isso mesmo. A Constituição Federal é uma hipocrisia, meu caro.

    www.catarseonline.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Muito boom ! é isso aí a melhora não tem que vir só do estado e sim de todos nós .

    ResponderExcluir
  11. muito bom e ionteresante o seu texto.
    isso ajuda a pensar, em fazermos os nossos deveres tambem e nao apenas querer exigir os direitos.

    ResponderExcluir
  12. Fala Samir,
    obrigado pela indicação e fico extremamente grato pela gentileza.
    Em relação a sua postagem, muita gente não entende que tem direitos mas tem deveres também.
    Esquecem rapidamente de "olhar para o próprio rabo" e ocupar o espaço dos outros.
    O ser humano é um bicho esquisito.
    Mas ainda existem muitas, mas muitas pessoas do bem.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  13. seguindo

    www.baixelivro.com

    me segui

    ResponderExcluir
  14. Vi teu blog sendo indicado pelo meu amigo William ^^
    Junto com o meu, portanto vim aqui verificar o conteúdo e é Ótimo.
    Parabéns tanto pelo prêmio quanto pelo Blog!
    Estou te seguindo se puder retribuir, agradeço desde Já!
    Tenha um Ótimo final de Semana!

    ResponderExcluir
  15. A venda nos olhos da deusa nos dias atuais representa mais a cegueira e menos a imparcialidade, por parte de todos, desde a sociedade, até as instituições que estão envolvidas até as entranhas com interesses de terceiros e não da população. Isso se estende até o STF, órgão máximo, superior, como o nome mesmo já diz, órgão este que até poucos dias jamais havia condenado um parlamentar, dera dois habeas-corpus para Daniel Dantas no mesmo dia, e ficou na dúvida entre aprovar ou não algo tão elementar como a Lei Ficha Limpa. Há uma crise da ética nesse país.

    ResponderExcluir
  16. Eu não vejo mobilização em prol de mudança em pessoas que tem tudo para fazer a diferença. Ficar acomodado, numa posição de conforto, sem ter que se envolver é o que rege.Faço minha parte e tento conscientizar quem está ao meu redor. É um trabalho de "formiguinha" mas que na somatória dos anos, terá um feito positivo em prol de uma melhoria ambiental

    ResponderExcluir
  17. Os seres humanos nos surpreendem a cada dia que passa, em sua maioria negativamente mas eu ainda acredito nas pessoas boas. :)
    Parabéns a você e aos outros homenageados.;*

    ResponderExcluir
  18. Muito obrigado Samir pelo Prêmio Dardos! Coloquei sua foto em agradecimento no fim de meu post! Passa lá e dá uma olhada! =)

    Muito obrigado mesmo! Grande abraço!

    http://neowellblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  19. Cara, primeiramente agradeço pelo premio dardos. É sempre bom ter algum reconhecimento. Assim como foi merecido ele ser indicado para voce tb.

    Sobre o post, eu sempre disse, q aprendemos um monte de bobagem no colegio, e uma materia q tinha q ter INDISPENSAVELMENTE era noçoes de direito. Precisamos saber oq temos direito ou nao. Tem tantas coisas simples q iria ajudar MUITO no nosso dia a dia q nao sabemos. É foda!! Bem apanhado o assunto!!

    Abss

    http://www.estilodistinto.com/

    ResponderExcluir
  20. É tem gente que acha que só tem direitos, e tem gente que se esconde atrás disso. Os deveres muita gente passa por cima desse quesito e não quer nem saber.
    Muito boa a ilustração do carro ecom as pessoas jogando lixo pra fóra.
    Parabens pelo blog!

    ResponderExcluir
  21. Eae, tudo beleza?
    Eu vim agradecer ao comentário feito na postagem 'A Cara do Brasil' no meu blog, o 'Mais que Indelével' e também aproveitar para avisar que eu fiz uma nova postagem lá o blog, e gostaria de saber a sua opinião sobre o post, pra mim ela será de imensa importancia, rs.
    o post se chama Interação
    Virtual
    .
    Agradeço desde já.
    Abraços! ;***

    http://MaisQueIndelevel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Agradeço a visita ao Pedaços de Mim.Parabéns pelo seu blog.Lembrando que já tem um novo Post disponível http://digho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. mto bom , achei muito interessante o seu texto, parabéns :)

    ResponderExcluir
  24. Gostei muito do texto, está de parabéns.

    Concordo com oq vc falou,

    parabéns!

    ResponderExcluir
  25. de fato, todos tem sua parte de culpa, mas podemos resumir que no fim a culpa é do próprio egoísmo de alguns que limita a grande maioria de se mover socialmente e intelectualmente, respeito, conhecimento e assim a liberdade e um mundo melhor se faz

    http://bonecozumbie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  26. Ola Samir, surpresa com sua indicação para o prêmio Dardos, te agradeço muito e obrigada por gostar do meu blog. Fico imensamente lisonjeada , pois e uma satisfação um blogueiro ser indicado. Dá ainda mais vontade de escrever, é um incentivo.
    Desculpa pelo atraso.

    ********************

    Muito boa essa postagem. Onde acaba os direito de um, começa o dever do outro.
    Se todos soubessem dos seus direitos e deveres creio que o mundo funcionaria muito melhor!!!!!!

    *********************

    Abraços.

    ResponderExcluir
  27. O direito existe, mas ninguém respeita, tenso

    ResponderExcluir
  28. Lendo sua postagem penso que há uma grande distância entre o "Brasil legal" e o "Brasil real".

    Abração do amigo "Calcanhar" aqui.

    ResponderExcluir
  29. Infelizmente as pessoas são acomodadas e só querem od direitos, mas para tanto não fazem absolutamente nada.

    ResponderExcluir
  30. Acredito que a falta de conhecimento ainda seja predominante. O povo está mal informado em relação à direitos e, inclusive, deveres. Muitos acabam sendo passados para trás por não conhecer seus direitos, ou acabam por cometer delitos (mesmo que irrisórios) por não conhecer seus deveres. Acredito sim em uma mobilização no sentido de prestar à sociedade maior orientação sobre o caso, a fim de que se evitem até mesmo controvérsias ou mal entendidos.
    Até a próxima!

    ResponderExcluir